Tô começando a estudar design gráfico e ilustração digital. Tem alguma mesa digitalizadora de entrada que vale o investimento?
Então, quando eu comecei a me aventurar no design digital, também estava atrás de uma mesa boa e barata.
Acabei comprando a One by Wacom, e vou te dizer: foi a melhor escolha que eu poderia ter feito como iniciante. Ela é super simples, não tem botão extra nem tela, mas a sensibilidade da caneta é excelente.
E o mais importante: ela funciona direitinho em programas como Photoshop, Illustrator e até no Krita, que eu uso bastante.
Paguei em torno de R$ 300 numa promoção e estou com ela há mais de dois anos. Nunca deu problema. Se tu quer algo que te ajude a praticar desenho, lettering, ou até retoque de fotos, sem gastar muito, recomendo demais!
Eu testei algumas mesas emprestadas antes de comprar a minha e posso dizer que, pra quem tá começando, vale muito a pena considerar as da XP-Pen. Eu comprei uma XP-Pen Deco 01 V2 por cerca de R$ 400 e achei surreal o custo-benefício.
Ela tem área ativa bem grande, a caneta não precisa de bateria (isso é muito prático), e os botões programáveis ajudam demais no fluxo de trabalho.
O driver dela foi tranquilo de instalar no meu notebook com Windows 10, e uso com o Clip Studio Paint e o Illustrator. Ela não perde em nada pras mais caras na hora de aprender. Se você quer começar sério, sem vender um rim, essa é uma baita escolha.
Quando eu estava começando, confesso que fiquei perdida com tantas opções. Mas eu fiz uma escolha baseada no que a maioria dos artistas indicavam nos fóruns: Huion H610 Pro V2.
Comprei por R$ 370, e olha… foi um achado. Ela tem uma área ativa bem generosa, boa resposta à pressão da caneta, e vários botões que eu ainda nem uso todos.
Só um aviso: ela é um pouco maior que outras, então se você tiver uma mesa pequena, pode ser meio chato. Mas pra desenhar, pintar digitalmente e treinar anatomia, me atende perfeitamente.
Fora que o suporte da Huion me respondeu rapidinho quando tive dúvida com a instalação. Vale cada centavo!
Mesa digitalizadora vale a pena mesmo?
Eu achava que pra desenhar digitalmente precisava investir milhares de reais, até que descobri a Veikk S640.
Ela custa menos de R$ 250 e é perfeita pra iniciantes. Não tem muitos botões nem área gigante, mas é o suficiente pra estudar, rabiscar e se adaptar ao mundo digital.
Ela é super leve, cabe na mochila, e a caneta funciona super bem. Inclusive, consegui fazer alguns freelas com ela, então não subestimem o potencial dessas mesas baratinhas. Pra quem tá começando e não quer se frustrar com equipamento caro, essa é uma opção certeira.
Eu comecei com uma Wacom Bamboo antiga, que peguei usada de uma amiga. Depois, quando fui comprar minha primeira mesmo, fui de Huion Inspiroy H640P.
Paguei R$ 280, e ela é uma gracinha: pequena, leve, funciona lisinho no meu notebook, e a caneta é super precisa.
O legal é que ela tem alguns botões personalizáveis (que ajudam bastante no fluxo de trabalho), e é compatível com Android também, então uso no celular quando tô fora de casa. Se você quer começar a desenhar digital e não tem muita grana, essa é uma ótima opção. E o preço dela é bem honesto.
Começar no design digital com pouco dinheiro parece missão impossível, mas hoje em dia tá bem acessível. Eu comprei a minha XP-Pen Star G640 por R$ 230 e me surpreendi.
Ela é simples, compacta, mas dá conta do recado. Claro que não é uma Cintiq com tela e mil funções, mas pra aprender, estudar e até pegar uns projetos, é mais que suficiente.
Uso direto com o Krita e o Medibang Paint, e nunca tive problema. Só recomendo ver se o seu sistema é compatível com os drivers antes de comprar, porque isso pode dar dor de cabeça se não funcionar direito. No meu caso foi tranquilo. A caneta é leve, não precisa de bateria, e o traço flui legal.
Olha, pra mim valeu MUITO a pena sim. Eu sempre gostei de desenhar, mas sentia que no papel eu tinha limites errava algo, tinha que apagar, sujava tudo… Quando comprei minha primeira mesa digitalizadora (uma Wacom simples mesmo), foi um divisor de águas.
Eu passei a explorar muito mais técnicas, fazer testes de cor sem medo, e o melhor: não gastar rios de dinheiro com material físico. Fora que me ajudou a melhorar minha coordenação e meu traço digital, que era um desafio no mouse.
No começo foi estranho me acostumar com a mão indo numa direção e o olhar na tela, mas depois de um tempo, virou extensão do meu braço.
Sinceramente? Achei que não ia fazer tanta diferença, mas depois que comecei a usar uma mesa digitalizadora no meu trabalho como designer, percebi que é uma ferramenta incrível. O controle que você tem do traço é outro nível.
Mesmo pra coisas que não são ilustração, como retoques em fotos ou manipulação mais detalhada, a mesa ajuda bastante. Com o mouse, eu levava o dobro do tempo.
No início tive um pouco de receio por causa do preço, mas hoje vejo como um investimento no meu rendimento. Só acho importante pesquisar bem a marca e o modelo, porque tem uns mais simples que podem decepcionar dependendo do que você espera.
Pra quem está começando no mundo da arte digital, eu diria que sim, vale a pena mas com ressalvas. Eu comprei uma mesa mais barata, achando que ia me adaptar rápido, mas me frustrei um pouco no início.
Não é que o produto fosse ruim, mas eu esperava resultados imediatos. Levei umas boas semanas pra pegar o jeito, principalmente com a sensibilidade da caneta. Só depois de insistir um pouco é que vi que realmente ajuda muito. Hoje eu não vivo sem!
Uso até pra anotar coisas e estudar. Só deixo o aviso: tem uma curva de aprendizado, então não desiste nos primeiros dias.
Dá uma olhada nesses links, pode te interessar!
- Quais as melhores marcas de teclado para quem usa tablets para desenho?
- Multilaser, Philco e Positivo: os tablets nacionais valem a pena ou só dor de cabeça?
- Teclado OEX é bom?
- Quais os melhores modelos de teclado para quem usa Apple?
- Quais as melhores marcas de teclado para quem passa muito tempo no computador?
- Teclado sem fio é bom?
- Tablet para estudar: Samsung, Lenovo ou Multilaser?
- Kindle ou tablet: qual é melhor pra quem lê bastante?
- Tablet infantil: quais são seguros, resistentes e educativos?
- Multilaser, Philco e Positivo: os tablets nacionais valem a pena ou só dor de cabeça?
Eu trabalho com edição de vídeo e motion design, e sempre usei mouse e teclado. Um amigo me emprestou uma mesa digitalizadora por uma semana, e eu pensei “ok, mais uma bugiganga”. Mas depois de usar, fiquei surpreso com o quanto ela agilizou minha vida em certos momentos.
Fazer máscaras, desenhar caminhos, ou mesmo controlar efeitos com precisão ficou muito mais intuitivo. A sensação de “escrever” na tela dá uma liberdade diferente.
Acabei comprando uma depois, e agora uso junto com um segundo monitor. Mesmo que você não seja ilustrador, pode valer a pena sim, dependendo do tipo de trabalho que faz.
Eu sempre fui mais tradicional, papel, lápis, tinta… demorou até eu decidir testar uma mesa digitalizadora. Confesso que no começo achei meio impessoal, como se fosse uma “barreira” entre eu e a arte.
Mas depois de alguns meses testando com calma, percebi que não é uma substituição, e sim uma ferramenta diferente.
Ela não mata o desenho tradicional complementa. Hoje eu faço os rascunhos no papel e finalizo tudo digitalmente.
Economizo tempo, tenho mais possibilidades de edição, e ainda imprimo com qualidade profissional. Então sim, valeu muito a pena pra mim. Só recomendo ir sem pressa e com mente aberta.