Nintendo Switch: quais marcas de acessórios vocês recomendam?

Se você, assim como eu, é apaixonado(a) pelo Nintendo Switch, já deve ter se perguntado: “Quais marcas de acessórios valem a pena?” Eu mesmo já fiz essa busca algumas vezes, principalmente depois de comprar meu primeiro Pro Controller pirata (spoiler: me arrependi!).

Por isso, resolvi reunir aqui minhas experiências pessoais com diferentes acessórios e marcas, além de dicas de outros jogadores que encontrei em fóruns, grupos de colecionadores e amigos gamers. Bora conferir?

Os Melhores Acessórios Para o Nintendo Switch (e Suas Marcas)

Antes de sair comprando tudo, vale a pena pensar: o que realmente vai melhorar minha experiência? Abaixo, listei os acessórios que considero indispensáveis — e as marcas que mais confio.

Pro Controller: Conforto é Tudo

Um bom controle muda tudo. Depois de longas horas jogando Zelda: Breath of the Wild, percebi que os Joy-Cons não são ideais para sessões mais longas.

Minhas recomendações:

Marca Modelo Por que eu gosto
Nintendo Pro Controller original Confortável, bateria dura muito, excelente qualidade.
8BitDo Pro 2 Ótimo custo-benefício, compatível com PC e Switch, layout ergonômico.
PowerA Enhanced Wireless Controller Licenciado pela Nintendo, mais barato que o Pro oficial, várias estampas incríveis.

Evite controles genéricos sem marca conhecida. Já tive um que parou de funcionar em menos de 2 meses.

[center]

[/center]

Headset: Para Uma Imersão Completa

Se você joga online ou curte jogos como Splatoon 3 e Fortnite, sabe como um bom áudio faz diferença.

Minhas recomendações pessoais:

• Turtle Beach Recon 70 – Leve, confortável, ótimo som e microfone decente.
  • HyperX Cloud Stinger Core – Um dos mais confortáveis que já usei, e com som excelente.
  • SteelSeries Arctis 1 Wireless – Funciona com o dongle USB-C direto no Switch. Sem fios!

Dica: sempre veja se o headset é compatível com o Switch ou se precisa de adaptadores.

[center]

[/center]

Carregador e Dock Alternativo: Cuidado com Réplicas

Já perdi a conta de quantas pessoas eu vi com Switch danificado por causa de carregadores falsificados.

O que eu uso e recomendo:

• Carregador original da Nintendo – Parece óbvio, mas é o mais confiável.
  • Dock da Genki (Covert Dock) – Pequeno, portátil e confiável. Levo sempre nas viagens.
  • Carregador portátil Anker PowerCore+ – Compatível com USB-C PD, excelente para jogar na estrada.

Evite docks genéricos. Eles podem causar danos permanentes ao console.

[center]

[/center]

Cases e Proteção: Cuide do Seu Switch

Levar o Switch na mochila sem proteção? Nem pensar!

Marcas que já testei e aprovei:

• Tomtoc – Design bonito, proteção de primeira, bolsos organizados.
  • Orzly – Custo-benefício excelente, ideal para quem quer algo simples.
  • Satisfye ZenGrip Pro Case – Ótima para quem usa o grip deles (vou falar dele já já!).

[center]

[/center]

Grips e Conforto Para Joy-Cons

Jogar no modo portátil pode cansar as mãos depois de um tempo.

O que melhorou MUITO minha experiência:

• Satisfye ZenGrip Pro – Um dos melhores investimentos que já fiz. Transforma o Switch em algo MUITO mais confortável.
  • Hori Split Pad Pro – Joy-Cons maiores com botões extras e ergonomia excelente. Ótimos para quem tem mãos maiores.

[center]

[/center]

Acessórios Extras Que Também Valem a Pena

Além dos itens acima, aqui vão alguns acessórios bônus que uso no dia a dia e recomendo:

• Película de vidro temperado: Indispensável! Uso da marca amFilm, nunca tive problema.
  • Cartão microSD: Prefira marcas como SanDisk ou Samsung. No mínimo 128 GB!
  • Suporte para mesa: Uso o da Hori quando jogo com controle fora de casa.

Onde Comprar?

Compro quase tudo pela internet, e já tive boas experiências com:

• Amazon (ótima entrega e fácil de devolver se algo não prestar)
  • Kabum
  • Submarino/Americanas (só cuidado com vendedores terceiros)
  • Mercado Livre (verifique a reputação!)

Sempre verifique se é original/licenciado antes de comprar. O barato pode sair caro!

Vale a Pena Investir em Boas Marcas

No fim das contas, se você joga bastante, investir em acessórios de qualidade faz toda a diferença. Eu já quebrei a cara com produtos genéricos, e hoje prefiro gastar um pouco mais e ter durabilidade e segurança.

7 curtidas

Que post massa! Eu uso o Pro Controller original também e realmente não tem comparação. Só achei caro demais quando comprei… Vocês acham que vale pegar o 8BitDo Pro 2 como segundo controle?

5 curtidas

Eu tenho o 8BitDo Pro 2 e amo! :heart_eyes: Uso no Switch e no meu PC também. Ele tem mapeamento de botões e até macros. Vale cada centavo, na minha opinião!

5 curtidas

Alguém aqui já usou o Split Pad Compact da Hori? Vi que é menor que o Split Pad Pro, mas fiquei na dúvida se é tão confortável assim. Tenho mãos pequenas e o Pro parece meio trambolhão rs

4 curtidas

Eu tenho os dois @SauloMacedo . O Compact é ótimo pra quem tem mãos menores e quer mais conforto que os Joy-Cons, mas sem perder a portabilidade. O Pro é mais ergonômico, mas realmente grandão. Vai muito do gosto!

5 curtidas

Ótimo post, parabéns! Só deixo um alerta: já queimei um Switch Lite usando dock alternativo baratinho do Shopee. Não economizem nisso, galera! Hoje só uso o Genki Covert Dock também. Segurança em primeiro lugar!

4 curtidas

Adorei a dica do grip da Satisfye! Minhas mãos doem muito depois de umas 2h jogando no modo portátil. Alguém sabe onde comprar no Brasil sem ser importado?

5 curtidas

Tem uma loja chamada Rocketz Store que às vezes tem ele em estoque! Comprei lá ano passado, chegou certinho. Mas tem que ficar de olho porque esgota rápido.

5 curtidas