Se você, assim como eu, é apaixonado(a) pelo Nintendo Switch, já deve ter se perguntado: “Quais marcas de acessórios valem a pena?” Eu mesmo já fiz essa busca algumas vezes, principalmente depois de comprar meu primeiro Pro Controller pirata (spoiler: me arrependi!).
Por isso, resolvi reunir aqui minhas experiências pessoais com diferentes acessórios e marcas, além de dicas de outros jogadores que encontrei em fóruns, grupos de colecionadores e amigos gamers. Bora conferir?
- Quais jogos de tabuleiro são ideais para noites em família?
- Qual a melhor marca de óculos de realidade virtual?
- Alguém já jogou algum jogo de tabuleiro da Asmodee? Quais são as opções mais divertidas para grupos?
- Qual é o melhor jogo de tabuleiro para iniciantes? Codenames ou The Resistance?
- O que acham de Dixit? A arte realmente faz a diferença ou é só um jogo bonito?
- Os jogos da Z-Man Games são realmente tão profundos e interessantes quanto falam?
Os Melhores Acessórios Para o Nintendo Switch (e Suas Marcas)
Antes de sair comprando tudo, vale a pena pensar: o que realmente vai melhorar minha experiência? Abaixo, listei os acessórios que considero indispensáveis — e as marcas que mais confio.
Pro Controller: Conforto é Tudo
Um bom controle muda tudo. Depois de longas horas jogando Zelda: Breath of the Wild, percebi que os Joy-Cons não são ideais para sessões mais longas.
Minhas recomendações:
| Marca | Modelo | Por que eu gosto |
|---|---|---|
| Nintendo | Pro Controller original | Confortável, bateria dura muito, excelente qualidade. |
| 8BitDo | Pro 2 | Ótimo custo-benefício, compatível com PC e Switch, layout ergonômico. |
| PowerA | Enhanced Wireless Controller | Licenciado pela Nintendo, mais barato que o Pro oficial, várias estampas incríveis. |
Evite controles genéricos sem marca conhecida. Já tive um que parou de funcionar em menos de 2 meses.
[center]
[/center]Headset: Para Uma Imersão Completa
Se você joga online ou curte jogos como Splatoon 3 e Fortnite, sabe como um bom áudio faz diferença.
Minhas recomendações pessoais:
- Turtle Beach Recon 70 – Leve, confortável, ótimo som e microfone decente.
- HyperX Cloud Stinger Core – Um dos mais confortáveis que já usei, e com som excelente.
- SteelSeries Arctis 1 Wireless – Funciona com o dongle USB-C direto no Switch. Sem fios!
Dica: sempre veja se o headset é compatível com o Switch ou se precisa de adaptadores.
[center]
[/center]Carregador e Dock Alternativo: Cuidado com Réplicas
Já perdi a conta de quantas pessoas eu vi com Switch danificado por causa de carregadores falsificados.
O que eu uso e recomendo:
- Carregador original da Nintendo – Parece óbvio, mas é o mais confiável.
- Dock da Genki (Covert Dock) – Pequeno, portátil e confiável. Levo sempre nas viagens.
- Carregador portátil Anker PowerCore+ – Compatível com USB-C PD, excelente para jogar na estrada.
Evite docks genéricos. Eles podem causar danos permanentes ao console.
[center]
[/center]Cases e Proteção: Cuide do Seu Switch
Levar o Switch na mochila sem proteção? Nem pensar!
Marcas que já testei e aprovei:
- Tomtoc – Design bonito, proteção de primeira, bolsos organizados.
- Orzly – Custo-benefício excelente, ideal para quem quer algo simples.
- Satisfye ZenGrip Pro Case – Ótima para quem usa o grip deles (vou falar dele já já!).
[center]
[/center]Grips e Conforto Para Joy-Cons
Jogar no modo portátil pode cansar as mãos depois de um tempo.
O que melhorou MUITO minha experiência:
- Satisfye ZenGrip Pro – Um dos melhores investimentos que já fiz. Transforma o Switch em algo MUITO mais confortável.
- Hori Split Pad Pro – Joy-Cons maiores com botões extras e ergonomia excelente. Ótimos para quem tem mãos maiores.
[center]
[/center]Acessórios Extras Que Também Valem a Pena
Além dos itens acima, aqui vão alguns acessórios bônus que uso no dia a dia e recomendo:
- Película de vidro temperado: Indispensável! Uso da marca amFilm, nunca tive problema.
- Cartão microSD: Prefira marcas como SanDisk ou Samsung. No mínimo 128 GB!
- Suporte para mesa: Uso o da Hori quando jogo com controle fora de casa.
Onde Comprar?
Compro quase tudo pela internet, e já tive boas experiências com:
- Amazon (ótima entrega e fácil de devolver se algo não prestar)
- Kabum
- Submarino/Americanas (só cuidado com vendedores terceiros)
- Mercado Livre (verifique a reputação!)
Sempre verifique se é original/licenciado antes de comprar. O barato pode sair caro!
- Alguém já experimentou os jogos de tabuleiro da Funforge? Quais são os melhores?
- Quem aqui já jogou Ticket to Ride? Ele realmente é tão bom quanto dizem, ou tem opções melhores?
- Qual a opinião de vocês sobre os jogos da Devir? São bons para grupos grandes?
- Os jogos de tabuleiro da Galápagos são realmente tão bons quanto falam?
- Catan ou Carcassonne? Qual desses é mais viciante e fácil de aprender?
- Qual jogo de tabuleiro da Hasbro vocês recomendam para a família toda?
- O que vale mais a pena, PS5 ou Xbox?
- Marcas de jogos físicos confiáveis no Brasil? Onde vocês compram?
- Qual é a melhor TV para jogos com alta taxa de atualização?
- Qual é o jogo mais divertido para PS5 agora?
- Qual a melhor marca de videogame para crianças?
- Dicas para comprar uma boa TV
- Alguém já comprou controles alternativos para Switch? Qual marca é boa?
- Qual marca de volante e pedais é melhor para jogos de corrida?
Vale a Pena Investir em Boas Marcas
No fim das contas, se você joga bastante, investir em acessórios de qualidade faz toda a diferença. Eu já quebrei a cara com produtos genéricos, e hoje prefiro gastar um pouco mais e ter durabilidade e segurança.