Se tem um eletrodoméstico que nunca falta aqui em casa, ainda mais no calor intenso do verão brasileiro, é o ventilador. Já testei modelos compactos, outros mais potentes, e até alguns silenciosos que prometiam noites tranquilas.
Mas recentemente, resolvi testar o Ventilador Arno X-treme 9 Mesa 40cm VE90, um ventilador de 9 pás que, de cara, chama atenção pelo design robusto e proposta de entregar mais vento com menos ruído.
Confesso que fiquei curioso para entender se esse upgrade no número de pás realmente fazia diferença. Afinal, eu já tinha usado o VB40, da mesma marca, com 6 pás, e ele me agradou bastante. Então, será que o VE90 justifica o investimento a mais?
Aqui vai minha experiência real com o produto, tanto os pontos positivos quanto os negativos que encontrei ao longo do uso.
Pontos Fortes
- Vento forte na velocidade máxima
- Boa variação entre mínima e máxima
- Ruído baixo na velocidade mínima
- Construção sólida
- Visual moderno e elegante
- Estável mesmo com a hélice pesada
- Opções variadas do modelo (repelente, coluna, parede etc.)
Pontos Fracos
- Consumo de energia mais alto
- Vazão de ar levemente menor que modelos anteriores
- Difícil de limpar (fixação por parafusos)
- Seletor de velocidades com acabamento simples
- Benefícios das 9 pás são questionáveis
- Preço acima da média pelo que oferece
Para facilitar a visualização dos principais prós e contras do Arno X-treme9 VE90, criei uma imagem com um resumo dos pontos fortes e fracos do produto, olha só como ficou:
Acho que assim, fica mais fácil comparar e decidir se ele atende ao que você procura. Mas, agora, vamos para as notas?
Nota geral para o ventilador Arno X-treme9 VE90: 7.8
Com base na minha experiência de uso com o Arno X-treme9 VE90, avaliei o ventilador em diferentes critérios que considero importantes no dia a dia.
Acho interessante mencionar que eu levei em conta não só o desempenho técnico, mas também o conforto, a usabilidade e até a relação custo-benefício. Abaixo estão as notas que atribuí para cada aspecto:
| Critério | Nota (0 a 10) | Comentário rápido |
|---|---|---|
| Desempenho | 8,5 | Vento forte e estável, mas a vazão poderia ser maior. |
| Nível de Ruído | 9,0 | Bastante silencioso na velocidade mínima. |
| Consumo de Energia | 6,5 | Acima do ideal, especialmente comparado com modelos anteriores. |
| Design e Acabamento | 8,0 | Bonito e moderno, mas o seletor poderia ter acabamento melhor. |
| Variedade de Uso | 9,0 | Variação de velocidade excelente e versões para diferentes usos. |
| Facilidade de Limpeza | 5,5 | Sistema de fixação da hélice dificulta bastante a manutenção. |
| Montagem | 7,5 | Não é difícil, mas exige atenção por conta da fixação da hélice. |
| Custo-benefício | 7,0 | Boa entrega geral, mas o consumo e a limpeza pesam contra. |
Levando tudo isso em consideração, minha nota final para o Arno X-treme9 VE90 é 7,8/10.
Apesar de ser uma das melhores marcas de ventilador, que agrada pelo conforto e silêncio, acho que ainda tem espaço para melhorias, principalmente no quesito eficiência e praticidade.
Primeiras impressões e montagem
O ventilador chegou muito bem embalado e com um manual simples de seguir. A montagem foi relativamente tranquila, mas tive um pouco mais de trabalho do que esperava.
A hélice é presa com porca e parafuso, o que dificulta bastante a desmontagem para limpeza posterior. Esse é um ponto que me incomodou, porque aqui em casa a poeira se acumula rápido, e gosto de higienizar meus aparelhos com frequência.
Um detalhe interessante: a hélice veio com um novo desenho: mais pesada e com um centro levemente modificado em relação ao modelo anterior da Arno que eu já conhecia.
Aparentemente, esse peso extra foi pensado para dar mais estabilidade durante o funcionamento. Visualmente, o design continua o mesmo; hélice azul brilhoso, acabamento em plástico resistente e estrutura firme.
Quer saber a razão de eu ter dado essas notas para cada um dos critérios escolhidos? Então é só dar uma olhada nos próximos parágrafos.
Desempenho – Nota 8,5
O desempenho do Arno X-treme9 VE90 é, no geral, muito bom. A ventilação na velocidade máxima é potente e cobre bem ambientes médios. O ventilador entrega um fluxo de ar consistente, com boa estabilidade, mesmo em uso contínuo.
No entanto, apesar de ter mais pás, a vazão de ar ficou levemente abaixo do modelo anterior (VB40), o que surpreende negativamente.
A expectativa é que mais pás resultassem em maior desempenho, mas isso não se confirmou na prática. Essa limitação impediu uma nota ainda mais alta.
Nível de ruído – Nota 9,0
Esse é um dos grandes diferenciais do VE90. Na velocidade mínima, ele é realmente silencioso, com um nível de ruído que me permitiu dormir tranquilamente mesmo com o ventilador ligado ao lado da cama.
O barulho em velocidades mais altas é esperado, mas mesmo assim fica dentro de um limite aceitável.
A nota não foi 10 apenas porque esse silêncio é muito mais fruto da redução da velocidade mínima do que das 9 pás em si – ou seja, não é uma inovação técnica estrutural. Por isso, acho que pode ser um bom ventilador para ambientes pequenos.
Consumo de energia – Nota 6,5
Aqui está um dos pontos que mais pesaram negativamente. O consumo de energia do VE90 é mais alto do que modelos anteriores da mesma marca.
Ele consome cerca de 140Wh, o que representa um aumento de aproximadamente 11% em relação ao VB40.
Esse aumento de consumo não é compensado por um desempenho superior, e isso compromete sua eficiência energética. Em tempos em que economia de energia é prioridade, esse fator faz diferença.
Design e acabamento – Nota 8,0
Visualmente, o ventilador agrada bastante. O design com hélice azul e estrutura preta é moderno e combina com diferentes ambientes. A construção é sólida, e o ventilador transmite uma boa sensação de durabilidade.
No entanto, o acabamento do seletor de velocidades poderia ser mais refinado. O ventilador de mesa tem um encaixe um pouco solto e um adesivo prateado que parece frágil. São pequenos detalhes, mas que tiram pontos em um produto com proposta mais robusta.
Variedade de uso – Nota 9,0
A variação de velocidade entre mínima e máxima é a melhor que já experimentei em ventiladores domésticos.
Com quase 50% de diferença, o Arno X-treme9 VE90 oferece tanto uma brisa suave quanto um vento forte, o que aumenta muito a flexibilidade de uso.
Além disso, a linha conta com variações interessantes, como modelos com repelente, de parede e coluna. Isso amplia as possibilidades para diferentes necessidades e espaços.
Facilidade de limpeza – Nota 5,5
Esse é um ponto fraco relevante. O sistema de fixação da hélice com porca e parafuso dificulta bastante a desmontagem para limpeza. Aqui em casa, faço higienizações com frequência, e senti falta de um sistema mais prático.
Se a Arno adotasse uma rosca plástica (como alguns concorrentes fazem), mesmo com o risco de desgaste, o ganho em praticidade seria enorme. Do jeito que está, limpar a hélice dá muito trabalho e exige ferramentas.
Montagem – Nota 7,5
A montagem do ventilador não é tão complicada quanto um ventilador de torre, mas também não é das mais simples. O manual é claro, e todas as peças vieram bem embaladas, o que ajuda bastante. Porém, o mesmo sistema que dificulta a limpeza também torna a montagem mais demorada.
Para quem tem menos experiência com esse tipo de produto, pode ser um processo um pouco mais lento. Um encaixe mais intuitivo na hélice tornaria essa etapa mais fluida.
Custo-benefício – Nota 7,0
O Arno X-treme9 VE90 não é um ventilador barato. Ele entrega pontos importantes como silêncio, estabilidade e design moderno, mas peca em eficiência energética e praticidade.
Comparando com o VB40, que custa menos e entrega uma vazão levemente maior com menos consumo, o custo-benefício do VE90 fica um pouco comprometido.
É um bom ventilador, mas pelo valor cobrado, eu esperava um pouco mais de inovação real.
Desempenho no dia a dia
O grande atrativo do Arno X-treme9 VE90 é a promessa de entregar um vento mais potente e, ao mesmo tempo, ser mais silencioso.
Na prática, eu realmente senti uma ventilação mais eficiente na velocidade máxima. O fluxo de ar cobre bem todo o cômodo, no meu caso, usei principalmente no quarto e depois testei também na sala de estar.
Inclusive, isso até me fez pensar sobre qual o melhor ventilador para ambientes pequenos, de coluna ou de mesa.
Mas o que me surpreendeu positivamente foi a diferença entre a velocidade mínima e a máxima, que chegou a quase 50% de variação.
Isso trouxe um conforto que eu não esperava: durante o dia, eu usava na velocidade máxima para circular o ar e refrescar o ambiente. À noite, bastava reduzir para o nível mínimo, e a brisa mais suave era ideal para dormir.
Barulho: mais silencioso que o normal
Um dos principais motivos que me levou a escolher esse modelo foi a promessa de ser mais silencioso, e nesse ponto ele cumpriu bem o papel.
Na velocidade mínima, o ruído é quase imperceptível. Usei várias noites seguidas com o ventilador ligado e consegui dormir tranquilamente, sem aquele zumbido chato no fundo.
Claro que, em velocidades mais altas, o barulho aparece, e isso é normal. Mas ainda assim, o nível sonoro foi mais baixo do que eu esperava para um ventilador desse porte.
O que me incomodou no ventilador Arno X-treme 9 VE90
Infelizmente, nem tudo são flores. Durante o uso constante, percebi um leve aumento na minha conta de luz.
Fui pesquisar e descobri que o consumo do VE90 chega a 140Wh, contra 126Wh do VB40. Parece pouco, mas em uso contínuo faz diferença no final do mês.
Além disso, a eficiência energética não me pareceu vantajosa. Por mais que o vento seja forte, a vazão de ar foi menor do que o modelo anterior, o que me deixou com a sensação de que o aumento no número de pás foi mais uma jogada de marketing do que uma evolução real no desempenho.
Outro ponto negativo que me incomodou bastante: a limpeza da hélice. Como ela é fixada com parafuso e porca, desmontá-la para higienizar é complicado.
A Arno parece não querer que o usuário faça esse processo com frequência, o que é um erro, na minha opinião. Um sistema com rosca plástica, apesar dos seus riscos de desgaste, facilitaria bastante a manutenção.
Comparando com o VB40: Vale o upgrade?
Tendo usado os dois modelos, posso afirmar que não há um ganho expressivo em performance no Arno X-treme9 VE90 em relação ao VB40 de 6 pás. Na verdade, o que vi foi:
- Mais consumo de energia
- Leve redução na vazão de ar
- Melhora na variação de velocidades
- Redução no ruído (mas causada pela menor velocidade mínima, e não pelas 9 pás)
Se você já tem o VB40, eu diria que não vale a pena trocar. Agora, se está procurando um modelo novo e valoriza um ventilador com boa variação de velocidade e ruído controlado, o VE90 pode sim ser uma escolha interessante, desde que você esteja ciente do consumo um pouco maior.
Tabela de especificações técnicas do ventilador Arno X-treme9 VE90
| Especificação | Detalhes |
|---|---|
| Marca | Arno |
| Modelo | X-treme9 VE90 |
| Tipo | Ventilador de mesa |
| Número de pás | 9 pás |
| Velocidades | 3 níveis |
| Vazão de ar | 1,35 m³/s |
| Consumo de energia | 140 Wh |
| Ruído na velocidade mínima | 46 dBA |
| Diâmetro aproximado | 40 cm |
| Fixação da hélice | Parafuso e porca |
| Peso da hélice | 36% mais pesada que VB40 |
| Variação de velocidade | 49% (mínima vs máxima) |
| Tipo de material | Plástico resistente |
| Cores disponíveis | Preto com hélice azul |
| Linha de modelos similares | VE94, VE95, VE9M |
Veredicto final: Vale a pena comprar o ventilador Arno X-treme 9 VE90?
No fim das contas, o Arno X-treme9 VE90 me deixou com sentimentos mistos. Gosto muito da variação de velocidades e da redução no ruído em uso leve, pontos que realmente fazem a diferença no conforto.
Por outro lado, o aumento no consumo de energia e a menor vazão de ar em comparação com modelos anteriores deixam claro que o avanço não foi tão significativo quanto o nome sugere.
Se o seu foco é conforto acústico e você não se importa com uma limpeza mais trabalhosa ou um consumo um pouco maior, o VE90 pode sim te atender bem. Mas se busca performance máxima e eficiência energética, talvez valha mais a pena reconsiderar.
Onde Comprar o Arno X-treme9 VE90?
Se depois de tudo o que compartilhei aqui você decidiu que o Arno X-treme9 VE90 pode ser uma boa escolha para a sua casa, vale saber que ele está disponível em diversas lojas online confiáveis. O preço pode variar um pouco dependendo da cor, da versão (mesa, coluna ou parede) e de promoções sazonais.
Separei abaixo alguns links onde o produto costuma estar disponível:
Amazon Brasil:
Magalu (Magazine Luiza):
KaBuM!:
Mercado Livre:
Antes de fechar a compra, sempre verifique se o modelo é realmente o VE90 (mesa), já que a Arno possui versões semelhantes com pequenas variações de código. E se encontrar com bom desconto, melhor ainda!