Para fazer arte digital, qual seria a melhor marca de mesa digitalizadora: Wacom, XP-Pen ou Huion?

Tô pensando em começar a desenhar digitalmente, mas ainda não decidi qual comprar. Queria saber qual oferece melhor sensibilidade e durabilidade.

7 curtidas

Olha, eu já usei as três marcas em momentos diferentes da minha jornada com arte digital, e posso dizer com toda sinceridade que a Wacom ainda é a minha favorita.

Sim, ela é mais cara, mas a experiência de uso é simplesmente mais refinada. A sensibilidade da caneta, a precisão dos traços, o tempo de resposta… tudo parece mais fluido.

Eu comecei com uma Wacom Bamboo antiga, depois passei para uma Intuos, e hoje tenho uma Cintiq. A durabilidade também é absurda.

A Intuos que usei por anos ainda funciona perfeitamente. É aquele tipo de equipamento que você compra uma vez e dura uma eternidade. Se o orçamento permitir, vai de Wacom sem medo.

5 curtidas

Pra mim, a XP-Pen é a marca que tem o melhor custo-benefício. Eu não tinha grana pra investir em uma Wacom, então comecei com uma XP-Pen Deco 01 V2. E sinceramente?

Me surpreendi demais! A caneta é confortável, não tem delay, e o espaço ativo é generoso. Eu uso para ilustração e concept art, e nunca senti falta de nada.

E o suporte da marca é bem solícito, o que foi um diferencial. Claro que a construção dela não é tão refinada quanto a da Wacom, mas, pelo preço que paguei, não tenho do que reclamar. Hoje, até penso em continuar na XP-Pen mesmo se for trocar por um modelo com tela.

5 curtidas

Minha experiência foi com uma Huion Kamvas, e eu simplesmente me apaixonei. Foi minha primeira mesa digitalizadora com tela, e não sei como vivi sem isso antes.

A qualidade da imagem é excelente, a resposta da caneta é bem precisa e a textura da tela dá uma sensação muito gostosa, que lembra papel.

Eu sei que tem gente que fala que Huion é inferior, mas honestamente, pelo que eu vi, eles estão quase no mesmo nível da Wacom principalmente nos modelos mais recentes.

O que me atraiu foi o preço mais acessível e as reviews positivas. E até hoje ela não me deixou na mão.

7 curtidas

Eu comecei com uma Wacom, mas depois de um tempo resolvi experimentar uma XP-Pen porque queria algo com uma área ativa maior e mais botões de atalho. Achei que fosse sentir diferença no desempenho, mas fui surpreendida.

A XP-Pen me entregou tudo que eu precisava por menos da metade do preço. Claro, o acabamento é mais simples, mas ela é leve, portátil e super prática.

Me adaptei rápido. Eu uso tanto pra arte quanto pra edição de imagem, e ela aguenta bem. Sinceramente, hoje eu não acho que Wacom seja mais a única opção viável. XP-Pen veio pra brigar de igual pra igual.

4 curtidas

Gente como saber se a mesa digitalizadora é boa?

5 curtidas

Já testei equipamentos de amigos, já comparei muito antes de comprar, e minha conclusão é: se você é iniciante, vá de Huion sem medo.

Eles têm modelos muito bons por um preço acessível. Eu comprei uma Huion Inspiroy H950P, e a qualidade me surpreendeu. Não tive que instalar driver nenhum complicado, e a caneta já vinha sem bateria, o que é ótimo.

A sensibilidade dela é ótima pra quem tá aprendendo, e os botões de atalho ajudam muito. Acho que, pra quem ainda não quer investir pesado, a Huion oferece uma ótima porta de entrada no mundo da arte digital.

4 curtidas

Quando fui escolher minha mesa digitalizadora, me concentrei principalmente em entender o que eu realmente precisava.

No começo, fiquei deslumbrado com aquelas mais caras, cheias de funções, mas percebi que, como eu ainda estava começando na arte digital, talvez o ideal fosse algo mais simples e confiável.

Então foquei no tamanho da área ativa (não adianta ser uma mesa grande se a área de desenho for pequena), a sensibilidade à pressão, e se o modelo funcionava bem com os programas que eu já usava, como o Krita e o Photoshop.

Também fui atrás de comentários e vídeos de artistas que admiro, porque ver alguém usando de verdade me deu muito mais segurança na hora da escolha.

5 curtidas

Eu sempre tive vontade de desenhar digitalmente, mas tinha receio de comprar uma mesa que fosse cara demais ou difícil de usar.

Quando decidi investir, fui atrás de uma opção que tivesse uma boa relação entre qualidade e preço, mas que também tivesse compatibilidade com meu notebook, que não é muito potente.

Descobri que nem toda mesa funciona bem com todos os sistemas, então prestei muita atenção nisso. Outra coisa foi o tipo de caneta.

Algumas são muito leves ou não têm botão configurável, e isso me atrapalha. Acabei escolhendo uma que tivesse uma pegada boa, com um cabo USB simples, sem frescura de driver complexo. E olha, não me arrependo. Funciona lisinha até hoje.

4 curtidas

A escolha da minha mesa digitalizadora veio depois de muitos erros, confesso. Comprei uma baratinha no impulso e me arrependi logo nas primeiras semanas.

A resposta da caneta era muito lenta, não havia precisão, e a sensação de desenhar era super artificial. Então, da segunda vez, pesquisei muito melhor.

Prestei atenção no tempo de resposta, na textura da superfície (porque eu queria aquela sensação parecida com papel) e no suporte da marca para atualizações de driver.

Também levei em consideração o fato de que sou canhoto, e algumas mesas dificultam um pouco a configuração pra quem desenha com a mão esquerda. Depois que juntei tudo isso, aí sim consegui acertar.

5 curtidas

Dá uma olhada nesses links, pode te interessar!

4 curtidas

Pra mim, o que fez mais diferença foi testar pessoalmente. Visitei uma loja de informática que deixava experimentar alguns modelos e foi aí que entendi que só olhar especificação técnica não bastava.

Algumas mesas que no papel pareciam ótimas não encaixavam com meu estilo de traço. A sensibilidade da caneta, por exemplo, muda muito a sensação ao desenhar.

Eu curto fazer ilustrações com muito sombreamento e detalhe, então precisei de um modelo que captasse bem a variação de pressão.

Outra coisa foi o tamanho: não queria algo tão grande a ponto de ocupar metade da mesa, mas também não dava pra ser minúsculo. Fiquei com uma de tamanho médio, e foi o equilíbrio perfeito.

5 curtidas

No meu caso, como já trabalho com design gráfico há anos, a escolha da mesa digitalizadora foi algo mais técnico.

Eu precisava de um equipamento que tivesse boa durabilidade, suporte constante de software e que funcionasse bem com meu fluxo de trabalho, que inclui o Illustrator, After Effects e até um pouco de 3D.

Avaliei a resolução da mesa, o número de níveis de pressão da caneta, e principalmente se ela tinha botões configuráveis e suporte a multi-gestos.

Gosto de agilidade, e poder programar atalhos direto na mesa faz muita diferença. Foi um investimento alto, mas já se pagou com os projetos que consegui agilizar por causa dela.

5 curtidas