Quero saber se a placa de vídeo RTX 3060 é boa?
Olha, vou te falar: eu uso a RTX 3060 há quase dois anos e nunca me deixou na mão. Jogo de tudo um pouco, de Warzone a Elden Ring, e ela roda liso no alto com taxas de quadros bem estáveis.
Claro que não é o topo da cadeia alimentar, mas pelo preço que paguei, ela entrega muito. Também edito vídeos no Premiere e After Effects e o desempenho é muito sólido.
O DLSS ajuda bastante nos jogos mais pesados, e em alguns casos faz uma baita diferença. Se eu fosse comprar hoje, talvez pesquisasse a RTX 4060 ou algo mais atual, mas se a 3060 estiver com bom preço, ainda é um baita custo-benefício.
Tenho uma RTX 3060 no meu setup e, sinceramente, acho que é uma das melhores placas intermediárias da geração passada. Ela segura qualquer jogo atual em 1080p no ultra e em 1440p dá pra brincar também, dependendo do título.
O Ray Tracing não é o mais avançado, mas com o DLSS ligado, o desempenho compensa bastante. Eu cheguei a cogitar uma Radeon RX 9070 Predator Bifrost, que parece ser um monstro, mas o preço estava totalmente fora do meu orçamento.
A 3060 acabou sendo a opção equilibrada e eu não me arrependo. Quem quer jogar bem e não gastar os olhos da cara, pode ir nela tranquilo.
Cara, se você está jogando em 1080p, a RTX 3060 é mais do que suficiente. Eu rodo Cyberpunk 2077 com ela e, mesmo com Ray Tracing ligado, o DLSS dá conta do recado.
Claro, não vai ser tudo no ultra com 60 fps cravados, mas o visual continua lindo e fluido. Fora isso, ela é ótima pra quem trabalha com AI, modelagem 3D, ou edição de vídeo.
Eu uso Blender direto e a renderização com CUDA acelera demais o processo. Não é uma 3080 da vida, mas cumpre muito bem o papel de placa intermediária poderosa.
Galera como eu sei que preciso trocar minha placa de vídeo?
Tenho a 3060 desde o final de 2022, e não tenho o que reclamar. Eu jogo bastante em 1440p, principalmente RPGs e jogos de simulação tipo Microsoft Flight Simulator, e a placa ainda se mantém firme.
Obviamente, em alguns casos tenho que dar uma ajustada aqui e ali nos gráficos, mas no geral é excelente. O que mais me impressiona é a eficiência energética dela, além da temperatura que raramente passa dos 70°C com meu gabinete bem ventilado.
Se eu for trocar, vai ser por pura vontade de experimentar coisa nova, porque necessidade real eu não tenho.
Eu diria que a RTX 3060 é uma baita entrada pro mundo do Ray Tracing sem estourar o orçamento. Não é perfeita, mas entrega um equilíbrio muito bom entre desempenho, recursos modernos e preço.
O software da NVIDIA também é uma vantagem: o GeForce Experience ajuda bastante a manter os drivers atualizados e otimizar jogos com um clique.
Outro ponto positivo é a disponibilidade, que melhorou muito peguei a minha por um valor justo num site confiável. Ela tem fôlego pra durar mais alguns anos fácil, especialmente se o foco for 1080p.
Pra mim, a RTX 3060 é aquela placa que não impressiona na ficha técnica, mas surpreende no dia a dia.
Eu tenho um monitor 144Hz e jogo competitivos como Valorant, Apex e Fortnite, e ela segura o tranco com folga. Mesmo em jogos pesados como Red Dead Redemption 2, ela entrega bons resultados com os gráficos equilibrados.
O consumo de energia é decente e a minha versão (da MSI) é super silenciosa. Às vezes vejo o pessoal falando que ela já tá ultrapassada, mas sinceramente, só se for pra quem quer tudo no máximo em 4K. Pra mim, ainda é uma excelente opção.
Rapaz, eu sou do tempo que jogava no PC com gráfico no mínimo e ainda achava lindo. Mas hoje em dia o negócio ficou sério. Notei que precisava trocar a minha placa quando até pra abrir o navegador com várias abas ela já começava a engasgar.
O vídeo travava, o mouse dava umas engasgadas… e olha que eu nem jogo muito mais. Só que eu uso o computador pra ver séries, editar umas fotos e fazer chamadas de vídeo com meus netos.
A antiga, uma GT 730, simplesmente não tava dando conta mais. Troquei por uma mais atual, não muito cara, mas já senti diferença até no dia a dia. Às vezes, não é só pra gamer que faz sentido trocar.
Pra mim, a hora de trocar foi quando percebi que todo upgrade que eu fazia no PC era meio inútil se a placa de vídeo não acompanhava. Eu troquei HD por SSD, botei mais RAM, e mesmo assim os programas continuavam lentos.
Principalmente o Premiere e o After Effects. Aí caiu a ficha: era a GPU. Ela simplesmente não tinha mais poder de fogo pra acelerar nada. E no fim, isso virou um gargalo no meu fluxo de trabalho. Depois que troquei, os mesmos programas voaram!
Então eu diria: se você já mexeu no resto do PC e nada muda, talvez o problema esteja na placa de vídeo que ficou pra trás.
Eu costumo montar PCs pra amigos e família, e uma coisa que aprendi é que a placa de vídeo tem um “prazo de validade invisível”. Às vezes, o desempenho ainda tá razoável, mas os drivers começam a sumir.
Os fabricantes param de atualizar, e os jogos mais novos já nem reconhecem mais direito. Já peguei placa boa que funcionava bem, mas dava pau porque o driver era incompatível com o Windows mais recente.
Nessas horas, mesmo que o desempenho esteja “ok”, vale trocar. Porque software atual precisa de suporte, e se a placa não tem mais, pode virar uma dor de cabeça.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
- Quanto de RAM o AutoCAD precisa?
- Melhor marca de HD para armazenamento
- Como aumentar a vida útil do seu HD externo
- Qual é o melhor HD para PC gamer?
- O que substitui o HD do notebook?
- Qual o melhor HD interno para notebook?
- O que um notebook de arquiteto precisa ter?
- Qual o melhor processador para engenharia?
- Dicas para HD interno
- Qual a melhor placa de vídeo para notebook?
- Quais são os melhores modelos de placa de vídeo?
- Placa de Vídeo NVIDIA é boa?
- Quais são as melhores placas de vídeo até R$1000?
- Qual placa é melhor, RTX ou GTX?
- Qual a melhor placa de vídeo, RTX 2050 ou GTX 1650?
- Placa de vídeo AMD vale a pena?
- Qual a melhor placa GTX 1650 ou RTX 3050?
Eu percebi que precisava de uma nova quando comecei a mexer com edição em 4K. Antes disso, minha placa antiga dava conta direitinho.
Mas quando comecei a trabalhar com vídeos mais pesados, ela simplesmente não aguentava o preview em tempo real. Era tudo lento, demorava uma eternidade pra exportar, e às vezes até travava o projeto. Fiquei até com medo de perder material.
Comprei uma RTX 2060 Super usada mesmo, mas tá perfeita pro que eu faço. Nem é só uma questão de FPS é fluidez, estabilidade e confiança no equipamento. Quando isso começa a faltar, a placa precisa ir embora.
Comigo foi engraçado porque eu achava que meu problema era internet. Tava jogando Warzone e os gráficos tavam uma desgraça, além de tudo ficar meio travado. Só que vi que mesmo offline, o desempenho tava horrível.
Fiz vários testes, troquei até roteador e nada. Aí fui olhar o uso da GPU… tava 100% o tempo todo, mesmo com tudo no baixo. A placa tava claramente no limite, uma GTX 950. Aí entendi que o jogo tinha evoluído, e ela não acompanhou.
Troquei por uma 4060 e foi outro mundo. Aprendi que não adianta só culpar a conexão: se a placa não entrega, a experiência fica ruim mesmo com internet boa.