Qual o melhor processador para engenharia?

Preciso de um bom processador, qual o melhor para engenharia?

7 curtidas

Olha, eu sou engenheiro civil e trabalho muito com softwares como AutoCAD, Revit e até o Lumion para renderizações.

Depois de pesquisar bastante e trocar ideia com colegas, decidi investir no AMD Ryzen 9 5900X.

Ele tem 12 núcleos e 24 threads, o que é perfeito para tarefas que demandam muito processamento.

Além disso, o custo-benefício dele é ótimo em comparação com processadores da Intel na mesma faixa de desempenho.

Até agora, não tive problemas com travamentos ou lentidão, mesmo quando faço simulações pesadas.

Claro, se você for usar mais programas específicos para cálculos matemáticos ou de análise estrutural, como o MATLAB, ele também dá conta tranquilamente.

5 curtidas

Trabalho com engenharia mecânica e lido muito com softwares como SolidWorks, Ansys e alguns simuladores.

No meu caso, eu escolhi o Intel Core i9-12900K, e foi uma decisão certeira. Ele tem uma arquitetura híbrida que combina núcleos de desempenho e eficiência, o que ajuda muito quando preciso multitarefar.

A Intel costuma ter melhor desempenho em tarefas que não utilizam todos os núcleos, como o SolidWorks, que é mais dependente do desempenho de um único núcleo.

Claro que ele é mais caro, mas pra mim valeu o investimento, porque o ganho de tempo em projetos complexos foi gigante.

5 curtidas

Eu trabalho com projetos elétricos e costumo usar softwares como o ETAP, MATLAB e outras ferramentas de simulação.

Depois de muita pesquisa, optei pelo AMD Ryzen 7 5800X3D. O diferencial dele é a memória cache 3D, que melhora muito a performance em tarefas específicas.

Achei ele excelente porque esses programas não precisam de tantos núcleos, mas dependem de velocidade de processamento.

Outro ponto positivo é que ele esquenta menos do que outros modelos de alto desempenho, o que evita gastar demais com sistemas de refrigeração.

4 curtidas

Sou engenheiro de produção e trabalho com otimizações e simulações usando softwares como Arena e Python. Para o meu fluxo de trabalho, o AMD Ryzen 5 7600X tem sido suficiente. Ele é mais acessível, mas ainda oferece um desempenho excelente para tarefas que não exigem tanto da CPU. Como faço muitos cálculos em Python e preciso de agilidade em planilhas, percebi que ele tem uma boa relação entre custo e benefício. Claro, se eu trabalhasse com renderização 3D, talvez procurasse algo mais potente, mas para minha área, está perfeito.

4 curtidas

Como engenheiro de software que trabalha em projetos relacionados à engenharia de sistemas, eu uso o Intel Core i7-13700K.

Ele é extremamente versátil, o que é ótimo porque trabalho com diferentes linguagens e frameworks.

Além disso, ele tem desempenho multicore excelente para compilações pesadas e ao mesmo tempo é rápido em single-core para simulações.

Acho que a Intel ainda leva vantagem em algumas tarefas específicas, mas a diferença não é tão grande se você considerar o custo. Foi uma compra que realmente me deixou satisfeito.

7 curtidas

Aqui no Forúm temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!

5 curtidas

Eu sou arquiteto e urbanista, mas trabalho com muitas demandas de engenharia estrutural em programas como Revit e Tekla.

Acabei comprando o AMD Threadripper 3960X porque precisava de algo que lidasse bem com projetos extremamente grandes e renderizações.

Ele é uma máquina absurda, com 24 núcleos e 48 threads. O preço é alto, mas se você tem um fluxo de trabalho intenso, compensa demais.

Renderizar modelos 3D ou fazer cálculos complexos em tempo recorde tem sido uma experiência incrível com ele.

4 curtidas

Trabalho com engenharia ambiental e uso muito o ArcGIS e ferramentas de modelagem geoespacial. No meu caso, optei pelo Intel Core i5-13600KF, porque não preciso de algo tão extremo.

Ele tem um ótimo custo-benefício e roda esses programas tranquilamente. Para quem faz análises mais simples ou precisa de um setup intermediário, eu acho que é uma excelente escolha. Mesmo quando rodo scripts mais pesados no Python, ele não deixa a desejar.

4 curtidas

Gente precisa de um notebook ideal para estudantes, qual marca recomendam?

5 curtidas

Eu comprei um Acer Aspire para os estudos e, até hoje, tenho sido muito feliz com a escolha.

Ele tem um bom desempenho para tarefas básicas como fazer pesquisas e escrever textos, além de ser bem leve e ter uma bateria que dura o dia todo.

Não é o mais rápido para programas mais pesados, mas para quem precisa de um notebook para estudar e assistir a aulas online, ele atende super bem!

4 curtidas

Para quem está buscando um notebook bom e barato, o HP Pavilion é uma ótima escolha!

Ele tem uma boa performance para atividades do dia a dia, como editar documentos, navegar na internet e fazer apresentações.

O design é bem moderno e, além disso, a bateria tem uma boa duração, o que é ótimo para passar o dia todo estudando fora de casa.

5 curtidas

Como engenheiro civil que trabalha com BIM e renderização, eu escolhi o AMD Ryzen Threadripper PRO 5995WX.

Sim, é um processador extremamente caro, mas como trabalho com projetos gigantescos e prazos curtos, ele é mais uma necessidade do que um luxo.

Ele tem 64 núcleos e 128 threads, e isso faz com que eu consiga renderizar modelos 3D enquanto ainda rodo cálculos estruturais complexos ao mesmo tempo.

Acho que só vale a pena se você realmente tiver uma demanda muito alta, mas é uma máquina sem igual.

5 curtidas