Qual o melhor processador para engenharia?

Preciso de um bom processador, qual o melhor para engenharia?

7 curtidas

Olha, eu sou engenheiro civil e trabalho muito com softwares como AutoCAD, Revit e até o Lumion para renderizações.

Depois de pesquisar bastante e trocar ideia com colegas, decidi investir no AMD Ryzen 9 5900X.

Ele tem 12 núcleos e 24 threads, o que é perfeito para tarefas que demandam muito processamento.

Além disso, o custo-benefício dele é ótimo em comparação com processadores da Intel na mesma faixa de desempenho.

Até agora, não tive problemas com travamentos ou lentidão, mesmo quando faço simulações pesadas.

Claro, se você for usar mais programas específicos para cálculos matemáticos ou de análise estrutural, como o MATLAB, ele também dá conta tranquilamente.

5 curtidas

Trabalho com engenharia mecânica e lido muito com softwares como SolidWorks, Ansys e alguns simuladores.

No meu caso, eu escolhi o Intel Core i9-12900K, e foi uma decisão certeira. Ele tem uma arquitetura híbrida que combina núcleos de desempenho e eficiência, o que ajuda muito quando preciso multitarefar.

A Intel costuma ter melhor desempenho em tarefas que não utilizam todos os núcleos, como o SolidWorks, que é mais dependente do desempenho de um único núcleo.

Claro que ele é mais caro, mas pra mim valeu o investimento, porque o ganho de tempo em projetos complexos foi gigante.

5 curtidas

Eu trabalho com projetos elétricos e costumo usar softwares como o ETAP, MATLAB e outras ferramentas de simulação.

Depois de muita pesquisa, optei pelo AMD Ryzen 7 5800X3D. O diferencial dele é a memória cache 3D, que melhora muito a performance em tarefas específicas.

Achei ele excelente porque esses programas não precisam de tantos núcleos, mas dependem de velocidade de processamento.

Outro ponto positivo é que ele esquenta menos do que outros modelos de alto desempenho, o que evita gastar demais com sistemas de refrigeração.

4 curtidas