Varais da Secalux, Mor e Future são ideais para apartamentos e casas com pouco espaço. São fáceis de instalar, dobráveis e suportam boa quantidade de roupa.
Quando precisei escolher um varal retrátil para o meu apartamento pequeno, optei pelo da marca Prático Varal.
A principal razão foi que ele tem um design bem simples e fácil de instalar, sem precisar de grandes reformas ou furos.
Como o espaço é pequeno, ele é bem discreto, e posso puxar o varal quando necessário e escondê-lo facilmente quando não estou usando.
A qualidade do material também é ótima, com o varal resistindo bem ao peso das roupas, o que é uma vantagem para quem, como eu, não quer ter que trocar de varal toda hora.
Eu tinha bastante dificuldade em encontrar algo que fosse realmente funcional e que se encaixasse no espaço que eu tinha em casa, mas depois de procurar bastante, acabei comprando um varal retrátil da Ozone.
Ele tem um mecanismo de abertura e fechamento super suave, e ocupa muito pouco espaço quando está recolhido.
O legal é que você pode usar tanto no banheiro quanto na lavanderia, o que dá uma flexibilidade maior para quem mora em um lugar pequeno, sem precisar abrir mão da praticidade.
Minha experiência com o varal da Multilaser foi bem positiva. Ele é articulado e pode ser fixado na parede de forma bem simples, o que foi perfeito para o meu apartamento que tem pouca área para manobrar.
O varal tem braços que podem ser estendidos ou retraídos conforme a necessidade, e como o espaço é apertado, consegui adaptá-lo para colocar roupas mais pesadas sem problemas.
Além disso, ele tem uma estrutura bem resistente, então não precisei me preocupar com o peso das roupas, o que me deu mais confiança.
Gente o que é mais confiavel, varal retratil ou articulado?
Escolhi o varal retrátil da Secalo por ser super fácil de instalar e por ocupar um espaço bem compacto.
Quando não estou usando, ele fica praticamente invisível, o que é perfeito para quem mora em um apartamento pequeno e não quer que o varal ocupe o ambiente.
A praticidade é um ponto que me fez amar esse modelo. Ele também tem uma boa durabilidade e um ótimo acabamento, e o mais importante: não precisa de muito esforço para esticar e recolher o varal.
Eu sou mais fã do varal articulado, principalmente por conta da praticidade e do espaço que ele me proporciona.
Ele é fácil de instalar e, quando não está em uso, pode ser dobrado de maneira bem compacta, o que economiza bastante espaço.
Eu realmente sinto que é mais confiável porque ele mantém as roupas secas de maneira eficiente e, mesmo com o tempo, não vejo ele enferrujando ou perdendo resistência.
Já o varal retrátil, apesar de ser uma opção interessante por se retrair quando não é necessário, eu sinto que, dependendo da qualidade do material, pode acabar desgastando mais rápido, principalmente a corda.
Mas é claro, tudo depende do tipo de uso que você dá, mas na minha experiência, o articulado tem se mostrado mais resistente e duradouro.
Pelo que eu já experimentei, o varal articulado me parece ser mais confiável. Eu gosto dele justamente por ser robusto e por poder acomodar uma boa quantidade de roupas sem me preocupar com a resistência.
Além disso, a instalação dele na parede é bem segura, o que me passa mais confiança a longo prazo.
Eu já tentei usar o varal retrátil algumas vezes, e ele é bem prático quando o espaço é mais limitado, mas a questão da corda que vai e volta pode ser um ponto negativo.
Já o articulado, mesmo que ocupe um pouco mais de espaço, tem uma estabilidade maior, e eu sinto que a minha roupa seca mais rápido e sem grandes imprevistos.
Aqui no Forúm temos alguns links que podem te interessar, dá uma olhada!
Na minha opinião, o varal articulado tem mais confiança no uso diário. Eu acho que o principal ponto a favor dele é a durabilidade.
Já usei os dois tipos e, com o varal retrátil, eu percebi que com o tempo, a corda vai ficando frouxa e não fica tão firme. Isso acaba me preocupando um pouco, porque pode não ser tão seguro para colocar peças mais pesadas.
O varal articulado, por outro lado, parece que aguenta mais, principalmente as peças mais volumosas.
Ele também me dá a sensação de que está preso de forma mais sólida na parede, enquanto o retrátil, às vezes, parece que está pendurado e pode acabar soltando com mais facilidade. No fim, acredito que o articulado é mais confiável.