Quais são as 3 melhores marcas de televisão smart?

Quando decidi investir em uma TV smart de verdade, passei por uma verdadeira jornada. Pesquisei, comparei modelos, vi vídeos, li comentários… e claro, testei algumas pessoalmente. Afinal, a televisão virou muito mais do que um simples aparelho para assistir novela ou jornal: hoje ela é centro de entretenimento, streaming, games, e até mesmo uma forma de trabalhar ou estudar.

Depois de muito experimentar e conversar com amigos e familiares, cheguei à conclusão de que existem três marcas que realmente se destacam. Vou compartilhar aqui minhas impressões, prós e contras, e te ajudar a escolher com mais segurança.

1. Samsung – tecnologia de ponta com design impecável

Confesso que a primeira vez que vi uma TV Samsung 4K ligada foi em uma loja, e fiquei hipnotizado. Era como olhar pela janela! Acabei comprando uma de 55" da linha Crystal UHD, e até hoje é uma das melhores decisões que tomei.

O que mais gosto na Samsung:

• Sistema Tizen, que é super fluido e intuitivo
  • Cores vivas e pretos profundos (principalmente nos modelos QLED)
  • Integração com outros dispositivos Samsung, como o celular
  • Controle remoto minimalista e fácil de usar

O que poderia melhorar:
O som das TVs básicas não é muito potente. Eu resolvi isso com uma soundbar, mas seria bom se viesse com mais qualidade sonora de fábrica.

Resumo da experiência:

Aspecto Nota (0 a 10)
Qualidade de imagem 10
Sistema operacional 9
Som 6
Custo-benefício 8

2. LG – inovação, principalmente em OLED

Outra marca que considero incrível é a LG. Testei por um tempo uma LG OLED de 48” na casa de um amigo e posso dizer: é outro nível de contraste. Os tons escuros são perfeitos para ver filmes à noite.

Pontos fortes da LG:

• Tecnologia OLED, que dá show em contraste e profundidade
  • Sistema webOS, que é bem rápido e bonito visualmente
  • Facilidade de uso com o controle Magic Remote, que parece um mouse
  • Excelente para quem curte cinema ou jogos

Pontos fracos:
Modelos com OLED ainda são um pouco caros, e o brilho em ambientes muito iluminados poderia ser melhor.

Minha percepção geral:

Aspecto Nota (0 a 10)
Qualidade de imagem 10
Sistema operacional 8
Som 8
Custo-benefício 7

3. TCL – custo-benefício surpreendente

Se você procura uma TV smart boa sem estourar o orçamento, a TCL pode te surpreender. Eu comprei uma de 50" com sistema Google TV para a casa da minha mãe, e fiquei impressionado com a performance.

Destaques da TCL:

• Preço acessível, com recursos de modelos mais caros
  • Sistema Google TV com Chromecast integrado
  • Ótima compatibilidade com apps e comandos de voz
  • Qualidade de imagem que não deixa a desejar

Detalhes a considerar:
Alguns modelos mais baratos têm acabamento mais simples, e o sistema pode travar às vezes se for uma versão com pouco armazenamento.

Minha análise pessoal:

Aspecto Nota (0 a 10)
Qualidade de imagem 8
Sistema operacional 7
Som 6
Custo-benefício 10

Conclusão: qual é a melhor para você?

Tudo depende do seu perfil:

• Se você ama tecnologia e quer o melhor em imagem e desempenho, vá de Samsung.
  • Se você curte cinema e contraste impecável, a LG OLED é uma experiência à parte.
  • Se busca uma TV boa e acessível, a TCL entrega muito mais do que promete.

Dica final:

Antes de comprar, pense no tamanho da tela ideal para seu ambiente e verifique se a TV é compatível com os apps que você mais usa (Netflix, YouTube, Globoplay etc). Ah, e veja se ela tem entrada HDMI suficiente, caso use videogame, home theater ou notebook.

Espero que minhas experiências tenham te ajudado! Se você também já testou alguma dessas marcas, compartilha comigo no fórum. Estou sempre curioso para saber a opinião de outras pessoas que gostam de tecnologia como eu!

7 curtidas

Adorei seu post! Tenho uma Samsung de 43" há uns 2 anos e concordo totalmente contigo sobre o som. Tive que comprar uma soundbar também. Você acha que compensa pegar uma QLED agora ou é só marketing mesmo?

5 curtidas

Peguei uma QLED no ano passado (modelo Q70) e, olha, vale cada centavo, principalmente pra ver filmes e séries. Os pretos não são iguais aos da OLED, mas a imagem é muito viva! Recomendo sim.

4 curtidas

Tô entre a TCL de 50" e uma LG de 48". A TCL é R$ 1.200 mais barata… Será que vale a pena economizar ou perco muito em imagem e sistema?

4 curtidas

Se for só pra streaming, a TCL dá conta sim! Minha mãe tem uma e funciona bem. Agora, se você curte ver filmes com qualidade top ou jogar, aí eu iria de LG. O controle mágico da LG é uma delícia de usar!

5 curtidas

Tenho uma LG OLED CX desde 2022. Sem exagero: melhor compra da minha vida. Uso até pra conectar o notebook e fazer edição de vídeo. Só precisa cuidar com imagens estáticas, senão dá burn-in com o tempo.

5 curtidas