Quais são as melhores marcas de pianos antigos?

Quero comprar um novo piano antigo, quais as melhores marcas?

6 curtidas

Eu sempre fui fã dos pianos da Steinway & Sons, principalmente os antigos. Eles são conhecidos pelo rigor e qualidade na fabricação, que se reflete tanto na sonoridade quanto na durabilidade.

Já toquei em um Steinway da década de 1910, e posso dizer que o timbre era de arrepiar. Mesmo com o tempo, ele mantinha uma precisão impressionante e um som cheio e envolvente.

A qualidade de um Steinway antigo é algo difícil de explicar é como se o som contasse histórias de outra época.

4 curtidas

Entre as marcas de pianos antigos que já conheci, a Bechstein ocupa um lugar especial no meu coração.

Esses pianos, fabricados na Alemanha, têm uma elegância tanto no design quanto na sonoridade. Toquei em um Bechstein dos anos 1930, e o som era muito rico e claro, com uma ressonância incrível nos médios.

Além disso, a resposta das teclas era precisa, o que facilitava expressões delicadas. Pra mim, um Bechstein antigo é um verdadeiro tesouro, especialmente se você busca um timbre mais aveludado, é a melhor marca de piano antigo que já usei!

7 curtidas

Gente como faço pra cuidar de um piano antigo?

4 curtidas

Eu sempre achei os pianos da Chickering fascinantes. É uma marca americana que produzia pianos de altíssima qualidade, com atenção aos detalhes e ao acabamento.

Encontrei um Chickering dos anos 1890, e ele tinha uma sonoridade muito especial. Os graves eram encorpados, e os agudos, cristalinos.

É impressionante como, mesmo sendo tão antigo, o piano se mantinha firme e com uma beleza clássica. Para quem gosta de um som cheio de personalidade, um Chickering antigo é uma excelente escolha.

5 curtidas

Eu herdei um piano antigo da minha avó, e cuidar dele se tornou quase um ritual para mim. Uma coisa que aprendi rapidamente é que o clima é um dos maiores inimigos de pianos antigos. Eles são muito sensíveis à umidade, então logo comprei um desumidificador para manter o nível de umidade estável. Eu deixo o desumidificador ligado principalmente nos meses mais úmidos, porque o excesso de umidade pode fazer com que a madeira inche e as teclas fiquem grudando.

Além disso, o piano está em uma sala longe das janelas e sem contato direto com o sol, pois qualquer excesso de calor e luz direta pode danificar o acabamento.

Outra coisa que aprendi é que a afinação de pianos antigos pode ser um desafio. No começo, eu tentava economizar chamando o afinador a cada seis meses, mas logo percebi que precisava ser mais constante, já que o piano, com o tempo, tem uma tendência maior a desafinar.

Agora, um técnico especializado vem a cada três meses, e isso ajudou muito a manter o som bonito e consistente. A dica é procurar alguém experiente em pianos antigos, porque eles exigem um cuidado especial, principalmente se o mecanismo interno estiver desgastado.

Por último, tento manter o teclado sempre limpo e livre de poeira. Uso um pano seco e macio para limpar as teclas e o exterior, mas evito qualquer produto químico para não correr o risco de manchar a madeira ou as teclas de marfim.

Esse cuidado simples já ajuda a conservar o aspecto original e a beleza do piano, que é algo que quero preservar por muitos anos.

4 curtidas

Eu sou apaixonado por pianos antigos e, depois de adquirir um Steinway de mais de 80 anos, aprendi bastante sobre os cuidados que eles precisam.

O primeiro ponto importante foi encontrar o lugar certo para o piano. Ele está em uma sala onde a temperatura e a umidade são o mais estáveis possível.

Para ajudar nisso, instalei um medidor de umidade no ambiente, e com isso posso monitorar e ajustar com o uso de desumidificadores ou, em dias mais secos, até um umidificador, quando necessário.

Manter a umidade entre 40% e 60% é o ideal, porque isso evita que a madeira rache ou que as teclas fiquem “pegajosas”.

Outra dica valiosa que recebi foi sobre a manutenção das cordas e dos martelos, que são mais delicados nos pianos antigos.

Eu chamo um técnico de confiança para verificar essas partes, porque, com o tempo, o feltro dos martelos pode se desgastar, e isso muda muito o som do piano.

Uma coisa que o técnico fez foi alinhar os martelos e substituir algumas cordas mais enferrujadas. Essa manutenção periódica pode ser cara, mas vale a pena para preservar o som clássico e único que só um piano antigo oferece.

Também tento manter o piano sempre limpo, principalmente as partes internas, como as cordas e o mecanismo. Uso um pincel de cerdas macias para remover a poeira acumulada, mas faço isso com cuidado, pois qualquer movimento mais forte pode danificar as partes delicadas.

Esse cuidado no dia a dia ajuda a garantir que o piano mantenha tanto sua aparência quanto sua sonoridade especial.

5 curtidas

A marca Broadwood & Sons sempre foi referência em pianos antigos, principalmente na Inglaterra.

Esses pianos têm uma tradição secular e foram tocados por grandes compositores, como Beethoven e Chopin.

Tive a oportunidade de tocar em um Broadwood da metade do século XIX, e a experiência foi como viajar no tempo.

O som é suave, mas com uma profundidade que toca a alma. O design é imponente, com detalhes esculpidos à mão. Um Broadwood antigo é mais do que um piano, é uma peça histórica.

4 curtidas

Os pianos da marca Pleyel têm um lugar especial na história da música, especialmente na França.

Famosos por serem os preferidos de Chopin, esses pianos antigos possuem uma sonoridade delicada e refinada.

Toquei em um Pleyel do final dos anos 1800, e fiquei impressionado com o timbre leve e melódico que ele produzia. Os pianos Pleyel têm um estilo único, tanto no som quanto no visual, com detalhes elegante

s no acabamento. É uma escolha incrível para quem aprecia pianos com um toque histórico e romântico.

4 curtidas

Eu sou fascinado pelos pianos antigos da Erard. Essa é uma marca francesa famosa por suas inovações, como o duplo escape, que possibilitou um toque mais ágil.

Os pianos Erard do século XIX têm uma sonoridade distinta, com agudos brilhantes e uma clareza que preenche o ambiente.

Já toquei em um Erard de 1860, e foi uma experiência memorável. O design é belíssimo, com entalhes e acabamentos que só se encontra em pianos antigos. É uma marca que transpira história e elegância.

5 curtidas

Dá uma olhada nesses links, pode gostar!

5 curtidas