Quais são as melhores marcas de pincéis para pintura em tela?

Procuro um bom custo-benefício. Já ouvi que os da Tigre são bons, mas será que vale pagar mais pelos da Keramik ou Rafael?

7 curtidas

Olha, depois de muitos anos pintando em tela e testando literalmente dezenas de marcas os pincéis da Tigre série 815 e 151 foram os que mais se adaptaram ao meu estilo.

Eles têm uma firmeza que me dá precisão, principalmente pra detalhes e contornos finos, e ao mesmo tempo são macios o suficiente pra não marcar a tinta.

Já comprei kits importados, de marcas caríssimas, mas no final sempre volto pros Tigre. Pra quem gosta de um bom custo-benefício, é imbatível. Ah, e tem a vantagem de serem fáceis de encontrar em qualquer loja de material artístico.

5 curtidas

Sou apaixonada por pintura em tela e, sinceramente, acho que pincel é quase uma extensão da mão da gente, né?

Eu investi uma graninha em um conjunto da Winsor & Newton, e não me arrependi nem um pouco.

Eles têm uma durabilidade incrível, mesmo lavando sempre com sabão neutro e cuidando direitinho. Os de pelo sintético deles são perfeitos pra tinta acrílica.

Não abrem fácil, seguram bem a tinta e têm aquele toque profissional que faz diferença no acabamento. Recomendo pra quem já tá num nível intermediário ou avançado e quer melhorar ainda mais a qualidade do trabalho.

5 curtidas

Eu já usei desde pincel de loja de R$1,99 até importado, e posso te dizer: nada se compara ao controle que os pincéis da Condor me dão. Especialmente os da linha Ref. 427, com cerdas mais resistentes.

Pra quem trabalha com camadas grossas de tinta, como eu costumo fazer, eles aguentam o tranco sem desfiar, sabe?

E não são caríssimos, o que pra mim conta muito. Já perdi a conta de quantas telas terminei só com três ou quatro pincéis dessa marca. No fim das contas, não é só a marca, mas como ela se encaixa na sua técnica.

4 curtidas

Pra mim, os pincéis da Raphaël são incomparáveis. São pincéis franceses, e sim, são caros, mas valem cada centavo se você busca um acabamento mais refinado e trabalha com tinta óleo.

O toque das cerdas, a suavidade com que deslizam na tela… é outra experiência. Eu tenho alguns modelos da linha Kaerell (sintéticos) e também da linha de pelo de marta, e o controle que eles me dão nos degradês é impressionante.

Claro, uso eles só nos quadros especiais, porque dói no bolso, mas são meus queridinhos.

5 curtidas

Gente como escolher um bom pincél?

4 curtidas

Sempre gostei de testar coisas diferentes e, numa viagem, comprei uns pincéis da marca Princeton que se tornaram os meus favoritos pra pintura em acrílica.

Eles têm uma linha chamada Select Artiste que é uma maravilha! O cabo é confortável, o peso é bem equilibrado e as cerdas voltam pro lugar depois de cada uso.

Além disso, são super fáceis de limpar. Tenho pincéis deles há mais de dois anos e estão inteiros! Sempre que algum amigo meu pergunta por uma marca boa e que não seja tão cara quanto os europeus, eu indico Princeton de olhos fechados.

7 curtidas

Pra mim, escolher bons pincéis de pintura é quase como escolher um instrumento musical tem que testar e sentir na mão.

Quando comecei a pintar, achava que bastava pegar qualquer pincel que tivesse um formato legal e uma marca conhecida. Mas, depois de tanto errar, percebi que a coisa é bem mais sutil.

Eu aprendi a observar como as cerdas se comportam com a tinta: se seguram bem, se espalham de forma uniforme, se não soltam pelos. Eu também presto muita atenção ao cabo, sabia? Tem pincel que escorrega da mão, é leve demais ou pesado demais.

E cada tipo de pincel parece ter uma “personalidade”, dependendo da técnica que quero usar. Os redondos, por exemplo, me ajudam muito em detalhes delicados, enquanto os chatos dão um preenchimento mais firme.

Mas só fui entendendo tudo isso na prática, errando pincel, jogando dinheiro fora com uns ruins e me encantando com outros que viraram meus companheiros de ateliê. Hoje, eu sei que um bom pincel não precisa ser caríssimo, mas tem que responder bem ao que a minha mão pede.

4 curtidas

Ah, eu tenho uma relação meio emocional com meus pincéis… parece besteira, mas cada um tem sua história. Quando fui escolher meus primeiros pincéis bons de verdade, fui em uma loja especializada e pedi pra pegar nas mãos, sentir mesmo.

Não me baseei só em marca, embora algumas como Tigre e Keramik já tenham se mostrado bem confiáveis pra mim. O que eu mais levei em conta foi a firmeza das cerdas.

Odeio pincel que espeta ou abre demais depois de poucas lavagens. Também fui testando como eles voltam à forma depois de molhados isso pra mim é crucial.

Outro detalhe: eu costumo pintar em tela com tinta acrílica, então preciso de pincéis que não “chupem” a tinta demais, senão acabo gastando o dobro e perdendo a leveza da pincelada. A dica que eu sempre dou é: não compre pincel por impulso. Testa, compara e, se possível, invista aos poucos. Um bom pincel pode durar anos se for bem cuidado.

5 curtidas

Dá uma olhada nesses links, podem te interessar!

4 curtidas

Sempre que alguém me pergunta como eu escolho meus pincéis, eu respondo com uma frase que virou meu mantra: “conforto e controle acima de tudo”. Quando comecei, achava que era só pegar qualquer pincel médio e sair pintando, mas logo percebi que o resultado final depende muito da ferramenta.

Eu pinto muito com óleo sobre tela, então preciso de pincéis que tenham cerdas que se adaptam à densidade da tinta. Gosto de pincéis de filamento sintético mais firmes, que me dão precisão sem deixar marcas grosseiras.

Outra coisa é que eu dou muita importância à ergonomia do cabo. Passo horas pintando, e se o pincel não for confortável, meu pulso reclama. Já experimentei várias marcas e aprendi que nem sempre o mais caro é o melhor pra mim.

Eu gosto de ir descobrindo marcas menores também, artesanais às vezes, que fazem pincéis com acabamento impecável. O importante é não se contentar com o primeiro que aparecer.

5 curtidas

Escolher bons pincéis virou quase uma jornada pessoal pra mim. Eu trabalho principalmente com aquarela, então minhas exigências são um pouco diferentes.

No começo, eu só pegava pincel sintético baratinho, e sempre ficava frustrada com a forma como eles perdiam a ponta ou deixavam a tinta “espalhar” sem controle. Depois que comecei a investir em pincéis de pelo natural, tudo mudou.

A diferença na absorção de água e na leveza da pincelada é gritante. Mas mesmo entre os bons, tem que testar. Tem pincel que é bom no papel liso e ruim no mais texturizado.

Fora isso, também levo em conta a elasticidade das cerdas se o pincel não voltar à forma depois de pressionado, eu nem levo.

É um processo de observação constante, e eu realmente acredito que, quanto mais você conhece seu estilo de pintura, mais vai entendendo que tipo de pincel te acompanha melhor. Hoje em dia, cada vez que compro um pincel novo, é quase como experimentar uma nova técnica.

5 curtidas