Sou um artista digital e preciso de um tablet para desenho. Qual marca vocês recomendam por sensibilidade e recursos?
Eu possuo o Samsung Tab S9 FE e posso afirmar que ele é uma ótima escolha para artistas digitais.
O que mais me atraiu nesse modelo foi a sensibilidade excepcional da S Pen, que é praticamente instantânea.
A caneta tem 4096 níveis de pressão, proporcionando um controle muito preciso, o que é essencial para desenhos detalhados.
Além disso, a tela de 12,4 polegadas oferece um espaço amplo para trabalhar, e a resolução de 2560x1600 garante que as cores e detalhes sejam vivos e nítidos.
A interface do usuário é bastante intuitiva, facilitando o acesso a ferramentas de desenho e edição rapidamente.
Outra vantagem é a bateria de longa duração, que permite horas de trabalho sem interrupção.
O tablet também é compatível com muitos softwares populares de arte digital, como Adobe Photoshop Sketch e Procreate. Sem dúvida, é um investimento que vale a pena para quem leva a arte digital a sério.
Uma dica bastante especial que tenho pra te dar é de procurar esse produto na Amazon.
Digo isso porque ele tem uma nota bem alta (4.9/5), sendo que há mais de mil avaliações de clientes, o que é excelente.
Além do mais, ainda que o valor possa ser elevado pra algumas pessoas, a Amazon possibilita parcelar em até 10x sem juros. Acho que vale muito a pena, de verdade.
https://www.amazon.com.br/Galaxy-Lavanda-Câmera-Principal-Frontal/dp/B0156PZPF8
Como usuário do Samsung Tab S6 Lite, posso dizer que ele é uma escolha acertada para quem está começando na arte digital ou para quem busca uma opção mais acessível.
A S Pen inclusa não precisa de carga, o que é super prático, e oferece uma boa resposta à pressão e inclinação, essencial para diferentes técnicas de desenho.
O tablet tem uma tela de 10,4 polegadas com uma resolução de 2000x1200, que é suficientemente boa para a maioria dos trabalhos artísticos.
O desempenho é sólido, graças ao processador Exynos 9611, e ele roda apps de desenho como MediBang Paint e Autodesk SketchBook sem problemas.
A relação custo-benefício é excelente, tornando-o uma opção atraente para artistas que não querem gastar muito mas ainda assim desejam qualidade.
https://www.amazon.com.br/Samsung-Imersiva-Traseira-frontal-Android/dp/B0C4FY5HTS
Recentemente, adquiri o Lenovo Tab P12 e estou impressionado com sua performance para desenho digital.
O destaque vai para a caneta Precision Pen 3, que acompanha o tablet e oferece uma experiência de desenho muito natural e responsiva, com 4096 níveis de pressão.
A tela de 12,6 polegadas com resolução de 2560x1600 não só proporciona um amplo espaço de trabalho, mas também exibe cores extremamente precisas e vibrantes, ideal para artistas que dependem de fidelidade de cor.
Além disso, o Lenovo Tab P12 roda Android 11 e possui um modo de produtividade que transforma a interface em algo mais parecido com um desktop, o que é perfeito quando usado com programas de arte digital como Infinite Painter e ArtFlow.
A bateria de longa duração e o suporte para conexão a monitores externos são outros pontos fortes que fazem deste tablet uma excelente escolha para profissionais criativos.
Eu possuo um Apple iPad (9ª geração) e posso dizer que é uma escolha fenomenal para artistas digitais, principalmente devido ao suporte ao Apple Pencil (1ª geração).
A sensibilidade ao toque é incrivelmente precisa, oferecendo uma resposta rápida e fluida, o que é essencial para criar arte detalhada.
A tela Retina de 10,2 polegadas não só proporciona um excelente espaço de trabalho, mas também exibe cores ricas e precisas.
O sistema operacional iPadOS é extremamente otimizado, permitindo que aplicativos de desenho como Procreate e Adobe Fresco operem com máximo desempenho.
Além disso, a duração da bateria é impressionante, permitindo que você desenhe por horas a fio sem preocupações.
Se você busca um tablet que combine facilidade de uso com potência, o iPad (9ª geração) certamente é uma das melhores opções no mercado.
Você também consegue comprar esse produto através da Amazon, onde você consegue parcelar em até 10x.
https://www.amazon.com.br/Apple-iPad-Wi-Fi-polegadas-64-GB/dp/B09M1X9HP9
Vejo bastante gente que fica com dúvidas se é melhor o tablet Surface ou iPad e, ainda que os produtos da Apple sejam realmente muito bons, pra mim, nesse caso, o Surface é melhor.
Como usuário do Microsoft Surface Pro 7, eu o recomendaria altamente para artistas digitais que preferem um sistema mais próximo de um computador tradicional.
Esse dispositivo se destaca principalmente por seu design versátil e pela caneta Surface Pen, que oferece uma das melhores experiências de desenho com 4096 níveis de pressão e uma latência extremamente baixa.
A tela de 12,3 polegadas com resolução de 2736x1824 não só fornece uma área de trabalho ampla, mas também exibe cores incrivelmente precisas e detalhes finos, essenciais para trabalhos artísticos profissionais.
O Surface Pro 7 roda Windows 10, permitindo o uso de softwares completos de arte digital como Adobe Photoshop e Corel Painter.
Além disso, sua capacidade de se transformar de tablet para laptop torna-o extremamente versátil para diferentes modos de uso, seja em casa ou em movimento.
@SofiaCastro, você sabia que aqui no Fórum Reviews possuímos vários outros tópicos onde falamos sobre tablets?
Se você quiser se aprofundar ainda mais na sua dúvida, eu recomendo que dê uma olhada nesses tópicos aqui:
- Surface ou iPad
- Qual a melhor marca de tablet: Apple ou Samsung?
- Como escolher um bom tablet para leitura de ebooks?
Agora, se você gosta de estar sempre atenta a Eletrônicos como computadores, notebooks etc., recomendo dar uma olhada nessa categoria:
Recentemente, adquiri o Xiaomi Redmi Pad e fiquei bastante satisfeito com sua capacidade para desenho digital.
Embora não seja tão conhecido no mercado de tablets para artistas, o Redmi Pad oferece uma excelente tela de 10,61 polegadas com uma resolução de 2000x1200, que é mais que suficiente para a maioria das tarefas de desenho.
O tablet é equipado com o processador MediaTek Helio G99, que gerencia bem aplicativos de arte como ibis Paint X e Sketchbook.
A sensibilidade ao toque é boa, e apesar de não vir com uma caneta específica da marca, ele é compatível com várias canetas stylus disponíveis no mercado.
É uma opção mais acessível que não compromete muito na performance, sendo ideal para artistas amadores ou aqueles que estão começando.