Quando comecei a me aprofundar no universo do desenho técnico e arquitetônico, uma das dúvidas que mais martelavam na minha cabeça era: qual marca confiar quando o traço precisa ser preciso, limpo e durável? Depois de muito teste, pesquisa e erro (sim, gastei com materiais que me frustraram), percebi que a briga entre Staedtler e Pentel é mais justa do que parece.
A seguir, compartilho minha experiência pessoal com essas duas marcas — tanto os pontos positivos quanto as limitações que encontrei no uso prático, especialmente em desenhos para projetos arquitetônicos.
Meu primeiro contato: Pentel
Confesso que meu primeiro kit de materiais foi da Pentel. Peguei um combo com lapiseira 0.5mm, grafites HB, borracha e marcador técnico. E olha… não me arrependi.
O que gostei:
- Lapiseira Pentel GraphGear 500: muito equilibrada, com corpo metálico e uma pegada firme. Excelente para linhas de contorno.
- Grafite Pentel Super Hi-Polymer: tem uma resistência ótima e quebra bem menos que os genéricos.
- Borracha Pentel Hi-Polymer: uma das minhas preferidas até hoje. Apaga bem sem borrar ou manchar o papel.
- Canetas técnicas Pentel Pointliner: uso para traçados mais livres ou detalhes. Boa pigmentação, mas desgaste rápido da ponta com uso intenso.
Ponto de atenção: senti que, em projetos que exigiam traços extremamente finos e detalhados, como cortes ou desenhos de mobiliário técnico, as canetas não mantinham a precisão por muito tempo.
Quando conheci a precisão da Staedtler
Depois de algum tempo, resolvi testar a Staedtler por indicação de um professor que jurava que “quem faz projeto sério usa Staedtler”. Achei meio exagero… até usar.
O que me impressionou:
- Lapiseira Staedtler Mars Micro: leve, mas muito resistente. A ponta retrátil me ajudou bastante a evitar quebras em transportes.
- Grafite Staedtler Mars micro carbon: mais escuro e com menos brilho do que o Pentel. Em alguns tipos de papel vegetal, o acabamento é mais bonito.
- Borracha Staedtler Mars Plastic: quase uma lenda! Apaga traços com mais precisão do que qualquer outra que já usei.
- Canetas técnicas Staedtler Pigment Liner: aqui foi o game changer. O traço é firme, a tinta tem excelente pigmentação e durabilidade, e o desgaste da ponta é quase nulo mesmo em uso contínuo.
Ponto de atenção: os produtos da Staedtler costumam ser mais caros e nem sempre estão disponíveis com facilidade em lojas físicas.
Comparativo direto
| Característica | Pentel | Staedtler |
|---|---|---|
| Lapiseiras | GraphGear 500 e 1000 são excelentes | Mars Micro é mais leve e prática |
| Grafites | Super Hi-Polymer (bons e resistentes) | Mars Micro Carbon (mais escuros e opacos) |
| Borracha | Boa, mas mais macia | Mars Plastic é mais precisa e duradoura |
| Canetas técnicas | Pointliner (ok para iniciantes) | Pigment Liner (traço firme e profissional) |
| Durabilidade | Boa, mas menor nas canetas | Muito alta em todos os produtos |
| Preço | Mais acessível | Um pouco mais elevado |
Então, qual eu escolho?
Se você está começando agora, talvez o melhor seja ir de Pentel, especialmente pelo custo-benefício e pela facilidade de encontrar kits prontos. Ela entrega ótimos resultados e tem produtos que acompanham bem o ritmo do estudante ou iniciante.
Agora, se você já está em um nível mais avançado, ou busca precisão profissional para desenhos técnicos exigentes, a Staedtler é uma escolha segura. Ela entrega traços mais limpos, materiais mais duráveis e uma performance que realmente faz diferença nos detalhes finais do projeto.
- Melhores marcas de lápis de cor para artistas
- Marcas recomendadas de lápis de cor
- Recomendações de marcas de lápis de cor!
Minha escolha pessoal
Hoje em dia, eu misturo os dois mundos:
- Uso a lapiseira e a borracha da Staedtler;
- Mas mantenho alguns grafites e canetas da Pentel como opção reserva — principalmente para esboços ou estudos mais rápidos.
Ter conhecido os dois lados me ajudou muito a montar um estojo mais eficiente e que combina qualidade com praticidade.