Já ouvi falar bem da Kingston, Crucial e WD. Mas tem alguma que se destaque mais em desempenho e durabilidade?
Olha, depois de muita pesquisa e alguns testes práticos, a marca que mais me impressionou em termos de velocidade foi a Samsung. Eu uso o modelo Samsung 980 PRO NVMe no meu desktop, e o desempenho é surreal.
O sistema inicia em segundos, os programas abrem instantaneamente e até os jogos carregam muito mais rápido.
Não é o mais barato do mercado, mas vale cada centavo pelo que entrega. Sem falar na confiabilidade. Eu trabalho com edição de vídeo e renderização pesada, e até hoje ele nunca me deixou na mão.
Recentemente fiz um upgrade no meu notebook e optei por um SSD da WD_BLACK. Eu escolhi o modelo SN850X, que tem leitura e gravação absurdamente rápidas.
Ele me chamou a atenção por ser voltado para gamers, mas confesso que o que mais gostei foi como ele acelerou tarefas do dia a dia, como transferências de arquivos grandes e abertura de programas pesados.
WD tem tradição em armazenamento e, sinceramente, não tenho o que reclamar. Super indico pra quem quer performance de ponta.
Se eu tivesse que recomendar um SSD bom e com excelente custo-benefício, seria o da Crucial, mais especificamente o Crucial P5 Plus.
Pode não ser o mais rápido do mercado, mas ele entrega uma performance sólida e estável por um preço bem mais acessível que os modelos top de linha da Samsung ou WD.
No meu caso, eu precisava de mais velocidade para edição de fotos e multitarefa, e ele deu conta tranquilo.
Fora que o software da Crucial ajuda bastante na hora de clonar o HD antigo e migrar pro SSD novo.
Eu sou entusiasta de hardware e já testei várias marcas por conta de upgrades que faço pra amigos. Um SSD que me surpreendeu muito foi o Sabrent Rocket 4 Plus.
Ele usa a interface PCIe Gen4 e voa baixo. Literalmente. Em benchmarks, ele chega a bater 7.000 MB/s de leitura!
Claro, pra aproveitar esse tipo de velocidade, a placa-mãe tem que ser compatível com PCIe 4.0, senão não adianta.
Mas se for, é uma das melhores opções do mercado atualmente. Sem falar que o acabamento dele é premium, com dissipador de calor e tudo.
Galera como escolher um bom SSD?
Pra mim, que uso o PC tanto pra trabalhar quanto pra jogar, o Kingston Fury Renegade é o SSD que mais fez diferença. Eu já conhecia a marca pelos módulos de RAM, mas resolvi dar uma chance ao SSD deles.
Que diferença, viu? A inicialização do Windows ficou muito mais rápida, os mapas dos jogos carregam quase instantaneamente e até a exportação de vídeos ficou mais ágil.
É uma opção top, com performance digna dos melhores NVMe Gen4 do mercado.
Não é a marca mais badalada, mas eu tive uma experiência excelente com a ADATA, especificamente o modelo XPG GAMMIX S70 Blade.
Ele foi mais em conta do que os concorrentes e mesmo assim entregou velocidades altíssimas. Além disso, já vem com dissipador térmico, o que ajuda a manter o desempenho mesmo sob carga pesada.
Eu uso pra edição de áudio e ele nunca engasgou. A XPG tem crescido muito no mercado gamer e de alto desempenho, e pelo menos até agora, tem se mostrado confiável.
Quando eu decidi trocar o HD do meu notebook por um SSD, o que me pegou de cara foi a velocidade.
Mas, além disso, comecei a pesquisar sobre as marcas e o tipo de memória. Eu descobri que os SSDs NVMe são bem mais rápidos que os SATA, então se seu PC tiver slot M.2, vale muito a pena investir num NVMe.
Só que tem que ficar de olho na capacidade também: não adianta ter um SSD rápido, mas que não armazene tudo que você precisa.
Para mim, o ideal foi equilibrar velocidade, capacidade e preço. Também olhei as avaliações e garantia da marca isso ajuda a evitar dor de cabeça depois.
Na minha experiência, a durabilidade é um ponto crucial que muita gente esquece. SSD não tem partes móveis, o que já dá uma vantagem, mas eles têm um limite de gravações (TBW).
Por isso, ao escolher um SSD, eu sempre olho o TBW que o fabricante informa é basicamente a “vida útil” do dispositivo em termos de dados escritos. Se você trabalha com edição de vídeo, por exemplo, que grava e apaga muitos arquivos, um SSD com TBW maior vale a pena.
Outra coisa: prefira marcas confiáveis, que dão garantia e suporte no Brasil. Isso para mim faz toda diferença.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
- Quanto de RAM o AutoCAD precisa?
- Melhor marca de HD para armazenamento
- Como aumentar a vida útil do seu HD externo
- Qual é o melhor HD para PC gamer?
- O que substitui o HD do notebook?
- Qual o melhor HD interno para notebook?
- O que um notebook de arquiteto precisa ter?
- Qual o melhor processador para engenharia?
- Dicas para HD interno
- Qual a melhor placa de vídeo para notebook?
- SSD: Samsung realmente é a melhor ou tem marcas equivalentes mais baratas?
Uma coisa que me ajudou muito na hora de escolher meu SSD foi montar uma lista de prioridades. Vou compartilhar aqui, porque talvez ajude quem está perdido também:
Velocidade: Prefira NVMe, que é mais rápido que SATA.
Capacidade: Pense no que você vai armazenar (jogos, vídeos, documentos).
Preço: Compare o custo por GB, nem sempre o mais caro é o melhor.
Durabilidade: Veja o TBW e a garantia do fabricante.
Compatibilidade: Verifique se seu computador aceita NVMe M.2 ou só SATA.
Com essa lista em mãos, fica muito mais fácil filtrar as opções e não comprar algo que não vai atender suas necessidades.
Eu já caí na cilada de comprar um SSD muito barato e acabar me frustrando depois. O problema é que alguns modelos “genéricos” podem até parecer bons no papel, mas na prática o desempenho não é legal, e a durabilidade deixa a desejar.
Por isso, eu sempre faço questão de pesquisar reviews e vídeos de quem testou o produto. Além disso, é importante saber que nem todo SSD NVMe é igual: os mais baratos podem não entregar toda a velocidade prometida.
Para quem busca performance, vale a pena investir em marcas como Samsung, Western Digital ou Kingston, que eu sei que têm garantia e qualidade.