Quais são as melhores marcas de SSD para quem quer mais velocidade no PC?

Já ouvi falar bem da Kingston, Crucial e WD. Mas tem alguma que se destaque mais em desempenho e durabilidade?

7 curtidas

Olha, depois de muita pesquisa e alguns testes práticos, a marca que mais me impressionou em termos de velocidade foi a Samsung. Eu uso o modelo Samsung 980 PRO NVMe no meu desktop, e o desempenho é surreal.

O sistema inicia em segundos, os programas abrem instantaneamente e até os jogos carregam muito mais rápido.

Não é o mais barato do mercado, mas vale cada centavo pelo que entrega. Sem falar na confiabilidade. Eu trabalho com edição de vídeo e renderização pesada, e até hoje ele nunca me deixou na mão.

7 curtidas

Recentemente fiz um upgrade no meu notebook e optei por um SSD da WD_BLACK. Eu escolhi o modelo SN850X, que tem leitura e gravação absurdamente rápidas.

Ele me chamou a atenção por ser voltado para gamers, mas confesso que o que mais gostei foi como ele acelerou tarefas do dia a dia, como transferências de arquivos grandes e abertura de programas pesados.

WD tem tradição em armazenamento e, sinceramente, não tenho o que reclamar. Super indico pra quem quer performance de ponta.

5 curtidas

Se eu tivesse que recomendar um SSD bom e com excelente custo-benefício, seria o da Crucial, mais especificamente o Crucial P5 Plus.

Pode não ser o mais rápido do mercado, mas ele entrega uma performance sólida e estável por um preço bem mais acessível que os modelos top de linha da Samsung ou WD.

No meu caso, eu precisava de mais velocidade para edição de fotos e multitarefa, e ele deu conta tranquilo.

Fora que o software da Crucial ajuda bastante na hora de clonar o HD antigo e migrar pro SSD novo.

4 curtidas

Eu sou entusiasta de hardware e já testei várias marcas por conta de upgrades que faço pra amigos. Um SSD que me surpreendeu muito foi o Sabrent Rocket 4 Plus.

Ele usa a interface PCIe Gen4 e voa baixo. Literalmente. Em benchmarks, ele chega a bater 7.000 MB/s de leitura!

Claro, pra aproveitar esse tipo de velocidade, a placa-mãe tem que ser compatível com PCIe 4.0, senão não adianta.

Mas se for, é uma das melhores opções do mercado atualmente. Sem falar que o acabamento dele é premium, com dissipador de calor e tudo.

5 curtidas

Galera como escolher um bom SSD?

5 curtidas

Pra mim, que uso o PC tanto pra trabalhar quanto pra jogar, o Kingston Fury Renegade é o SSD que mais fez diferença. Eu já conhecia a marca pelos módulos de RAM, mas resolvi dar uma chance ao SSD deles.

Que diferença, viu? A inicialização do Windows ficou muito mais rápida, os mapas dos jogos carregam quase instantaneamente e até a exportação de vídeos ficou mais ágil.

É uma opção top, com performance digna dos melhores NVMe Gen4 do mercado.

4 curtidas

Não é a marca mais badalada, mas eu tive uma experiência excelente com a ADATA, especificamente o modelo XPG GAMMIX S70 Blade.

Ele foi mais em conta do que os concorrentes e mesmo assim entregou velocidades altíssimas. Além disso, já vem com dissipador térmico, o que ajuda a manter o desempenho mesmo sob carga pesada.

Eu uso pra edição de áudio e ele nunca engasgou. A XPG tem crescido muito no mercado gamer e de alto desempenho, e pelo menos até agora, tem se mostrado confiável.

5 curtidas

Quando eu decidi trocar o HD do meu notebook por um SSD, o que me pegou de cara foi a velocidade.

Mas, além disso, comecei a pesquisar sobre as marcas e o tipo de memória. Eu descobri que os SSDs NVMe são bem mais rápidos que os SATA, então se seu PC tiver slot M.2, vale muito a pena investir num NVMe.

Só que tem que ficar de olho na capacidade também: não adianta ter um SSD rápido, mas que não armazene tudo que você precisa.

Para mim, o ideal foi equilibrar velocidade, capacidade e preço. Também olhei as avaliações e garantia da marca isso ajuda a evitar dor de cabeça depois.

4 curtidas

Na minha experiência, a durabilidade é um ponto crucial que muita gente esquece. SSD não tem partes móveis, o que já dá uma vantagem, mas eles têm um limite de gravações (TBW).

Por isso, ao escolher um SSD, eu sempre olho o TBW que o fabricante informa é basicamente a “vida útil” do dispositivo em termos de dados escritos. Se você trabalha com edição de vídeo, por exemplo, que grava e apaga muitos arquivos, um SSD com TBW maior vale a pena.

Outra coisa: prefira marcas confiáveis, que dão garantia e suporte no Brasil. Isso para mim faz toda diferença.

5 curtidas

Aqui no Forúm temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!

4 curtidas

Uma coisa que me ajudou muito na hora de escolher meu SSD foi montar uma lista de prioridades. Vou compartilhar aqui, porque talvez ajude quem está perdido também:

Velocidade: Prefira NVMe, que é mais rápido que SATA.

Capacidade: Pense no que você vai armazenar (jogos, vídeos, documentos).

Preço: Compare o custo por GB, nem sempre o mais caro é o melhor.

Durabilidade: Veja o TBW e a garantia do fabricante.

Compatibilidade: Verifique se seu computador aceita NVMe M.2 ou só SATA.

Com essa lista em mãos, fica muito mais fácil filtrar as opções e não comprar algo que não vai atender suas necessidades.

5 curtidas

Eu já caí na cilada de comprar um SSD muito barato e acabar me frustrando depois. O problema é que alguns modelos “genéricos” podem até parecer bons no papel, mas na prática o desempenho não é legal, e a durabilidade deixa a desejar.

Por isso, eu sempre faço questão de pesquisar reviews e vídeos de quem testou o produto. Além disso, é importante saber que nem todo SSD NVMe é igual: os mais baratos podem não entregar toda a velocidade prometida.

Para quem busca performance, vale a pena investir em marcas como Samsung, Western Digital ou Kingston, que eu sei que têm garantia e qualidade.

5 curtidas