Quais são os melhores produtos para quem tem joanete?

Sofro com bastante desconforto devido ao joanetes. Alguém aqui pode me indicar produtos que sejam bons para amenizar um pouco a dor e melhorar minha qualidade de vida?

5 curtidas

Oi! Trabalho com pacientes que têm joanetes há alguns anos e sei bem como o desconforto pode atrapalhar até tarefas simples do dia a dia.
A boa notícia é que existem produtos que aliviam bastante a dor e ajudam a evitar que o problema avance.

Vou te passar um guia bem completo, dividido por tipo de produto, com base na minha experiência clínica e pessoal.

1. Produtos para aliviar a dor e o atrito

Aqui o objetivo é proteger a área do joanete e impedir que o sapato continue pressionando a articulação.

• Protetores de joanete de silicone – os das marcas Mercur e Ortho Pauher são ótimos. Eles criam uma barreira entre o osso e o calçado, reduzindo o atrito.

• Almofadinhas ou bolsas de gel – ideais pra quem anda muito. Absorvem o impacto e trazem alívio imediato.

• Curativos de gel tipo “segunda pele” (como o Hydrogel Nexcare): perfeitos pra quando a região está mais sensível.

2. Para corrigir e prevenir agravamento

Mesmo que o joanete já exista, dá pra evitar que ele aumente e até melhorar o alinhamento com o uso diário de alguns itens:

• Separadores de dedos em silicone: mantêm o dedão no eixo natural e aliviam a compressão.

• Palmilhas ortopédicas personalizadas: se o problema vem do formato do pé (como pé plano ou cavo), isso ajuda muito!

• Tiras noturnas corretivas (bunion corrector): aparelhos leves que realinham o dedão enquanto você dorme.

3. Cremes, pomadas e óleos calmantes

A inflamação é um dos grandes vilões da dor. Então vale apostar em produtos que trazem efeito anti-inflamatório e relaxante:

• Pomadas com arnica, mentol e cânfora (como Calminex Ice ou Arnica Gel).

• Óleos essenciais: o de lavanda acalma e melhora a circulação; o de alecrim é ótimo pra massagear o pé antes de dormir.

• Géis crioterápicos: ideais pra usar depois de um dia cansativo, porque refrescam e desincham.

Uma boa prática é fazer uma automassagem de 5 minutos antes de dormir — movimentos circulares ao redor do joanete ajudam a reduzir o inchaço.

4. Calçados que fazem a diferença

Sapatos errados são o principal fator que piora o joanete. Então, busque calçados com:

• Bico arredondado e largo;

• Palmilha macia e anatômica;

• Salto de até 3 cm no máximo.

Marcas boas pra quem tem joanete:
Usaflex, Piccadilly, Comfortflex, Skechers (linha Go Walk) e Beira Rio Conforto.

Se sua busca é mais focada em calçados, também recomendo esse fórum aqui:

5. Dica bônus: rotina diária simples

1. Deixe os pés de molho em água morna com sal grosso e óleo essencial por 15 minutos.

2. Faça alongamentos dos dedos e da sola do pé.

3. Use o protetor de silicone durante o dia.

4. Antes de dormir, massageie com o creme anti-inflamatório.

Essa rotina, se feita todos os dias, costuma reduzir muito a dor em 1 a 2 semanas.

Se quiser ver como fazer a massagem, esse vídeo explica direitinho:

Resumo rápido pra facilitar

Tipo de produto Exemplo Benefício principal
Protetor de silicone Ortho Pauher Reduz atrito
Separador de dedos Mercur Alinha e relaxa o dedão
Pomada de arnica Calminex Ice Diminui dor e inflamação
Sapato anatômico Usaflex, Skechers Evita pressão e melhora o apoio

Com esses cuidados e produtos certos, dá pra viver sem dor e com muito mais conforto.

E se o incômodo for constante, vale procurar um fisioterapeuta ou ortopedista pra indicar o melhor suporte personalizado.

5 curtidas

Oi! Tenho joanetes também :weary_face: e o que mais me ajudou foi o protetor de joanete de gel (uso o da Ortho Pauher, comprei na farmácia mesmo).
Além disso:

• Uso o calçado da linha Comfortflex, que tem forma mais larga e não aperta o pé.

• E sempre que o pé tá muito dolorido, aplico gelo com um pano por uns 10 minutos.

Nada milagroso, mas o combo faz diferença!

4 curtidas

Testei um monte de coisas até achar o que realmente fez diferença. Aqui vai meu “ranking pessoal” :backhand_index_pointing_down:

Produto Função Nota pessoal
Protetor de Joanete em Gel (Mercur) Reduz atrito e dor ao andar :star::star::star::star:
Separador de Dedos em Silicone Melhora o alinhamento :star::star::star::star::star:
Creme Relaxante com Arnica e Mentol Alívio rápido :star::star::star:☆☆
Tênis Skechers Go Walk Macio e com bico largo :star::star::star::star::star:

A dica de ouro é: evite sapatos pontudos e saltos altos, mesmo que por pouco tempo. Eles pioram tudo.

4 curtidas

Oi! Tenho joanetes desde os 30 e sei o quanto isso pode incomodar :sad_but_relieved_face:. Depois de muita pesquisa e tentativas, encontrei um kit de cuidados que me salvou!

:woman_getting_massage: Rotina que sigo todo dia

1. De manhã: coloco o separador de silicone entre o dedão e o segundo dedo.

2. Durante o dia: uso sapatos anatômicos (os da Usaflex são os que mais gosto).

3. No fim do dia: deixo os pés de molho em água morna com sal grosso e óleo de lavanda por 15 minutos.

4. Antes de dormir: aplico pomada com arnica e cânfora e faço uma massagem leve.

:light_bulb: Outros produtos que recomendo

• Palmilha ortopédica com apoio lateral (ajuda a distribuir o peso).

• Meia com compressão leve, que melhora a circulação.

Deixo aqui um vídeo ótimo que me ajudou a entender melhor o tratamento:

Essa rotina realmente mudou minha qualidade de vida. :heart:

5 curtidas

Uso muita coisa natural! Faço um spa dos pés toda semana:

• Compressa morna com chá de camomila e sal de Epsom (ótimo pra desinchar).

• Depois aplico óleo de copaíba — ele tem efeito anti-inflamatório natural.

• E pra manter o conforto no dia a dia, ando com sapatilhas ortopédicas da Beira Rio Conforto, são lindas e macias.

Ah, e evito sapatos duros a todo custo. Meu lema: se o pé não tá feliz, o corpo todo sofre. :woman_getting_massage:

5 curtidas

Eu também tenho joanete e sei bem o que é sentir dor pra calçar qualquer sapato :pensive_face:.
O que me ajuda é usar sandálias anatômicas da Piccadilly e protetores de silicone que custam baratinho na farmácia.
Antes de dormir, passo arnica com um pouquinho de óleo de coco, e o pé amanhece leve.

Nada profissional, mas é o que tem funcionado pra mim :sparkling_heart:

5 curtidas

Eu também sofro com joanete há anos, principalmente no pé direito. O que mais me ajudou foi trocar totalmente o tipo de calçado. Hoje só uso sapatos com bico arredondado e tecido maleável, e no dia a dia prefiro tênis da Skechers (linha Go Walk) — são leves e super confortáveis.

Além disso, uso um separador de silicone entre os dedos à noite, o que ajuda a aliviar a pressão e a dor no dedão.

1 curtida

Passei por isso e sei bem o quanto incomoda. Testei de tudo, mas o que fez diferença pra mim foram:

• Protetores de joanete em gel (você encontra fácil em farmácia);
  • Sandálias anatômicas com palmilha ortopédica, tipo as da Usaflex;
  • Pomadas anti-inflamatórias leves, como diclofenaco gel.
    Uso à noite depois do banho e melhora bastante o inchaço.
1 curtida

O que me salvou foi investir em produtos específicos. Eu comprei um ajustador noturno de joanete na Amazon (parece um mini aparelho ortopédico). Ele ajuda o dedo a se alinhar e, com o tempo, a dor diminui muito.

Durante o dia, gosto de usar meias com compressão leve, que ajudam na circulação e reduzem o desconforto.

1 curtida

Já experimentei de tudo, mas o que fez diferença foi mudar completamente o calçado. Uso muito a marca Beira Rio Conforto, e também tenho um modelador corretivo de silicone que uso à noite.

Quando a dor aperta, aplico pomada Calminex ou Cataflan gel e deixo o pé relaxando. O alívio é quase imediato.

1 curtida

Nossa, adorei o nível de detalhe, sério! Eu sempre via esses separadores de silicone, mas nunca soube se realmente faziam diferença.

Você acha que vale a pena usar mesmo durante o dia, com o sapato fechado? Ou incomoda muito?

1 curtida

Só quem tem joanete sabe o quanto um sapato mal escolhido pode acabar com o dia. Depois que troquei por modelos da Skechers e passei a usar palmilhas ortopédicas, parece outro mundo.

O pé não esquenta tanto e a pressão na articulação some.

1 curtida

Oi, @AmaliaBorges!

Vale sim, mas depende do modelo. Eu uso um mais fininho da Ortho Pauher que é bem discreto e dá pra usar até com tênis.

Só evito nos dias mais quentes, porque pode esquentar um pouco. Se for um sapato mais justo, recomendo deixar pra usar o separador só em casa ou à noite.

1 curtida

Eu testei esse corretor noturno que você indicou e realmente funciona. Não faz milagre, mas diminui a rigidez do dedão.

Depois de umas duas semanas de uso, já consegui calçar meus tênis sem sentir dor. Só tem que ser disciplinado pra usar todo dia.

1 curtida

Excelente conteúdo! Eu usava só protetor de joanete, mas nunca tinha pensado em combinar com a rotina de banho de pés.

Fiz por curiosidade e o alívio é instantâneo. Água morna, sal grosso e umas gotinhas de óleo essencial de lavanda, perfeito.

1 curtida

Adorei as indicações, @catarinasa, principalmente das marcas de calçados. Você acha que os da Comfortflex têm o mesmo conforto dos da Usaflex?

1 curtida

O Calminex Ice é uma benção pra quem tem joanete. Uso depois do banho, deixo os pés um pouco elevados e aplico o gel geladinho.

Em cinco minutos já sinto a dor diminuir. Agora virou parte da minha rotina.

1 curtida

Boa pergunta, Cris! Eu diria que os dois são confortáveis, mas com propostas diferentes:

• Usaflex é mais macia e indicada pra quem já sente dor.
  • Comfortflex tem bom custo-benefício, mas a palmilha é um pouco mais firme.
    Se puder, testa as duas marcas — às vezes muda até de modelo pra modelo.
1 curtida

@TadeuYpiranga, tenho a certeza de que o pessoal aqui já te ajudou bastante. Mas, você sabia que aqui no Fórum Produtos Reviews temos outros tópicos falando sobre esse tema?

Que tal dar uma olhada?

Fora isso, temos outros temas que fala sobre o conforto em sapatos que podem ser bastante úteis também! Olha só: