Estou começando a aprender piano e estou em busca de um teclado adequado para iniciantes. Quais marcas e modelos são recomendados para isso?
Olha, eu comecei do zero mesmo, sem saber nada de música, e depois de muita pesquisa e alguns conselhos de professores, optei pelo Yamaha P-45.
Ele tem teclas com peso, ou seja, imitam o toque do piano acústico, o que pra mim foi essencial, porque desde o início eu queria ter uma sensação mais real do instrumento.
Também gostei que ele tem um som limpo e não tem aquele monte de botões que mais confundem do que ajudam. Pra quem tá começando e quer uma base sólida, recomendo muito!
Não é dos mais baratos, mas é um investimento que vale a pena se você estiver realmente interessado em aprender.
Comecei na pandemia, meio no impulso, e comprei um Casio CT-S300 porque vi boas avaliações e ele tava com um preço ótimo. Me surpreendi demais!
Ele tem teclas leves, que são ótimas pra quem nunca tocou nada antes, e tem umas funções legais pra brincar, como ritmos e efeitos.
Acho que, pra um iniciante, esse tipo de teclado mais “brincalhão” ajuda a manter a motivação. Claro que não é igual a um piano de verdade, mas pro início ele me serviu super bem.
Hoje em dia eu penso em trocar por um com teclas pesadas, mas ele foi perfeito pra dar o primeiro passo.
Gente é dificil aprender a tocar piano?
Eu fui direto na dica de um professor que me disse: “se você quer aprender piano de verdade, comece com um teclado de 88 teclas e ação ponderada”.
Segui a dica e comprei um Roland FP-10. O toque é maravilhoso, muito próximo de um piano acústico, e a resposta das teclas faz muita diferença.
Fora que o som dele é lindo, bem encorpado. Não tem muitas firulas, o que é bom, porque me concentrei no básico e não fiquei me distraindo.
Acho que quem realmente tá comprometido em aprender deveria investir em algo assim logo no começo.