Estou começando a aprender piano e estou em busca de um teclado adequado para iniciantes. Quais marcas e modelos são recomendados para isso?
Olha, eu comecei do zero mesmo, sem saber nada de música, e depois de muita pesquisa e alguns conselhos de professores, optei pelo Yamaha P-45.
Ele tem teclas com peso, ou seja, imitam o toque do piano acústico, o que pra mim foi essencial, porque desde o início eu queria ter uma sensação mais real do instrumento.
Também gostei que ele tem um som limpo e não tem aquele monte de botões que mais confundem do que ajudam. Pra quem tá começando e quer uma base sólida, recomendo muito!
Não é dos mais baratos, mas é um investimento que vale a pena se você estiver realmente interessado em aprender.
Comecei na pandemia, meio no impulso, e comprei um Casio CT-S300 porque vi boas avaliações e ele tava com um preço ótimo. Me surpreendi demais!
Ele tem teclas leves, que são ótimas pra quem nunca tocou nada antes, e tem umas funções legais pra brincar, como ritmos e efeitos.
Acho que, pra um iniciante, esse tipo de teclado mais “brincalhão” ajuda a manter a motivação. Claro que não é igual a um piano de verdade, mas pro início ele me serviu super bem.
Hoje em dia eu penso em trocar por um com teclas pesadas, mas ele foi perfeito pra dar o primeiro passo.
Gente é dificil aprender a tocar piano?
Eu fui direto na dica de um professor que me disse: “se você quer aprender piano de verdade, comece com um teclado de 88 teclas e ação ponderada”.
Segui a dica e comprei um Roland FP-10. O toque é maravilhoso, muito próximo de um piano acústico, e a resposta das teclas faz muita diferença.
Fora que o som dele é lindo, bem encorpado. Não tem muitas firulas, o que é bom, porque me concentrei no básico e não fiquei me distraindo.
Acho que quem realmente tá comprometido em aprender deveria investir em algo assim logo no começo.
No meu caso, eu precisava de algo portátil, porque meu espaço em casa é bem limitado. Acabei optando por um Yamaha NP-32, que tem 76 teclas e é bem leve.
Ele não tem teclas pesadas, mas tem um toque suave muito gostoso e um som limpo que me encantou.
Pra estudar teoria, treinar escalas e desenvolver a coordenação, ele foi mais do que suficiente. Acho que é um ótimo intermediário entre um teclado simples e um piano digital. E como é leve, eu levo pra casa de amigos, aulas presenciais e até pra ensaios.
Olha, pra mim aprender a tocar piano foi desafiador, sim. Principalmente no começo, quando tudo parece confuso duas mãos fazendo coisas diferentes, partitura parecendo outro idioma…
Eu achava que nunca ia sair do lugar. Mas com o tempo, fui percebendo que a dificuldade não estava no instrumento em si, mas na constância.
Quando comecei a praticar todo dia, mesmo que fosse só 20 minutos, tudo mudou. Hoje eu ainda não sou nenhum Beethoven, mas tocar uma música que gosto no fim do dia me traz uma paz imensa. Então sim, pode ser difícil, mas também é uma das experiências mais recompensadoras que já vivi.
Sabe o que achei mais difícil no piano? Não foi entender a teoria, nem decorar as teclas, mas ter paciência comigo mesmo.
Eu sou muito ansioso, quero aprender tudo de uma vez, e o piano simplesmente não permite isso. Ele exige que a gente respeite o tempo do corpo e da mente.
Teve dia que eu saí frustrado da prática, achando que nunca ia conseguir. Mas, com o tempo, fui entendendo que esse processo lento é parte do aprendizado.
Hoje, cada pequena conquista como acertar um trecho difícil vira motivo de comemoração. Então sim, é difícil, mas o maior obstáculo, no meu caso, fui eu mesmo.
Pra ser sincero, eu sempre achei que piano fosse coisa de gente superdotada ou com ouvido absoluto. Mas quando decidi tentar por curiosidade, percebi que essa imagem é meio exagerada.
É claro que exige dedicação e prática, como qualquer instrumento, mas eu me surpreendi com o quanto é possível evoluir rápido quando você se diverte no processo.
Eu comecei com músicas simples que eu amava, tipo trilhas de filmes ou temas de videogame. Isso me motivava a continuar.
Então pra mim, aprender a tocar piano foi muito mais fácil do que eu imaginava justamente porque eu parei de focar no “difícil” e comecei a curtir o caminho.
Dá uma olhada nesses links, pode te interessar!
- Teclado bom e barato musical?
- Teclado musical Casio é bom?
- Que teclados baratos são bons para igreja?
- Qual a melhor marca de teclado musical para iniciantes
- Qual o melhor teclado bom e barato Yamaha?
- Teclado Roland é bom?
- Qual o melhor teclado Yamaha para tocar na igreja?
- Teclado Yamaha DGX-230 é bom?
- Quais são os melhores reclado para iniciantes Yamaha?