Qual a diferença entre o fogão a lenha número 2 e o número 3?

Ah, os fogões a lenha… Quem já teve a oportunidade de cozinhar em um sabe que o sabor da comida ganha um toque especial! Mas na hora de escolher um modelo, muitas dúvidas aparecem. E uma das perguntas mais comuns é: qual a diferença entre o fogão a lenha número 2 e o número 3?

Se você também está nessa dúvida, não se preocupe! Vou te explicar de forma clara e detalhada as principais diferenças entre esses dois modelos, para que você faça a melhor escolha para sua casa.

Tamanho: a principal diferença

A primeira e mais perceptível diferença entre o fogão a lenha número 2 e o número 3 está no tamanho. O modelo número 3 é maior do que o número 2, tanto na largura quanto na altura e profundidade. Isso significa que ele permite o uso de panelas maiores e, consequentemente, dá mais liberdade na hora de cozinhar.

Para ficar mais claro, veja essa tabela comparativa com as medidas médias dos dois modelos:

Característica Fogão nº 2 Fogão nº 3
Comprimento 80 cm 100 cm
Largura 50 cm 60 cm
Altura 70 cm 75 cm
Tamanho da chapa Médio Grande
Capacidade de lenha Menor Maior

Se o espaço da sua cozinha for pequeno, talvez o fogão número 2 seja a melhor opção. Mas se você gosta de cozinhar para muitas pessoas e tem espaço disponível, o número 3 pode ser mais vantajoso.

Capacidade de aquecimento

Outra grande diferença entre os dois modelos é a capacidade de aquecimento. Como o fogão nº 3 é maior e comporta mais lenha, ele aquece mais rapidamente e mantém o calor por mais tempo. Isso é uma vantagem se você precisa cozinhar por longos períodos ou quer um fogão que também aqueça o ambiente nos dias frios.

Já o fogão nº 2 aquece um pouco menos, mas ainda assim entrega aquele calor aconchegante e eficiente para o preparo dos alimentos.

Consumo de lenha

Aqui entra um ponto importante: o consumo de lenha. Como o fogão número 3 tem uma câmara de combustão maior, ele acaba consumindo mais lenha para manter o fogo aceso. Isso pode ser um fator determinante para quem quer economizar ou não tem um grande espaço para armazenar lenha.

Se o objetivo é ter um fogão econômico e prático para o dia a dia, o número 2 pode ser mais indicado. Mas se você não se importa em gastar um pouco mais de lenha para ter um fogão mais potente, o número 3 pode ser a melhor escolha.

Praticidade e funcionalidade

Outro ponto que vale a pena considerar é a praticidade no uso diário. O fogão a lenha número 2 é mais compacto e fácil de instalar, o que pode ser ideal para cozinhas menores ou para quem não quer um equipamento muito grande.

Já o número 3, por ser maior, pode oferecer mais opções de cozimento, já que comporta mais panelas ao mesmo tempo. Isso é ótimo para quem gosta de preparar várias receitas simultaneamente.

Qual escolher?

A escolha entre o fogão a lenha número 2 e o número 3 depende muito do seu espaço disponível, da sua necessidade e do quanto você pretende gastar em lenha.

Para te ajudar a decidir, veja esse resumo das principais vantagens de cada um:

:white_check_mark: Fogão número 2

• Compacto e ocupa menos espaço
  • Econômico no consumo de lenha
  • Fácil de instalar e manusear

:white_check_mark: Fogão número 3

• Maior capacidade de aquecimento
  • Permite cozinhar mais alimentos ao mesmo tempo
  • Mantém o calor por mais tempo

Se você tem uma cozinha pequena e quer praticidade, o número 2 pode ser a melhor opção. Mas se você gosta de cozinhar para muitas pessoas e quer mais potência, o número 3 será um grande aliado.

Dica pessoal: E pra mim a melhor marca de fogão a lenha são os da Venax!

7 curtidas

Muito bom o post! Eu tenho um fogão a lenha número 2 na minha chácara e gosto bastante, mas às vezes sinto que falta espaço para cozinhar para a família toda. Será que vale a pena trocar pelo número 3?

5 curtidas

Eu troquei o meu número 2 pelo número 3 justamente por esse motivo! Aqui em casa sempre tem visita, e o número 2 ficava pequeno demais. O número 3 foi a melhor escolha, porque consigo cozinhar mais pratos ao mesmo tempo.

4 curtidas

O número 3 não gasta muito mais lenha? Eu estava pensando em pegar um, mas fiquei preocupado com isso.

4 curtidas

Realmente ele consome um pouco mais de lenha, mas em compensação, mantém o calor por mais tempo. Eu costumo deixar a chapa quente por horas, mesmo depois de apagar o fogo. Se você tem lenha de sobra, não vai sentir tanta diferença.

5 curtidas