Qual a melhor marca de lápis de cor para quem é mais exigente no desenho artístico?

Estou começando a desenhar mais sério e queria investir em bons lápis de cor. Faber-Castell ou Prismacolor? Alguém tem experiência com essas marcas para trabalhos mais detalhados?

7 curtidas

Olha, depois de muitos testes e frustrações, cheguei à conclusão de que a Faber-Castell Polychromos é a marca que realmente entrega o que promete.

Eu sou bem exigente com saturação, mistura de cores e resistência da ponta, e esses lápis são simplesmente impecáveis.

Eles têm um pigmento absurdamente vibrante, não deixam aquele pozinho incômodo no papel e o melhor: são à base de óleo, então não ficam encerados.

Consigo fazer camadas e mais camadas sem perder definição. Eu já testei outras marcas profissionais, como Prismacolor e Derwent, mas a constância da Polychromos é incomparável, principalmente se você gosta de detalhamento minucioso. Vale cada centavo, mesmo sendo mais caro.

5 curtidas

Eu sou do tipo que gosta de experimentar tudo, mas quando o assunto é exigência e qualidade, não tem jeito: os Prismacolor Premier ainda são os meus favoritos.

A textura é ultra macia, e isso facilita demais pra quem trabalha com blending e degradês complexos. A cor se deposita de forma muito uniforme, quase como se fosse uma pintura com giz pastel seco.

O único ponto negativo é que a mina quebra com facilidade se você derrubar ou apontar errado, então tem que ter cuidado. Mas pra retratos realistas e trabalhos mais sensíveis, a intensidade e suavidade deles me ganham sempre.

5 curtidas

Já tive fases bem diferentes na arte, mas hoje, que foco mais em paisagens e composições grandes com muitos tons naturais, encontrei nos Derwent Lightfast um equilíbrio sensacional.

São lápis de cor profissional com alta resistência à luz ou seja, os desenhos não desbotam com o tempo. Isso é muito importante pra quem vende quadros ou faz exposições.

Além disso, eles têm uma gama de cores muito sofisticada, com muitos tons terrosos e acinzentados, o que é ótimo pra cenas mais realistas.

A textura é firme, o que dá mais controle nos detalhes. Recomendo muito pra quem é exigente com durabilidade e fidelidade de cor.

7 curtidas

Se tem uma marca que me surpreendeu e que eu indico de olhos fechados pra quem quer qualidade é a Caran d’Ache Luminance.

Esses lápis são um sonho. O pigmento é extremamente intenso, eles deslizam no papel de forma quase cremosa, e a fixação é excelente.

Como eu gosto de desenhar em papéis texturizados, eles se adaptam perfeitamente sem ficar manchando ou abrindo buracos na cor.

A fidelidade do que você vê na ponta é o que aparece no papel. O investimento é alto, mas pra quem leva arte a sério, principalmente retrato hiper-realista ou ilustrações profissionais, é um investimento mais do que válido.

4 curtidas

Gente como escolher bons lápis de cor?

5 curtidas

Depois de muitos anos usando materiais mais acessíveis, eu finalmente comprei um estojo da Faber-Castell Albrecht Dürer, e minha visão sobre lápis de cor mudou completamente.

Eles são aquareláveis, mas mesmo quando uso secos, o desempenho é incrível. O traço é suave, as cores são fortes e tem uma profundidade que outros lápis mais simples não conseguem alcançar.

Quando eu aplico água, então, o resultado é quase como uma aquarela legítima. Eu diria que são ideais pra quem gosta de versatilidade: dá pra fazer desde trabalhos mais delicados até efeitos mais ousados, e tudo com muita precisão.

5 curtidas

Olha, pra mim a escolha de um bom lápis de desenho vem muito da sensação na mão. Não adianta ser uma marca famosa se eu não me sentir confortável desenhando.

Eu gosto de testar antes de comprar em quantidade, então sempre começo comprando um ou dois lápis de graduações diferentes (geralmente H, HB e 2B) pra sentir como deslizam no papel.

Gosto daqueles que têm o grafite macio, mas que não quebram com facilidade, sabe? Também reparo se o lápis aponta bem, sem ficar lascando.

Uma vez comprei um kit baratinho e me arrependi porque parecia que o grafite era esfarelado. Então hoje eu dou preferência pra marcas que eu já testei, mas se for experimentar uma nova, tem que passar pela prova do papel primeiro. Não adianta só confiar na embalagem.

4 curtidas

A minha escolha de lápis pra desenho sempre começa pela finalidade. Se vou fazer um esboço rápido, gosto de um HB ou 2H, que não sujam muito e apagam fácil.

Mas se é um trabalho mais artístico, que vai exigir contraste, sombreamento e textura, aí entro com os 4B, 6B… O segredo, pra mim, tá na qualidade do grafite.

Ele precisa ser consistente do começo ao fim do lápis. Já usei lápis que eram ótimos na ponta e horríveis conforme ia apontando.

Hoje só confio em algumas marcas que sei que mantêm o padrão. Também presto atenção no corpo do lápis prefiro aqueles sextavados porque não ficam rolando na mesa e me dão mais firmeza. E sim, aparência conta um pouco também… se for feio, nem me animo tanto pra desenhar, rs.

5 curtidas

Dá uma olhada nesses links, pode gostar!

https://produtosreviews.com.br/t/qual-a-melhor-marca-de-tinta-acrilica-para-arte/1321

https://produtosreviews.com.br/t/para-desenho-tecnico-e-arquitetonico-staedtler-ou-pentel/4031

https://produtosreviews.com.br/t/qual-e-a-melhor-marca-de-lapis-de-cor-para-quem-busca-resultado-profissional-em-ilustracao-artistica/4050/

4 curtidas

Eu demorei muito pra entender que o preço nem sempre reflete a qualidade quando o assunto é lápis pra desenho. Já usei marcas caras que me decepcionaram e marcas mais simples que me surpreenderam.

O que eu mais levo em conta é a uniformidade do grafite ele não pode ser duro demais nem mole demais, a menos que isso seja o objetivo (tipo num 6B).

Também gosto de reparar se o lápis aceita bem camadas no papel, especialmente quando faço sombreados. Tem alguns que “repelem” a camada de cima, parece que enceram o papel, e isso me atrapalha demais.

Além disso, noto se eles apontam bem, sem quebrar no meio. Nada mais frustrante do que tentar apontar um lápis e o grafite ficar caindo. Já perdi tempo demais com isso.

5 curtidas

Sempre que alguém me pergunta como escolher um bom lápis pra desenhar, eu respondo: testa! Porque cada pessoa tem um jeito diferente de desenhar.

Eu, por exemplo, tenho a mão um pouco mais pesada, então lápis muito macios acabam manchando demais o desenho. Já tentei usar só lápis B porque achava bonito o efeito, mas vi que me dava mais controle com H e HB.

Outra coisa que aprendi foi a prestar atenção na madeira lápis com madeira ruim estragam o apontador e muitas vezes vêm com o grafite fora do centro, o que deixa impossível de usar direito.

Hoje dou muita importância pro conjunto todo: o grafite, a madeira, o acabamento, até o cheiro (sim, tem lápis com cheiro estranho!). Enfim, a escolha ideal é bem pessoal e exige experimentação.

5 curtidas