Qual a melhor marca de notebook para estudantes de engenharia?

Estou estudando engenharia e preciso de um notebook potente. Qual marca vocês recomendam?

9 curtidas

Adquiri o Notebook VAIO FE15 com Intel Core i3 de 11ª geração e 8GB de RAM, e tenho que dizer que estou muito satisfeito com ele.

A tela de 15,6 polegadas Full HD antirreflexo proporciona uma ótima experiência visual, seja para assistir a filmes ou trabalhar em projetos.

O desempenho é fluido, atendendo bem às minhas necessidades diárias, o SSD de 256GB oferece inicializações rápidas e tempo de carregamento ágil para os programas, o que realmente faz a diferença na eficiência.

O Windows 11 Home já vem instalado e tem se mostrado intuitivo e fácil de usar. Recomendo pra quem precisa de programas mais pesados e um computador que não fique travando nesses momentos.

5 curtidas

Dá uma olhada aqui, acho que vai te ajudar a escolher o melhor notebook para o que você precisa.

6 curtidas

Recomendo o notebook HP com processador Intel Core i3-1215U, 8GB de RAM e 256GB de SSD, ele é muito bom super rápido, ele tem uma tela de 15,6 polegadas que oferece uma boa qualidade de imagem, ideal para assistir a vídeos e trabalhar em documentos. O processador de 12ª geração proporciona uma experiência de uso suave, permitindo que eu execute várias tarefas ao mesmo tempo sem lentidão.

O SSD de 256GB é rápido e eficiente, garantindo inicializações rápidas e carregamento ágil dos aplicativos.

Ele já vem com o Windows 11 instalado e tem sido fácil de navegar. Em geral, o Notebook HP é uma excelente opção para quem precisa de um dispositivo confiável e de bom desempenho para uso diário. Recomendo para estudantes e profissionais que buscam um bom custo-benefício.

5 curtidas

Acho que para o seu caso o notebook Positivo Duo 2 em 1 com processador Intel Celeron, 4GB de RAM e 128GB . a tela é muito boa e tem 11,6 polegadas IPS HD é bem nítida e tem boas cores.

O design 2 em 1 é um grande diferencial, permitindo que eu use o dispositivo tanto como laptop quanto como tablet, o que é super prático para minhas necessidades diárias. Apesar do processador Celeron ser mais básico, ele atende bem para tarefas simples como navegação na internet, uso de aplicativos de produtividade e consumo de mídia.

O Windows 11 instalado é fácil de usar e traz uma interface moderna e intuitiva. Embora a capacidade de armazenamento de 128GB seja limitada, é suficiente para arquivos essenciais e aplicativos leves. Recomendo pra quem trabalha em casa e precisa de rapidez e praticidade.

8 curtidas

Oi, @MateusMarques! Como você está? Eu também passei por essa dúvida quando comecei a faculdade de engenharia.

Escolher o notebook ideal para estudantes dessa área não é tão simples, porque muitos programas exigem desempenho alto, e um modelo básico pode não dar conta. Mas calma, vou te ajudar!

O que um estudante de engenharia precisa em um notebook?

Antes de tudo, vamos falar sobre os requisitos mais importantes:

• Processador: O ideal é um Intel Core i5 ou i7 (de preferência da 11ª geração ou superior) ou um AMD Ryzen 5 ou 7.
  • Placa de vídeo (GPU): Uma dedicada, como a NVIDIA GeForce, para programas como AutoCAD, MATLAB e SolidWorks.
  • Memória RAM: Pelo menos 16 GB para garantir que o notebook não trave com multitarefas.
  • Armazenamento: Um SSD de 512 GB ou mais, pois a velocidade faz diferença ao abrir arquivos grandes.
  • Tela: Full HD (1920x1080), para maior conforto visual.
  • Bateria: Duração suficiente para aguentar um dia de aulas e projetos.

Comparação de marcas populares

Aqui estão algumas marcas recomendadas com base no custo-benefício e no desempenho para engenharia:

Marca Desempenho Custo-benefício Destaques
Dell :star::star::star::star::star: :star::star::star::star: Alta durabilidade e suporte técnico confiável. Modelos da linha Inspiron e XPS.
Acer :star::star::star::star: :star::star::star::star::star: Ótimo custo-benefício, como os modelos da linha Aspire e Predator.
Lenovo :star::star::star::star::star: :star::star::star::star: Linha ThinkPad é ótima para tarefas intensas; IdeaPad é mais acessível.
HP :star::star::star::star: :star::star::star: Linha Pavilion e Envy têm boas configurações, mas bateria pode variar.
Apple :star::star::star::star::star: :star::star: MacBook é incrível, mas nem sempre compatível com softwares de engenharia.

Dica: Se puder investir um pouco mais, priorize desempenho. No longo prazo, isso compensa!

Meus favoritos como notebook ideal para estudantes de engenharia:

1. Dell XPS 15: Tela incrível e desempenho robusto.
  2. Acer Predator Helios 300: Potência para quem usa softwares pesados.
  3. Lenovo ThinkPad X1 Extreme: Compacto, mas muito poderoso.
  4. HP Pavilion 15: Um meio-termo entre desempenho e preço.

A escolha depende do seu orçamento, mas não economize em itens essenciais como processador e RAM.

Além disso, considere como o notebook se adapta à sua rotina – peso e portabilidade também contam!

Se precisar de mais ajuda, só chamar!

1 curtida

Escolher o notebook ideal para estudantes de engenharia pode ser desafiador, mas é fundamental optar por modelos que atendam às demandas dos programas usados no curso, como AutoCAD, Revit e MATLAB.

O foco deve estar em desempenho, durabilidade e conforto. Processadores potentes (como Intel Core i5/i7 ou AMD Ryzen 5/7), uma placa de vídeo dedicada, e pelo menos 16 GB de RAM são especificações essenciais para garantir que o equipamento não trave durante tarefas mais exigentes.

• Dell
  • Acer
  • Lenovo
  • HP
  • Apple
  • ASUS
  • Samsung

Ao buscar o notebook ideal para estudantes, é importante considerar também o custo-benefício e a compatibilidade com as suas necessidades específicas.

Modelos como o Dell Inspiron, Acer Aspire 7 e Lenovo ThinkPad são escolhas populares, oferecendo o equilíbrio entre potência e acessibilidade. Para quem precisa de algo premium, o Apple MacBook Pro é uma opção, mas nem sempre é compatível com todos os softwares de engenharia.

No fim, avalie seu orçamento e o tipo de uso que fará, garantindo que o notebook seja um investimento que vai te acompanhar durante toda a faculdade.

1 curtida

Não há uma marca de notebook específica que seja considerada a melhor para estudantes de engenharia, mas existem algumas marcas de notebooks que são recomendadas para estudantes e que podem ser boas para engenheiros, como a Dell, a Lenovo e a Acer:

• Dell

A Dell é uma marca de referência em qualidade. O Dell Vostro 7620 é uma boa opção para quem procura desempenho elevado e uma tela Full HD+.

• Lenovo

A Lenovo tem um catálogo versátil com bom custo-benefício. O Lenovo Ideapad 1i é um dos melhores notebooks para estudantes.

• Acer

A Acer tem opções com qualidade para todos os bolsos. O Acer Nitro 5 é um dos melhores notebooks para engenheiros.

Para estudantes de engenharia, é importante escolher um notebook com um processador rápido e eficiente em termos de energia, como o Intel Core i5 ou i7.

1 curtida

Escolher o notebook ideal para estudantes de engenharia pode parecer complicado, mas focar em configurações como um bom processador, placa de vídeo dedicada e pelo menos 16 GB de RAM já ajuda bastante. Marcas como Dell, Acer, Lenovo e HP costumam oferecer modelos que atendem essas demandas.

Se você ainda está em dúvida, este vídeo pode te ajudar a decidir

Ele traz ótimas dicas sobre especificações e modelos ideais para quem está na faculdade.

Lembre-se de avaliar também o custo-benefício e a compatibilidade com os softwares que você vai utilizar, como AutoCAD ou MATLAB, garantindo um desempenho fluido em todas as tarefas.

1 curtida

Dell Latitude 3520

Se você busca um notebook ideal para estudantes de engenharia, o Dell Latitude 3520 é uma escolha confiável.

Com processadores Intel Core i5 ou i7, ele oferece potência suficiente para lidar com softwares como AutoCAD e MATLAB.

Além disso, seu design é leve e prático, ideal para quem precisa transportar o notebook entre a faculdade e casa.

Um ponto positivo é sua bateria de longa duração, essencial para longos dias de estudo e projetos. Se o seu orçamento está mais ajustado, este modelo oferece um ótimo custo-benefício.

MacBook Pro 16

O MacBook Pro 16 é, sem dúvida, um dos modelos mais avançados do mercado. Para quem busca um notebook ideal para estudantes, ele se destaca em tarefas gráficas intensas, graças ao processador M1 Pro ou M1 Max e sua GPU integrada.

Embora seja mais caro, sua tela Retina de 16 polegadas e a duração de bateria impressionante fazem dele uma excelente escolha para quem valoriza desempenho e design.

Vale lembrar que nem todos os softwares de engenharia são compatíveis com macOS, então verifique suas necessidades antes de investir.

Lenovo IdeaPad Gaming 3i

O Lenovo IdeaPad Gaming 3i é perfeito para quem precisa de um notebook ideal para estudantes que combine desempenho acadêmico e lazer.

Equipado com uma placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce GTX ou RTX, ele roda softwares de engenharia com facilidade e também garante uma ótima experiência em jogos.

Com processadores Intel de alta performance e um design robusto, este modelo é uma escolha versátil para quem precisa de potência, tanto para estudar quanto para relaxar.

Escolher o notebook ideal para estudantes depende das suas prioridades e orçamento. Esses três modelos são ótimas opções que combinam desempenho e funcionalidades para atender às demandas do dia a dia acadêmico. Se precisar de mais dicas, posso ajudar!

1 curtida

Ótima resposta, super detalhada! Concordo que o desempenho do processador e a memória RAM são fundamentais para rodar programas de engenharia.

Eu mesmo utilizo um Dell Inspiron, e ele me atende super bem! Você já considerou incluir o ASUS TUF na lista? Ele também é uma ótima opção para estudantes.

1 curtida

Gostei muito das dicas, principalmente sobre a tabela comparativa entre as marcas. Eu sempre fiquei na dúvida entre Lenovo e Dell, mas acho que vou acabar optando pelo Dell XPS 15.

1 curtida

Ótima análise! Só fiquei pensando na parte do MacBook. Apesar de ser potente, eu já tive problemas de compatibilidade com alguns softwares de engenharia.

Para quem depende muito de AutoCAD e Revit, pode ser um ponto de atenção. Mas para outras tarefas, ele é incrível!

1 curtida

Essa tabela de marcas foi muito útil! Eu ainda estava na dúvida sobre qual marca escolher, mas depois de ler isso, acho que vou de Lenovo ThinkPad. Parece ser uma escolha equilibrada entre custo e desempenho.

1 curtida

Ótimas sugestões! Realmente o SSD faz toda a diferença. Eu troquei meu antigo notebook por um com SSD e nunca mais volto para HD.

Para quem está buscando o notebook ideal para estudantes, essa dica não pode faltar.

1 curtida