Qual a melhor marca de tinta a óleo para quem está começando: Gato Preto ou Corfix?

Vi essas duas marcas nas lojas de arte e não sei qual escolher. Estou começando agora e quero algo de boa qualidade sem gastar muito.

7 curtidas

Comecei a pintar com tinta a óleo tem pouco tempo e optei pela Gato Preto, principalmente porque achei com mais facilidade aqui na minha cidade.

O que me surpreendeu é que, mesmo sendo uma tinta mais acessível, a textura dela é muito gostosa de trabalhar, bem macia, espalha fácil e não tem cheiro forte.

As cores que comprei (terra de siena, azul ultramar e branco de titânio) têm uma pigmentação ótima. A secagem não é tão rápida, o que pra mim é bom, porque ainda estou aprendendo a trabalhar em camadas.

Nunca usei Corfix, então não posso comparar diretamente, mas a Gato Preto, pra quem tá começando, é uma ótima porta de entrada.

5 curtidas

Eu comecei com Corfix porque ganhei um kit de presente. Confesso que no início achei meio difícil de entender a diferença entre qualidade estudantil e profissional, mas depois fui pegando o jeito.

As tintas têm boa pigmentação e a consistência é bem densa, então dá pra diluir com óleo de linhaça ou essência de terebintina numa boa.

Uma coisa que eu gostei muito na Corfix foi a durabilidade da cor mesmo depois de seca. Eu vi gente dizendo que desbota com o tempo, mas comigo isso não aconteceu.

Depois testei umas da Gato Preto e achei um pouco mais secas. Pra mim, que ainda estou aprendendo, a Corfix funciona melhor.

5 curtidas

Já usei as duas, e sinceramente? Gato Preto foi mais amigável pra mim como iniciante. As cores são vivas, e eu senti que ela responde melhor às misturas que faço na paleta.

A Corfix tem a vantagem de ser um pouco mais profissional em alguns tons, mas achei que algumas cores vinham com uma consistência meio esquisita, tipo granulada, sabe?

Isso pode ser lote, pode ser armazenamento, mas na dúvida eu fiquei com a que me deu menos dor de cabeça. O branco de titânio da Gato Preto é meu queridinho.

E por ser uma marca nacional com preço acessível, acho que é uma das melhores pra quem tá no começo.

4 curtidas

Quando comecei a estudar pintura a óleo, meu professor recomendou a Corfix. Segundo ele, é uma das marcas que mais respeita o padrão de pigmentos e não ‘engana’ com cor artificial.

Eu gostei muito da experiência, principalmente pelo controle que tive nas camadas iniciais. Acho que a secagem é bem equilibrada.

Depois experimentei a Gato Preto só por curiosidade, e até gostei, mas achei as cores um pouco opacas em comparação.

Pode ser a forma como eu aplico, claro, mas no geral a Corfix me deu um resultado mais estável. Pra quem está levando o estudo a sério, ela pode ser uma boa escolha.

5 curtidas

Queria saber como escolher uma boa tinta a óleo?

4 curtidas

Sinceramente? Eu não sabia nada de tinta a óleo quando comprei meu primeiro kit. Comprei Gato Preto porque era o mais barato e o mais bonito visualmente.

Depois de começar a usar, percebi que ela me ajudou a entender o básico sem complicar. Mistura bem, aceita médios numa boa e tem uma paleta de cores que atende bem quem tá começando.

Só fui testar Corfix meses depois, e achei mais densa, mais ‘pesada’, digamos assim. Dá até pra perceber que é uma tinta de outro nível, mas pra quem tá dando os primeiros passos, acho que Gato Preto é mais leve, no bom sentido. Te deixa errar sem punir tanto.

5 curtidas

Comecei com Corfix e adorei, mas tive que mudar pra Gato Preto por causa do preço. E vou ser sincera: achei que ia sentir uma queda na qualidade, mas fiquei positivamente surpresa.

A Gato Preto segura bem a cor, é fácil de diluir, e tem uma secagem até mais rápida em algumas tonalidades, o que me ajudou muito nos estudos.

Ainda acho que a Corfix tem cores mais vibrantes em alguns casos, principalmente nos azuis e vermelhos, mas o custo-benefício da Gato Preto me fez manter a marca.

Hoje, misturo as duas: uso Gato Preto nos fundos e estudos, e Corfix quando quero mais detalhe.

7 curtidas

Quando comecei a pintar com tinta a óleo, confesso que fui direto nas mais baratas, achando que não teria tanta diferença. Mas olha… faz TODA a diferença. Hoje eu olho três pontos principais antes de comprar:

• Pigmentação: Se a tinta tem pouco pigmento, fica lavada, perde intensidade e você precisa usar mais.
  • Textura: Gosto de uma tinta mais encorpada, fácil de modelar com a espátula.
  • Tempo de secagem: Algumas marcas secam rápido demais, e isso atrapalha quem gosta de fazer blends suaves.

Hoje em dia, só compro tintas que tenham ficha técnica disponível no site, mostrando o índice de pigmento, permanência e resistência à luz. Quanto mais transparente e informativa a marca, melhor.

5 curtidas

Não adianta só pesquisar, tinta a óleo é daquelas coisas que a gente precisa sentir na mão. Quando vou escolher, eu vou na loja e passo uma pequena quantidade no papel ou no dedo mesmo.

Gosto de ver se ela é cremosa, se abre bem e como se mistura com o branco.
Outro ponto crucial pra mim: o cheiro. Tem tinta que exala um cheiro muito forte e, como pinto em ambiente fechado, isso é um problema.

Ah, e sempre olho o número de séries: as tintas mais caras normalmente têm mais pigmento puro, e isso ajuda muito no acabamento.

Mas se for iniciante, pode começar com uma linha estudantil de uma marca profissional como a Corfix ou a Winsor & Newton pra ir pegando o jeito.

4 curtidas

Trabalho com restauração de obras antigas e, por isso, preciso de tintas que tenham longevidade comprovada.

Quando escolho uma tinta, observo: Índice de permanência (lightfastness). Pigmento usado (evito misturas artificiais e prefiro pigmentos únicos). Origem da marca (marcas com tradição europeia, por exemplo, costumam ter mais controle de qualidade).

Marcas como Old Holland, Blockx e até a linha top da Rembrandt oferecem confiabilidade. É mais caro? Sim. Mas você paga pela garantia de que a cor não vai sumir ou mudar com o tempo.
Se é pra durar, tem que ser boa desde o início.

5 curtidas

Dá uma olhada nesses links, podem te interessar!

4 curtidas

Já me ferrei bonito comprando tinta só porque era cara e de marca importada. Uma delas simplesmente não secava direito e manchava o verniz.

Então, hoje em dia, o que eu faço? Comparo rótulos: olho a carga de pigmento e se ela é monópigmentada. Observo a consistência: se for rala demais, foge! E o principal: leio resenhas de outros artistas. O boca a boca vale mais que propaganda bonita.

Uma dica que sempre dou: monte sua paleta aos poucos. Compre as cores que mais usa (tipo branco, terra siena, azul ultramar) de marcas boas. Não precisa comprar tudo de uma vez. Vai construindo qualidade.

5 curtidas

Não uso a mesma tinta pra tudo. Por exemplo, se vou pintar retratos, preciso de tintas que se misturem suavemente e tenham acabamento acetinado. Aí uso marcas como a Rembrandt ou Lefranc & Bourgeois.

Agora, se vou fazer uma tela mais expressiva, de pinceladas fortes e contrastes marcados, busco uma tinta mais espessa e densa, tipo a Gato Preto Profissional.

Outro detalhe: já tive péssima experiência com tinta que craquelou porque não respeitei a regra da gordura sobre magro. Então agora, sempre combino a tinta com o médium certo.
Resumindo: pra mim, a escolha da tinta depende do estilo da obra e da técnica que pretendo usar.

5 curtidas