Qual a melhor placa de vídeo, RTX 2050 ou GTX 1650?

Confesso que quando me vi diante dessa dúvida — RTX 2050 ou GTX 1650? — fiquei um bom tempo pesquisando, lendo comparativos e até testando os dois modelos em diferentes máquinas que montei pra amigos e clientes. E se você também está nessa indecisão, te convido a ler até o fim porque vou te contar exatamente o que observei na prática.

Entendendo o contexto de cada placa

Antes de qualquer comparação, é fundamental entender o propósito e a geração de cada uma:

Característica GTX 1650 RTX 2050
Arquitetura Turing (sem Ray Tracing) Ampere (com Ray Tracing)
Lançamento Abril de 2019 Início de 2022
Ray Tracing Não Sim
DLSS Não Sim (DLSS 2.0)
Consumo de energia Menor Um pouco mais alto
VRAM 4GB GDDR5 4GB GDDR6

Ambas são consideradas placas de entrada, mas a RTX 2050 tenta entregar recursos modernos a um preço mais acessível.

Minha experiência com a gtx 1650

Usei a GTX 1650 por um bom tempo no meu PC secundário. Ela sempre foi uma placa muito eficiente e econômica, ideal pra quem quer jogar games como Valorant, CS:GO, League of Legends e até títulos um pouco mais pesados como The Witcher 3, desde que você abra mão de texturas ultra e filtros pesados.

O que mais gostei nela:

• Temperaturas baixas mesmo em longas sessões de jogo.
  • Baixo consumo de energia, ideal pra fontes de 450W.
  • Compatível com muitos gabinetes compactos.

Mas, com o tempo, comecei a sentir a falta de recursos mais modernos, como Ray Tracing e DLSS. Foi aí que decidi experimentar a RTX 2050.

Testando a rtx 2050 na prática

Montei um notebook gamer com a RTX 2050 (sim, ela é muito comum em notebooks) e pude ver de perto o que essa placa entrega. E, olha… fiquei surpreso.

• O DLSS faz muita diferença em jogos como Cyberpunk 2077 e Control. Consegui rodar esses títulos em qualidade média com taxas de FPS decentes graças a esse recurso.
  • Mesmo com Ray Tracing ligado, dá pra brincar com os ajustes e ter uma experiência visual bem superior à GTX 1650.
  • A GDDR6 ajuda no desempenho em jogos modernos, especialmente nos que usam texturas mais pesadas.

Mas também notei alguns pontos negativos:

• Em alguns momentos, a performance bruta da RTX 2050 ficava bem próxima da GTX 1650. Isso me fez pensar que, sem DLSS ou Ray Tracing, o salto real não é tão grande assim.
  • Por ser uma placa recente e com foco em notebooks, nem sempre ela é bem aproveitada em sistemas mal otimizados.

Quando escolher uma ou outra?

Depende muito do seu cenário. Vou resumir aqui o que recomendaria, com base no que vivi com ambas:

Escolha a GTX 1650 se você:

• Quer economizar e não precisa de Ray Tracing nem DLSS.
  • Joga games leves ou competitivos.
  • Tem um PC com fonte limitada e gabinete pequeno.

Escolha a RTX 2050 se você:

• Quer experimentar Ray Tracing e DLSS mesmo com orçamento limitado.
  • Vai jogar títulos mais modernos e pesados.
  • Está montando ou comprando um notebook gamer atualizado.

Minha conclusão pessoal

Se fosse pra eu montar um PC hoje com orçamento apertado, e apenas para jogar jogos mais leves ou competitivos, eu ainda consideraria a GTX 1650, principalmente por causa do custo-benefício. Agora, se eu tivesse um pouquinho a mais pra investir e quisesse um pouco mais de futuro e recursos gráficos modernos, sem dúvida iria de RTX 2050.

Mas vale dizer uma coisa: se você realmente quer um salto mais perceptível em performance e quer fugir de limitações, talvez seja melhor dar um passo além e considerar placas como a Radeon RX 9070 Predator Bifrost, que é de uma categoria bem superior.

Dica bônus: fique de olho nas promoções

Muita gente acha que a RTX 2050 vai ser sempre mais cara, mas já vi casos em que ela estava mais barata que a GTX 1650 em notebooks promocionais. Por isso, pesquise com calma, compare preços e, se possível, veja reviews de máquinas específicas que te interessam.

7 curtidas

Li tudinho aqui e curti demais o jeito que você explicou. Mas fiquei com uma dúvida: a RTX 2050 é viável pra quem quer editar vídeo também, ou ela é mais focada só em games?

5 curtidas

Eu uso uma RTX 2050 no meu notebook pra edição de vídeos no DaVinci Resolve e, sinceramente, ela me atende muito bem. O DLSS ajuda mais nos jogos, mas o desempenho geral dela é melhor que o da GTX 1650 sim, principalmente por conta da GDDR6.
Se for algo semi-profissional, vai tranquilo!

5 curtidas

Já testei as duas em setups parecidos, e posso confirmar que a diferença só aparece mesmo quando o jogo tem suporte a DLSS. Fora isso, a RTX 2050 parece até uma GTX 1650 com maquiagem nova. Mas sim, o Ray Tracing tá ali… se você tiver paciência pra mexer nos gráficos, dá pra usar.

4 curtidas

Interessante isso que você falou, então tu acha que não vale muito a pena pra quem não liga pra Ray Tracing e DLSS? Tava pensando em pegar um notebook com a 2050 só pra jogar CS:GO e GTA V. Será que compensa ou melhor pegar algo mais barato com a 1650 mesmo?

5 curtidas

Se for só pra esses jogos mais tranquilos, vai de GTX 1650 mesmo. Eu acho mais custo-benefício, especialmente se o modelo for com GDDR6. Mas se tu achar uma promoção com a RTX 2050 no mesmo preço, aí sim vale.

4 curtidas

Gente, e pra quem tá montando um PC do zero? Eu tô com um orçamento limitado e achei uma RTX 2050 por R$ 1100 usada. Será que vale a pena ou é cilada?

5 curtidas

Se for usada, cuidado! Verifica se foi de notebook ou desktop. A RTX 2050 é mais comum em notebook, e tem umas versões OEM que nem sempre entregam o mesmo desempenho.
Pergunta certinho o modelo, a marca, se tem garantia ainda… senão é melhor investir um pouco mais numa nova com garantia.

5 curtidas