Confesso que quando me vi diante dessa dúvida — RTX 2050 ou GTX 1650? — fiquei um bom tempo pesquisando, lendo comparativos e até testando os dois modelos em diferentes máquinas que montei pra amigos e clientes. E se você também está nessa indecisão, te convido a ler até o fim porque vou te contar exatamente o que observei na prática.
- Quanto de RAM o AutoCAD precisa?
- Melhor marca de HD para armazenamento
- Como aumentar a vida útil do seu HD externo
- Qual é o melhor HD para PC gamer?
Entendendo o contexto de cada placa
Antes de qualquer comparação, é fundamental entender o propósito e a geração de cada uma:
| Característica | GTX 1650 | RTX 2050 |
|---|---|---|
| Arquitetura | Turing (sem Ray Tracing) | Ampere (com Ray Tracing) |
| Lançamento | Abril de 2019 | Início de 2022 |
| Ray Tracing | Não | Sim |
| DLSS | Não | Sim (DLSS 2.0) |
| Consumo de energia | Menor | Um pouco mais alto |
| VRAM | 4GB GDDR5 | 4GB GDDR6 |
Ambas são consideradas placas de entrada, mas a RTX 2050 tenta entregar recursos modernos a um preço mais acessível.
Minha experiência com a gtx 1650
Usei a GTX 1650 por um bom tempo no meu PC secundário. Ela sempre foi uma placa muito eficiente e econômica, ideal pra quem quer jogar games como Valorant, CS:GO, League of Legends e até títulos um pouco mais pesados como The Witcher 3, desde que você abra mão de texturas ultra e filtros pesados.
O que mais gostei nela:
- Temperaturas baixas mesmo em longas sessões de jogo.
- Baixo consumo de energia, ideal pra fontes de 450W.
- Compatível com muitos gabinetes compactos.
Mas, com o tempo, comecei a sentir a falta de recursos mais modernos, como Ray Tracing e DLSS. Foi aí que decidi experimentar a RTX 2050.
Testando a rtx 2050 na prática
Montei um notebook gamer com a RTX 2050 (sim, ela é muito comum em notebooks) e pude ver de perto o que essa placa entrega. E, olha… fiquei surpreso.
- O DLSS faz muita diferença em jogos como Cyberpunk 2077 e Control. Consegui rodar esses títulos em qualidade média com taxas de FPS decentes graças a esse recurso.
- Mesmo com Ray Tracing ligado, dá pra brincar com os ajustes e ter uma experiência visual bem superior à GTX 1650.
- A GDDR6 ajuda no desempenho em jogos modernos, especialmente nos que usam texturas mais pesadas.
Mas também notei alguns pontos negativos:
- Em alguns momentos, a performance bruta da RTX 2050 ficava bem próxima da GTX 1650. Isso me fez pensar que, sem DLSS ou Ray Tracing, o salto real não é tão grande assim.
- Por ser uma placa recente e com foco em notebooks, nem sempre ela é bem aproveitada em sistemas mal otimizados.
Quando escolher uma ou outra?
Depende muito do seu cenário. Vou resumir aqui o que recomendaria, com base no que vivi com ambas:
Escolha a GTX 1650 se você:
- Quer economizar e não precisa de Ray Tracing nem DLSS.
- Joga games leves ou competitivos.
- Tem um PC com fonte limitada e gabinete pequeno.
Escolha a RTX 2050 se você:
- Quer experimentar Ray Tracing e DLSS mesmo com orçamento limitado.
- Vai jogar títulos mais modernos e pesados.
- Está montando ou comprando um notebook gamer atualizado.
Minha conclusão pessoal
Se fosse pra eu montar um PC hoje com orçamento apertado, e apenas para jogar jogos mais leves ou competitivos, eu ainda consideraria a GTX 1650, principalmente por causa do custo-benefício. Agora, se eu tivesse um pouquinho a mais pra investir e quisesse um pouco mais de futuro e recursos gráficos modernos, sem dúvida iria de RTX 2050.
Mas vale dizer uma coisa: se você realmente quer um salto mais perceptível em performance e quer fugir de limitações, talvez seja melhor dar um passo além e considerar placas como a Radeon RX 9070 Predator Bifrost, que é de uma categoria bem superior.
- O que substitui o HD do notebook?
- Qual o melhor HD interno para notebook?
- O que um notebook de arquiteto precisa ter?
- Qual o melhor processador para engenharia?
- Dicas para HD interno
- Qual a melhor placa de vídeo para notebook?
- Quais são os melhores modelos de placa de vídeo?
- Placa de Vídeo NVIDIA é boa?
- Quais são as melhores placas de vídeo até R$1000?
- Qual placa é melhor, RTX ou GTX?
Dica bônus: fique de olho nas promoções
Muita gente acha que a RTX 2050 vai ser sempre mais cara, mas já vi casos em que ela estava mais barata que a GTX 1650 em notebooks promocionais. Por isso, pesquise com calma, compare preços e, se possível, veja reviews de máquinas específicas que te interessam.