Qual a melhor placa GTX 1650 ou RTX 3050?

Quero saber qual a melhor placa GTX 1650 ou RTX 3050?

7 curtidas

Olha, eu usei a GTX 1650 por bastante tempo e ela me serviu muito bem, especialmente jogando títulos como GTA V, Fortnite e até The Witcher 3 no médio. Mas quando resolvi trocar pela RTX 3050, foi como mudar de geração mesmo.

O salto de desempenho é gritante. A RTX 3050 não só roda tudo no alto ou ultra com mais estabilidade, como também me permite aproveitar o ray tracing e o DLSS, que fazem uma baita diferença visual e de performance.

Eu sei que a 1650 é mais barata, mas pra quem quer um setup que dure mais e consiga encarar os jogos mais recentes, a 3050 entrega muito mais. No meu caso, foi um investimento que valeu cada centavo.

5 curtidas

Depende muito do uso. Eu curto jogar, mas também uso o PC pra editar vídeos e fazer uns freelas de design gráfico.

Quando fui escolher a placa, comparei várias benchmarks e acabei optando pela RTX 3050, mas não por modinha, e sim por eficiência. Ela tem mais VRAM (8GB contra os 4GB da 1650), o que ajuda muito no multitarefa.

Fora que ela tem suporte nativo pra mais tecnologias atuais, como o NVENC novo da NVIDIA, que me dá uma vantagem enorme quando estou renderizando projetos.

Quem só joga, pode até considerar a 1650 pra economizar, mas se o uso for mais diversificado, eu sinceramente não recomendo outra coisa além da 3050.

5 curtidas

Cara, vou ser sincero… eu fiquei com a GTX 1650 por pura falta de grana na época. Não me arrependo porque ela segurou bem muitos jogos e foi minha entrada no mundo dos PCs gamers.

Mas quando tive a chance de trocar, considerei até umas placas AMD, tipo a Radeon RX 9070 Predator Bifrost, que é bruta, mas acabei caindo na RTX 3050 por causa da compatibilidade com os apps que eu uso.

E, sério, a diferença de FPS entre as duas (1650 e 3050) é brutal. Em alguns jogos chega a dobrar. Se alguém tiver dúvida sobre qual escolher, eu diria que vai na RTX se puder pagar, porque além de mais potente, ela também tá mais preparada pro futuro.

4 curtidas

Eu não curto muito essas comparações secas sem contexto. Já testei as duas placas e, sinceramente, se for só pra jogar em 1080p com gráficos médios ou altos, a GTX 1650 ainda dá pro gasto em 2025.

A RTX 3050 é melhor, claro, mas ela consome mais energia, esquenta mais e exige uma fonte mais parruda. Tem gente que esquece isso.

Às vezes, o cara só quer montar um PC básico, sem trocar tudo, e aí a 1650 pode ser mais viável. Se for um setup compacto ou pra um PC mais simples, a 1650 é mais tranquila.

Agora, se o cara quiser jogar tudo no ultra e ainda aproveitar as novas tecnologias da NVIDIA, aí é outra conversa.

5 curtidas

Quando saber se precisa trocar a placa de vídeo?

4 curtidas

Pra mim, o custo-benefício foi o que definiu. Eu queria jogar Warzone, Cyberpunk e uns jogos mais pesados, e a GTX 1650 não segurava bem esses títulos, mesmo no low. Já a RTX 3050 roda esses jogos numa boa, com qualidade visual bem melhor.

Mas não é só isso: com o tempo, percebi que a RTX é mais “futura” ela tem suporte a drivers que recebem updates com mais frequência, e isso faz diferença com o tempo.

Se você tá pensando em montar um PC que vai durar uns bons anos sem precisar de upgrade, vai na RTX 3050. A diferença de preço vale o que entrega.

7 curtidas

Eu montei um PC pro meu irmão com a GTX 1650 e fiquei surpreso com o que ela entrega por ser uma placa de entrada. A gente rodou jogos como Valorant, CS2, League of Legends e até Horizon Zero Dawn no médio, e ela deu conta.

A grande vantagem é que ela esquenta pouco e não exige muito da fonte, o que facilita muito numa máquina mais simples.

Já a RTX 3050 é ótima, claro, mas exige um investimento maior tanto na placa quanto nos outros componentes. Nem todo mundo pode ou quer fazer isso. Então depende muito do perfil da pessoa: pra quem é mais casual, a 1650 ainda tem seu espaço sim.

4 curtidas

Cara, no meu caso eu percebi que tava na hora de trocar a placa de vídeo quando os jogos começaram a engasgar, mesmo no médio.

Eu tava com uma GTX 1060 ainda, e por um bom tempo ela segurou bem, mas os lançamentos mais recentes estavam exigindo muito mais.

Tinha jogo que nem abria direito, e outros que ficavam com stuttering mesmo com tudo no baixo. Aí não tem jeito. Tentei atualizar driver, otimizar config… mas chegou uma hora que não deu mais.

E olha que eu nem sou dos gráficos no ultra, viu? Troquei por uma RTX 3060 e foi outra vida! Até pra edição de vídeo e render tá voando.

5 curtidas

Eu troquei minha placa de vídeo quando percebi que ela tava esquentando demais com tarefas simples.

Tipo, eu nem tava jogando só mexendo em edição de imagem e ela já batia 85 graus fácil. Levei pra ver se era poeira, pasta térmica, mas nada resolvia. No fim, era desgaste mesmo. Ela já tinha uns 6 anos de uso pesado.

Pra mim, o ponto de troca não foi nem performance, mas sim confiabilidade. Tava com medo de queimar e me deixar na mão no meio de um projeto. Agora tô com uma RX 6700 XT, e além de fria, tá super silenciosa. Senti diferença até no barulho do gabinete!

4 curtidas

A real é que tem que trocar a placa de vídeo quando ela começa a limitar o que você quer fazer. No meu caso, eu uso pra modelagem 3D e render em tempo real.

Tava com uma placa que ainda rodava bem jogos, mas na hora de trabalhar sério, dava gargalo. A viewport ficava travada, render demorava demais, e isso impacta no dia a dia.

Não era nem por luxo, era produtividade mesmo. Investi numa placa mais forte e foi um upgrade necessário. Se a sua GPU ainda faz o que você precisa, ótimo. Mas se você sente que ela tá te segurando, aí sim é hora de considerar a troca.

5 curtidas

Aqui no Forúm temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!

4 curtidas

Eu demorei pra entender que minha placa de vídeo não tava mais dando conta. No começo achei que o problema era no programa que eu usava (sou designer e trabalho com animação), mas depois percebi que era a placa mesmo.

Toda vez que eu abria projetos maiores, o PC ficava lento, às vezes até travava. Atualizava tudo, mexia na RAM, mas no fim percebi que o problema era o desempenho gráfico.

A placa já era antiga, uma Quadro de entrada. Quando troquei por uma mais atual, fiquei até assustada com a diferença.

Meu fluxo de trabalho melhorou muito. Às vezes a gente acha que só gamer precisa de placa boa, mas quem cria também precisa, e muito!

5 curtidas

Sinceramente, eu sou do tipo que só troca quando não tem mais jeito. Minha última placa, uma RX 580, segurou firme por anos. Mas chegou uma época que nem vídeo em 4K no YouTube rodava direito sem travar.

E os jogos então… muitos nem abriam mais por falta de suporte. Comecei a notar artefatos na tela também, tipo uns pontinhos coloridos, como se fosse dando adeus.

Aí não adianta insistir. Quando começa a dar bug visual, ou não roda mais os apps que você precisa, é hora de trocar. Peguei uma RTX 4060 agora e parece que comprei outro PC. Valeu a pena segurar até o limite, mas tem uma hora que não dá pra empurrar com a barriga.

5 curtidas