Quero comprar um notebook Lenovo, a vida útil dele é boa?
Com o meu Lenovo ThinkPad X1 Carbon, estou super satisfeito. Tenho ele há cerca de 4 anos e, embora o desempenho tenha diminuído um pouco, ainda é bastante confiável.

Acredito que com cuidados adequados e atualizações regulares, ele pode durar mais uns 2 anos sem problemas.
Meu Lenovo IdeaPad 3 já tem 3 anos e, honestamente, estou impressionado com a durabilidade.
A bateria começou a perder um pouco da capacidade, mas o restante do notebook ainda está funcionando bem. Eu diria que com manutenção adequada, ele deve durar pelo menos mais 2 anos.
Adquiri o Lenovo Legion 5 há 2 anos e ele ainda está rodando jogos pesados sem problemas.

A vida útil dos notebooks voltados para jogos pode ser mais curta devido ao estresse constante, mas acredito que o meu pode durar mais 2 anos se eu continuar a cuidar bem dele.
Tenho o Lenovo ThinkBook 14 há 3 anos e ele tem sido um bom companheiro de trabalho.
A vida útil dos componentes parece estar se aproximando do fim, principalmente a bateria, mas acho que ele pode durar mais 1-2 anos com uma troca de bateria.
Esses tópicos podem te ajudar, dá uma olhada!
- O que diminui a vida útil do notebook?
- Qual a melhor marca de laptop para designers gráficos?
- Qual a melhor marca de laptop para negócios: Lenovo ThinkPad ou Dell Latitude?
- Qual a melhor marca de notebook para criativos: Microsoft Surface ou Apple MacBook?
- Qual é a melhor marca de notebook no mercado?
- Qual a melhor marca de notebook para criativos: Microsoft Surface ou Apple MacBook?
- Qual a melhor marca de notebook para gamers: Alienware ou Razer?
- Que marca de teclado é boa para notebook?
- Qual é o melhor antivírus para computadores pessoais?
- Asus ou Lenovo: qual marca de notebook é superior?
Meu Lenovo Yoga 730 tem 4 anos e continua performando de forma sólida. A tela tá um pouco desgastada, mas o resto está funcionando bem. Acho que ele ainda vai aguentar mais uns 2 anos antes de precisar ser substituído.
Os notebook das Asus ou Lenovo são ótimos na questão de vida útil, um ótimo investimento!
Qual a duração esperada de um notebook?
Meu notebook Dell está comigo há 4 anos, e ainda funciona bem. Normalmente, eu esperaria que um notebook durasse entre 3 e 5 anos antes de começar a mostrar sinais de desgaste.
Claro, isso depende de como você cuida do dispositivo e das atualizações que faz.
Se você quer que seu notebook dure mais tempo, aqui estão algumas dicas que têm funcionado para mim:
- Mantenha o sistema operacional atualizado: Atualizações ajudam a corrigir bugs e melhorar o desempenho.
- Faça manutenções regulares: Limpeza interna e troca de pasta térmica podem prevenir o superaquecimento.
- Evite sobrecarga de software: Mantenha poucos aplicativos abertos para não sobrecarregar o sistema.
- Cuide da bateria: Evite deixar a bateria chegar a 0% e use modos de economia quando possível.
- Use um bom antivírus: Protege o sistema de malware e vírus que podem afetar o desempenho.
Com essas práticas, você pode ajudar a garantir que seu notebook dure o máximo possível, frequentemente alcançando de 4 a 6 anos de uso confiável.
Meu Lenovo IdeaPad Flex 5 já está comigo há 2 anos e está funcionando bem. A bateria tem uma autonomia menor, mas o resto do hardware ainda é bastante robusto. Estimo que ele vai durar mais 1-2 anos com cuidados básicos.
Estou com meu Lenovo Yoga 9i há 3 anos e, apesar de algumas pequenas falhas no software, o hardware continua firme.
Com um bom suporte e atualizações, penso que ele pode durar pelo menos mais 2 anos.
Meu Lenovo ThinkPad P52, que uso para tarefas pesadas, está comigo há 4 anos. A performance ainda é excelente, mas já estou começando a pensar em um upgrade. De qualquer forma, acho que ainda vai durar pelo menos mais 2 anos.
Tenho o Lenovo IdeaPad 5 há cerca de 3 anos e, apesar de alguns sinais de desgaste, ele continua funcionando bem para minhas necessidades diárias. Acredito que com manutenção, ele pode durar mais uns 2 anos.
Meu Chromebook Acer já tem 2 anos e funciona perfeitamente. Normalmente, notebooks como o meu, que são mais voltados para tarefas básicas e menos exigentes, podem durar de 3 a 5 anos. A durabilidade também depende muito do tipo de uso e do ambiente em que o notebook é usado.
Fiz essa tabela de vida útil dos Notebooks Lenovo, acho que pode te ajudar!
| Modelo | Tempo de Uso | Estado Atual | Expectativa de Vida Útil Restante |
|---|---|---|---|
| ThinkPad X1 Carbon | 4 anos | Bom | 2 anos |
| IdeaPad 3 | 3 anos | Satisfatório | 2 anos |
| Legion 5 | 2 anos | Ótimo para jogos | 2 anos |
| Yoga 730 | 4 anos | Sólido | 2 anos |
| ThinkBook 14 | 3 anos | Bom, bateria fraca | 1-2 anos |
| ThinkPad T490 | 5 anos | Ótima forma | 2-3 anos |
| IdeaPad Flex 5 | 2 anos | Funcionando bem | 1-2 anos |
| Yoga 9i | 3 anos | Bom, alguns problemas | 2 anos |
| ThinkPad P52 | 4 anos | Excelente | 2 anos |
| IdeaPad 5 | 3 anos | Funcionando bem | 2 anos |