O que diminui a vida útil do notebook?

O que diminui a vida útil do notebook?

Oi, pessoal! Quem nunca teve aquela dúvida de como cuidar melhor do notebook para que ele dure mais, né? Eu já passei por isso várias vezes, e, com o tempo, aprendi que alguns hábitos podem encurtar bastante a vida útil do nosso companheiro digital. Pensando nisso, resolvi compartilhar algumas dicas e pontos que podem ajudar vocês a evitar problemas no futuro. Se você já sofreu com isso ou tem alguma dica, comenta aqui! Vamos trocar ideias!

1. Superaquecer o notebook

Uma das coisas que mais afeta a vida útil de um notebook é deixar ele superaquecer. Quando o aparelho esquenta demais, as peças internas, como o processador e a placa-mãe, podem sofrer danos irreversíveis. Eu mesmo já perdi um notebook porque usava muito no colo ou em superfícies que não permitiam a ventilação adequada. Hoje em dia, sempre uso suportes ou coloco ele numa mesa plana, o que ajuda demais na circulação de ar.

Dica: Evite usar o notebook sobre a cama, travesseiros ou superfícies macias. Isso impede que o ar quente saia, fazendo o notebook esquentar mais rápido.

2. Não limpar o cooler e entradas de ar

A poeira é uma inimiga silenciosa dos eletrônicos! Quando ela se acumula dentro do notebook, especialmente no cooler (aquela ventoinha que ajuda a manter a temperatura), o aparelho começa a ter dificuldades para se resfriar. Com o tempo, isso pode causar travamentos e até queimar algum componente.

Experiência própria: Eu costumo limpar o cooler do meu notebook pelo menos a cada 6 meses. É simples: uso um spray de ar comprimido nas entradas de ar, sem abrir o aparelho. Isso ajuda bastante a manter o fluxo de ar e evitar superaquecimento.

3. Deixar o notebook conectado na tomada 100% do tempo

Um erro que muita gente comete (e eu me incluo nisso) é deixar o notebook ligado na tomada o tempo todo, mesmo quando a bateria já está cheia. Fazer isso com frequência pode diminuir a vida útil da bateria e, eventualmente, você vai perceber que o notebook só funciona quando está conectado à energia. Eu aprendi isso da pior forma, quando minha bateria “morreu” de vez.

Dica: Se possível, use o notebook apenas com a bateria até que ela chegue em torno de 20% ou 30%, e aí sim, coloque para carregar. Desconecte-o da tomada quando atingir 100%. Isso prolonga a vida da bateria.

4. Não atualizar o sistema e os drivers

Eu sei que muitas vezes ignoramos as notificações de atualizações no sistema, né? Mas a verdade é que não atualizar o Windows ou os drivers pode prejudicar o desempenho do notebook e até deixar ele vulnerável a vírus ou malwares. Uma vez, meu notebook começou a travar muito, e eu não fazia ideia do porquê. Descobri que eram atualizações pendentes de drivers, e depois que fiz, o desempenho melhorou bastante.

Dica: Tente deixar as atualizações automáticas ativadas, ou reserve um tempo para verificá-las semanalmente. Manter o sistema em dia é essencial para evitar problemas no futuro.

5. Transportar o notebook sem proteção

Aqui vai outra experiência pessoal que me custou caro. Eu costumava carregar meu notebook na mochila, sem uma capa ou case protetora, achando que não tinha problema. Até que um dia ele caiu e a tela rachou. Desde então, só transporto ele em uma capa acolchoada. Os notebooks são super frágeis, e qualquer impacto pode danificar tanto a carcaça quanto as partes internas.

Dica: Sempre use uma capa apropriada e tente evitar movimentos bruscos ou quedas quando estiver carregando o notebook.

Tabela: fatores que encurtam a vida útil do notebook

Fator Impacto Dica
Superaquecimento Pode queimar componentes internos e reduzir o desempenho. Use sempre o notebook em superfícies rígidas e ventiladas.
Uso constante na tomada Reduz a vida útil da bateria. Desconecte da tomada quando atingir 100% e evite usar o tempo todo conectado.
Acúmulo de poeira Dificulta a ventilação e aumenta o risco de superaquecimento. Limpe as entradas de ar periodicamente com ar comprimido.
Falta de atualizações Prejudica o desempenho e aumenta a vulnerabilidade a vírus. Mantenha o sistema e os drivers sempre atualizados.
Transporte sem proteção adequada Pode causar danos físicos como quedas e arranhões na tela ou corpo. Use cases rígidos e bolsas acolchoadas para proteger o notebook durante o transporte.

Então, pessoal, essas foram minhas dicas para ajudar o notebook a durar mais! Cuidando bem, dá pra usar ele por muitos anos sem problemas. Se alguém tiver mais dúvidas ou dicas, comenta aí embaixo!

Dica de ouro: Os notebooks da Asus ou Lenovo são ótimos notebooks que tem uma ótima vida útil, vale o investimento!

15 curtidas

Ótimo post, adorei as dicas!

4 curtidas

Eu sempre me perguntei sobre a questão de deixar o notebook na tomada. Mas você tem alguma ideia de como calibrar a bateria ou isso já não é mais necessário?

6 curtidas

Boa pergunta! A maioria dos notebooks mais novos já tem uma tecnologia de gerenciamento de bateria, então não é mais tão necessário calibrar manualmente como antigamente. Mas, se você achar que a bateria está descarregando muito rápido, pode ser interessante fazer uma carga completa (deixar 100%) e depois esgotar até 0%, repetindo esse ciclo umas 2 ou 3 vezes. Isso pode ajudar a ‘sincronizar’ a medição da bateria com o sistema.

5 curtidas

Essa de superaquecer já me pegou! Eu usava muito o notebook na cama e ele travava direto. Não fazia ideia de que isso podia causar tanto dano! Comprei um suporte de ventilação, e agora, parece novo.

4 curtidas

Que post maravilhoso!! Vai me ajudar muito!

6 curtidas