Por muito tempo, achei que ter uma air fryer resolveria metade dos meus problemas na cozinha: comida crocante, menos gordura e muito mais praticidade.
Mas só depois de alguns meses usando minha primeira fritadeira elétrica percebi um detalhe desagradável, o interior começou a enferrujar!
Pois é. Foi a partir daí que comecei uma verdadeira investigação para descobrir quais modelos de air fryer não enferrujam por dentro e como evitar esse tipo de desgaste.
- Panela Air Fryer: quais marcas são mais duráveis?
- Qual a melhor marca de grill elétrico?
- Qual a melhor marca de churrasqueira a gás?
- Qual a melhor marca de grill elétrico do momento?
Por que algumas air fryers enferrujam?
Essa foi a primeira pergunta que me fiz. Logo descobri que muitos modelos não possuem um revestimento antiaderente realmente resistente.
Além disso, limpeza inadequada e o uso de esponjas abrasivas aceleram o desgaste e podem remover a proteção do cesto.
Também notei que, em air fryers mais baratas, o revestimento costuma descascar com facilidade, deixando o metal exposto à umidade — e o resultado inevitável dessa exposição é a ferrugem.
Qual air fryer não enferruja por dentro
É perfeitamente normal querer saber qual air fryer não enferruja por dentro. Dentre elas, podemos mencionar as seguintes:
Midea Liva 4L
A Midea Liva 4L é um modelo bastante popular por ser compacta e eficiente, além de oferecer bom custo-benefício.
Em relação à resistência interna, ela utiliza um revestimento mais robusto do que outras opções da mesma faixa de preço, o que ajuda a prolongar a vida útil do cesto.
Quando bem cuidada, especialmente evitando esponjas abrasivas e secando logo após a lavagem, ela tende a se manter em ótimas condições.
Apesar disso, usuários relatam experiências variadas, indicando que a durabilidade do revestimento pode depender bastante da frequência de uso e dos cuidados adotados.
Por isso, mesmo sendo um modelo que costuma resistir bem à ferrugem, é importante seguir as recomendações de manutenção para evitar desgaste precoce.
Fritadeira Airfryer Digital Philips Walita Essential XL
Entre os modelos disponíveis no mercado, a Philips Walita Essential XL é uma das que mais se destacam pela qualidade do acabamento interno.
Seu revestimento antiaderente reforçado é espesso, resistente e extremamente durável, mesmo após muitos ciclos de uso e lavagem.
Além disso, a marca utiliza materiais de alta qualidade em toda a estrutura, o que contribui para que o interior permaneça intacto ao longo do tempo.
Usuários que possuem o modelo há anos relatam que o cesto continua como novo, sem manchas, sem desgaste e, principalmente, sem nenhum sinal de oxidação.
Britânia Air Fry Oven
A Britânia Air Fry Oven se diferencia por ter uma estrutura interna em inox, material naturalmente resistente à ferrugem.
O aço inoxidável suporta melhor a umidade, mudanças bruscas de temperatura e até mesmo pequenas agressões durante a limpeza, o que a torna uma excelente opção para quem busca máxima durabilidade.
Outro ponto positivo é que o inox facilita muito a higienização: basta um pano macio para manter tudo brilhando.
Mesmo com uso intenso, o material não descasca, não perde a integridade e não apresenta pontos de corrosão. Para quem quer fugir de vez da ferrugem, esse modelo realmente se destaca.
Minhas experiências com diferentes marcas
Depois da decepção com minha primeira air fryer que, devo admitir, comprei mais pelo preço baixo do que pela qualidade decidi investir melhor e testar diferentes marcas. A tabela abaixo resume minhas impressões mais atualizadas:
| Marca/Modelo | Material Interno | Enferruja? | Minha Opinião |
|---|---|---|---|
| Fritadeira Airfryer Digital Philips Walita Essential XL | Antiaderente reforçado | Não | A melhor que já usei; intacta após mais de 1 ano. |
| Mondial Grand Family Inox | Antiaderente simples | Com o tempo | Funciona bem, mas exige cuidado redobrado. |
| Britânia Air Fry Oven | Inox + grade | Não | Estrutura excelente, limpeza muito prática. |
| Midea Liva 4L | Revestimento médio | Sim | Enferrujou após alguns meses, apesar de ser prática. |
| Ninja AF101 | Cerâmica antiaderente | Não | Revestimento muito resistente, quase não risca. |
A Fritadeira Airfryer Digital Philips Walita Essential XL segue sendo a que mais me impressionou.
Mesmo com uso intenso, seu interior continua como novo, nada de desgaste, manchas ou pontinhos de ferrugem.
O que observar antes de comprar
Se o seu objetivo é comprar uma air fryer durável e livre de ferrugem, aqui estão os pontos mais importantes:
- Revestimento interno: prefira antiaderentes reforçados ou cestos em inox.
- Peças removíveis: facilitam uma limpeza segura, sem precisar esfregar demais.
- Reputação da marca: avaliações de uso real, após meses, são essenciais.
- Garantia: importante caso surja algum problema estrutural.
Dicas para evitar a ferrugem
Além de escolher bem, alguns cuidados prolongam muito a vida útil do aparelho:
1. Não usar esponja de aço nem a parte abrasiva da esponja comum.
2. Secar completamente o cesto após lavar — nunca deixar escorrendo.
3. Evitar guardar a air fryer ainda quente, para não acumular vapor interno.
4. Aplicar ocasionalmente uma fina camada de óleo no cesto limpo e seco para reforçar a proteção.
- Qual a melhor marca de churrasqueira elétrica?
- Churrasqueira elétrica Cadence Grill Menu é boa?
- Qual a melhor marca de churrasqueira elétrica grill?
- Qual a melhor: Churrasqueira elétrica ou Air Fryer?
- Quais são as melhores marcas de Air Fryer?
Qual air fryer realmente vale a pena?
Na minha experiência, a Philips Walita Essential XL foi o melhor investimento. Ela é espaçosa, eficiente, silenciosa e, principalmente, resistente.
Não mostrou nenhum sinal de ferrugem ou desgaste interno, mesmo após diversos ciclos de uso e lavagem.
Claro, há outros modelos excelentes no mercado, mas vale priorizar marcas que utilizam materiais de qualidade afinal, estamos falando de um equipamento que lida com calor, gordura e água constantemente.
Se você já teve problemas com ferrugem ou encontrou um modelo que vale a pena recomendar, compartilhe aqui! Adoro trocar experiências com quem também busca praticidade sem abrir mão da durabilidade.