Fiquei sabendo que existem diferentes tipos de disco de freio: sólido e ventilado. Qual deles é o melhor?
Depende muito do tipo de uso do carro. Para quem roda mais na cidade, com trânsito pesado e velocidades menores, o disco sólido costuma dar conta do recado sem problemas. Ele esquenta menos em situações comuns e tem custo mais acessível. Agora, se o carro pega estrada com frequência ou passa por trechos de serra, o ventilado faz muita diferença por dissipar melhor o calor.
Já tive os dois no mesmo modelo de carro e senti diferença sim. O ventilado transmite mais segurança em frenagens longas, principalmente em viagens. No disco sólido, depois de algumas freadas seguidas, percebia o pedal um pouco mais “borrachudo”. Para quem dirige mais esportivamente ou carrega peso, eu escolheria o ventilado.
Muita gente acha que o ventilado é sempre melhor, mas não é bem assim. Se o carro foi projetado para disco sólido, trocar só por “achar melhor” pode não trazer benefício real. Além disso, o ventilado costuma ser mais caro e pode gastar a pastilha um pouco mais rápido. Tudo vai do uso e da recomendação do fabricante.
Essa dúvida entre disco sólido ou ventilado é comum, mas além do tipo, a marca faz muita diferença. Quando fui trocar, fiquei justamente na dúvida entre disco de freio Fremax ou TRW. Pesquisando bastante, vi que ambas têm ótima reputação e seguem padrão OEM. A Fremax se destaca pelo acabamento e controle térmico, enquanto a TRW é muito forte em durabilidade e confiabilidade.
No fim, escolhi o ventilado da Fremax porque pego estrada com frequência, mas se fosse uso urbano, qualquer uma das duas atenderia muito bem.
Tecnicamente, o ventilado leva vantagem porque tem melhor dissipação de calor, o que aumenta a vida útil do sistema em uso severo. Porém, em condições normais de condução, a diferença prática para o motorista comum é pequena. Por isso, não existe “melhor absoluto”, e sim o mais adequado para cada perfil.
Acho importante considerar também manutenção e custo-benefício. O disco sólido é mais simples, fácil de encontrar e mais barato para trocar. Já o ventilado é excelente em desempenho térmico, mas só vale a pena se você realmente exige isso do freio no dia a dia.
Segurança do carro é essencial! Por isso separamos alguns conteúdos interessantes:
Já rodei com os dois e minha opinião é simples: ventilado é melhor em uso severo, sólido é suficiente no dia a dia. No trânsito urbano, com anda e para, não senti diferença significativa que justificasse o custo maior.
Trabalho em oficina e a recomendação é sempre perguntar como o cliente usa o carro. Não existe resposta única. Quem pega estrada, serra ou dirige mais agressivamente, ventilado. Uso urbano leve, disco sólido resolve sem dor de cabeça.
Acho interessante pensar também no clima. Em regiões muito quentes, o ventilado acaba sendo mais eficiente por dissipar melhor o calor. Já em uso normal, o sólido continua sendo uma opção honesta e confiável.