Qual é a melhor marca de óleo de motor?

Preciso trocar o óleo do motor do meu carro e preciso de indicações das melhores marcas. Quais que vocês me indicam?

7 curtidas

Depois de testar várias marcas ao longo dos anos e olha que já tive carro popular, SUV e até uma caminhonete diesel , cheguei à conclusão de que o Mobil 1 é o óleo que mais me passa confiança.

O motor roda mais liso, o carro responde melhor e, sinceramente, nunca tive problema de borra ou desgaste excessivo usando ele.

Faço a troca sempre no intervalo recomendado, e a cada vez que abro o cárter ou faço uma inspeção, tá tudo limpinho por dentro.

Pode até ser mais caro, mas o custo-benefício compensa quando a gente pensa na saúde do motor a longo prazo.

7 curtidas

Shell Helix Ultra, pra mim, é o óleo que mais me dá paz de espírito. Uso no meu Corolla 2.0 e no carro da minha esposa (um HB20), e o desempenho é ótimo nos dois.

A gente sente que o motor fica silencioso, o consumo melhora um pouco, e a troca é sempre tranquila.

Eu gosto do fato de ser um óleo sintético feito com a tecnologia GTL (gás natural), o que garante uma pureza maior.

E olha, já rodei mais de 200 mil km com esse tipo de óleo sem nunca precisar abrir motor. Pra mim, é um sinal claro de que ele cumpre o que promete.

5 curtidas

Quando precisa trocar o óleo do motor?

5 curtidas

Confesso que não era uma marca que eu conhecia muito, mas depois que um mecânico de confiança me indicou a Valvoline, resolvi testar. E o resultado foi excelente.

Coloquei no meu carro (um Honda Fit com quase 150 mil km), e senti uma diferença grande no ruído do motor e até no arranque a frio.

Ele parece manter a viscosidade melhor, mesmo em dias mais quentes. E uma coisa que me chamou atenção foi a consistência da cor na hora da troca não parecia tão degradado quanto em outras marcas. Agora não troco por outra.

4 curtidas

Eu sei que não é uma marca tão popular aqui no Brasil, mas uso o Fuchs Titan GT1 Pro C3 no meu carro europeu (um Audi A3) e é uma maravilha.

Esse óleo é muito usado na Europa e tem várias certificações importantes, inclusive das montadoras alemãs. Sinto que ele mantém o motor limpo, ajuda no desempenho e tem uma boa resistência ao calor.

Uso desde o começo, e o carro já passou dos 100 mil km sem apresentar nenhum desgaste prematuro. Pra quem busca algo mais técnico e confiável, recomendo dar uma olhada.

5 curtidas

Olha, eu costumo perceber que o carro tá precisando de óleo quando ele começa a fazer um barulho mais áspero, tipo um “tec-tec” metálico, principalmente quando ligo de manhã cedo. A primeira vez que isso aconteceu comigo eu nem fazia ideia do que era, achei que era o motor querendo desistir da vida.

Mas aí levei no mecânico e ele mostrou que o nível de óleo tava bem abaixo do mínimo. Desde então, peguei o hábito de verificar o óleo a cada 15 dias com a vareta. Puxo, limpo, coloco de novo e vejo onde tá o nível.

E também olho a cor: se tá muito escuro, meio grosso, aí sei que tá na hora de trocar ou completar. Não espero luz no painel, porque aí já é tarde demais!

4 curtidas

Pra mim, o sinal mais claro de que meu carro tá pedindo óleo é quando o motor começa a ficar mais “pesado”, sabe? Parece que ele tá fazendo mais esforço pra rodar, principalmente em subidas.

Já tive uma situação em que a luz do óleo no painel piscou rapidinho e apagou, achei que era falha elétrica. Não era. Era o motor quase pedindo socorro. Desde então, aprendi a checar o óleo no posto a cada vez que abasteço.

É de graça, os frentistas já sabem como fazer e eu fico tranquila. Outra coisa que percebo é o cheiro: se começa a vir um cheiro mais forte de queimado no capô, eu já corro pra ver o óleo. Pode parecer exagero, mas motor sem óleo é prejuízo certo!

5 curtidas

Aqui no Forúm Reviews tem alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!

Qual o melhor shampoo para carro?

4 curtidas

Eu aprendi do jeito difícil… fiquei parada na estrada porque o motor fundiu por falta de óleo. Nem passou pela minha cabeça que o carro precisava disso com frequência, achava que só na revisão. Hoje, sou quase paranoica com isso.

Sempre que vou sair pra uma viagem mais longa ou percebo que o carro tá meio barulhento demais, tipo com um som mais seco, eu paro e confiro o nível.

Uso a vareta mesmo, é simples. Se tá abaixo do mínimo, já compro óleo no supermercado ou no posto e completo.

Ah, e é bom sempre usar o óleo certo pro modelo do carro, senão piora a situação. Aprendi tudo isso na dor… mas hoje meu carro roda redondinho.

5 curtidas

Eu sei que o carro precisa de óleo quando começa a dar uns “soluços” na marcha lenta, sabe? Tipo, o motor fica instável, parece que vai morrer. Da primeira vez achei que era combustível ruim, mas depois vi que era o óleo baixo.

Hoje eu combino dois jeitos de verificar: o primeiro é o básico, com a vareta mesmo, geralmente uma vez por mês. O segundo é observando o consumo.

Se eu rodei muito naquele mês, tipo peguei estrada ou fiquei muito no trânsito pesado, já me programo pra checar antes.

E também fico de olho se tem alguma mancha no chão da garagem, pode estar vazando óleo e aí o nível baixa mais rápido sem a gente perceber.

5 curtidas