Se tem uma coisa que me tirava do sério era ver a internet caindo toda hora em casa. E olha que aqui a gente tem muito dispositivo conectado ao mesmo tempo: celular meu, do meu parceiro, notebook, Smart TV, videogame, Alexa, tablet… sem contar as visitas que chegam já pedindo a senha do Wi-Fi.
Depois de muitas tentativas e frustrações, resolvi ir atrás de um roteador que realmente desse conta do recado. E hoje, com base na minha experiência, posso dividir o que funcionou pra mim e talvez ajude você também, principalmente se a sua casa for cheia de aparelhos conectados como a minha.
O que é importante observar antes de escolher o roteador ideal?
Antes de falar de marcas, acho essencial listar alguns critérios que fizeram toda a diferença pra mim:
1. Suporte a múltiplos dispositivos:
Alguns roteadores são mais indicados para casas com poucos aparelhos. No meu caso, eu precisava de um que aguentasse pelo menos 15 conexões simultâneas.
2. Dual Band ou Tri Band:
Eu fazia questão de um roteador dual band (2.4GHz + 5GHz), mas hoje em dia, se você puder investir, o tri band pode ser ainda melhor.
3. MU-MIMO:
É uma tecnologia que permite ao roteador se comunicar com vários dispositivos ao mesmo tempo, sem ficar revezando a conexão.
4. Processador e memória RAM:
Sim, roteador também tem processador e RAM. Os mais parrudos conseguem entregar um desempenho bem mais estável.
5. Aplicativo de gerenciamento:
Nada melhor do que conseguir controlar tudo pelo celular — de preferência com visual simples e em português.
As marcas que mais me surpreenderam
Depois de muita pesquisa e alguns testes práticos aqui em casa, essas foram as marcas que mais se destacaram pra mim:
1. Asus
A Asus me impressionou muito com a linha RT-AX. O modelo que usei (RT-AX55) aguenta mais de 20 dispositivos com tranquilidade. É compatível com Wi-Fi 6, tem MU-MIMO, e o app de controle é excelente.
Ponto alto:
- Alta estabilidade mesmo com vários dispositivos ligados.
Ponto fraco:
- O preço é um pouco mais alto, mas vale cada centavo.
2. TP-Link
Foi a primeira marca que testei quando quis melhorar o sinal. O modelo Archer AX50 me surpreendeu.
Ponto alto:
- Ótimo custo-benefício e interface de fácil configuração.
Ponto fraco:
- Em alguns horários de pico, percebi que a estabilidade caía um pouco (mas bem menos do que os modelos básicos de outras marcas).
3. Ubiquiti (UniFi)
Essa marca é mais voltada pro uso profissional, mas quem leva Wi-Fi a sério em casa vai amar. Eu testei o UniFi Dream Router por algumas semanas.
Ponto alto:
- Cobertura absurda e controle avançado via aplicativo.
Ponto fraco:
- Pode ser overkill se você não tiver muitos dispositivos conectados ou não for tão exigente.
Comparativo entre os modelos que testei
| Marca | Modelo | Suporta quantos dispositivos? | Banda | MU-MIMO | App de Controle | Faixa de Preço |
|---|---|---|---|---|---|---|
| Asus | RT-AX55 | +20 | Dual | Sim | Excelente | Alto |
| TP-Link | Archer AX50 | +15 | Dual | Sim | Muito bom | Médio |
| Ubiquiti | Dream Router | +30 | Tri | Sim | Avançado | Muito alto |
E qual é o melhor, afinal?
Se eu tivesse que escolher um só com base no meu uso aqui em casa, eu ficaria com a Asus. Estável, potente e confiável, mesmo quando tá todo mundo usando Wi-Fi ao mesmo tempo. Mas claro, vai depender do seu orçamento e da quantidade de dispositivos.
Pra quem busca custo-benefício, a TP-Link é uma ótima porta de entrada. Agora, se você quer um Wi-Fi de alto desempenho com visual profissional, e não se importa de pagar caro, a Ubiquiti é imbatível.
- Qual é o melhor plano de celular com dados ilimitados?
- Qual é o melhor aplicativo de rastreamento de gastos?
- Como escolher um bom serviço de hospedagem de sites?
- Roteador bom e barato para casa com 3 pessoas?
Minha dica final
Antes de comprar, pense no tamanho da sua casa, na quantidade de aparelhos conectados e se você precisa de um bom alcance ou mais estabilidade. E fuja dos modelos muito baratos — eles são um pesadelo se você tem mais de 5 dispositivos conectados ao mesmo tempo.
Aqui em casa, depois que mudei de roteador, a briga por sinal acabou, o vídeo não trava mais e até a Alexa responde sem engasgar. Vale o investimento!