Qual é a melhor marca de roteador Wi-Fi para casa com muitos dispositivos conectados?

Se tem uma coisa que me tirava do sério era ver a internet caindo toda hora em casa. E olha que aqui a gente tem muito dispositivo conectado ao mesmo tempo: celular meu, do meu parceiro, notebook, Smart TV, videogame, Alexa, tablet… sem contar as visitas que chegam já pedindo a senha do Wi-Fi.

Depois de muitas tentativas e frustrações, resolvi ir atrás de um roteador que realmente desse conta do recado. E hoje, com base na minha experiência, posso dividir o que funcionou pra mim e talvez ajude você também, principalmente se a sua casa for cheia de aparelhos conectados como a minha.

O que é importante observar antes de escolher o roteador ideal?

Antes de falar de marcas, acho essencial listar alguns critérios que fizeram toda a diferença pra mim:

1. Suporte a múltiplos dispositivos:
Alguns roteadores são mais indicados para casas com poucos aparelhos. No meu caso, eu precisava de um que aguentasse pelo menos 15 conexões simultâneas.

2. Dual Band ou Tri Band:
Eu fazia questão de um roteador dual band (2.4GHz + 5GHz), mas hoje em dia, se você puder investir, o tri band pode ser ainda melhor.

3. MU-MIMO:
É uma tecnologia que permite ao roteador se comunicar com vários dispositivos ao mesmo tempo, sem ficar revezando a conexão.

4. Processador e memória RAM:
Sim, roteador também tem processador e RAM. Os mais parrudos conseguem entregar um desempenho bem mais estável.

5. Aplicativo de gerenciamento:
Nada melhor do que conseguir controlar tudo pelo celular — de preferência com visual simples e em português.

As marcas que mais me surpreenderam

Depois de muita pesquisa e alguns testes práticos aqui em casa, essas foram as marcas que mais se destacaram pra mim:

1. Asus

A Asus me impressionou muito com a linha RT-AX. O modelo que usei (RT-AX55) aguenta mais de 20 dispositivos com tranquilidade. É compatível com Wi-Fi 6, tem MU-MIMO, e o app de controle é excelente.

Ponto alto:

• Alta estabilidade mesmo com vários dispositivos ligados.

Ponto fraco:

• O preço é um pouco mais alto, mas vale cada centavo.

2. TP-Link

Foi a primeira marca que testei quando quis melhorar o sinal. O modelo Archer AX50 me surpreendeu.

Ponto alto:

• Ótimo custo-benefício e interface de fácil configuração.

Ponto fraco:

• Em alguns horários de pico, percebi que a estabilidade caía um pouco (mas bem menos do que os modelos básicos de outras marcas).

3. Ubiquiti (UniFi)

Essa marca é mais voltada pro uso profissional, mas quem leva Wi-Fi a sério em casa vai amar. Eu testei o UniFi Dream Router por algumas semanas.

Ponto alto:

• Cobertura absurda e controle avançado via aplicativo.

Ponto fraco:

• Pode ser overkill se você não tiver muitos dispositivos conectados ou não for tão exigente.

Comparativo entre os modelos que testei

Marca Modelo Suporta quantos dispositivos? Banda MU-MIMO App de Controle Faixa de Preço
Asus RT-AX55 +20 Dual Sim Excelente Alto
TP-Link Archer AX50 +15 Dual Sim Muito bom Médio
Ubiquiti Dream Router +30 Tri Sim Avançado Muito alto

E qual é o melhor, afinal?

Se eu tivesse que escolher um só com base no meu uso aqui em casa, eu ficaria com a Asus. Estável, potente e confiável, mesmo quando tá todo mundo usando Wi-Fi ao mesmo tempo. Mas claro, vai depender do seu orçamento e da quantidade de dispositivos.

Pra quem busca custo-benefício, a TP-Link é uma ótima porta de entrada. Agora, se você quer um Wi-Fi de alto desempenho com visual profissional, e não se importa de pagar caro, a Ubiquiti é imbatível.

Minha dica final

Antes de comprar, pense no tamanho da sua casa, na quantidade de aparelhos conectados e se você precisa de um bom alcance ou mais estabilidade. E fuja dos modelos muito baratos — eles são um pesadelo se você tem mais de 5 dispositivos conectados ao mesmo tempo.

Aqui em casa, depois que mudei de roteador, a briga por sinal acabou, o vídeo não trava mais e até a Alexa responde sem engasgar. Vale o investimento!

7 curtidas

Eu também tenho esse Asus RT-AX55 e é um tanque de guerra. Trabalho com home office, minha esposa assiste streaming o dia todo e ainda temos duas crianças jogando no tablet… e o bicho segura tranquilo.

5 curtidas

Gente, tô quase comprando o TP-Link AX50, mas vi que ele não tem sistema mesh. Será que pra uma casa de dois andares ele dá conta? Ou já parto logo pra um modelo que tenha isso embutido?

5 curtidas

Eu usei o Archer AX50 num sobrado por quase 6 meses. O alcance era até bom, mas no andar de cima o sinal ficava meio instável, principalmente nos cantos.
Eu resolvi isso depois comprando um extensor de sinal da própria TP-Link, que se integrou bem. Mas se puder investir, um modelo com mesh nativo já resolve isso de forma mais fluida.

4 curtidas

Muito bom o comparativo! Aqui na loja eu sempre recomendo TP-Link ou Asus, dependendo do perfil do cliente.
Mas confesso que nunca testei esse da Ubiquiti, alguém acha que ele vale pra uso doméstico mesmo ou é exagerado demais?

5 curtidas

@Tadeufreire Olha… o UniFi Dream Router é sim meio exagerado pro uso doméstico comum, mas se você tem uma casa grande, faz streaming pesado, joga online e ainda precisa de controle detalhado da rede, vale sim o investimento.
Eu testei por curiosidade técnica, mas o RT-AX55 ainda é meu xodó aqui em casa!

5 curtidas