Escolher um roteador bom e barato pode parecer simples, mas quando se trata de garantir conexão para uma casa com 3 pessoas, cada detalhe faz diferença. Aqui em casa, passamos por alguns apertos com sinal fraco, travamentos em chamadas de vídeo e aquela lentidão irritante na hora de assistir filmes. Foi só depois de testar algumas opções que encontrei um equilíbrio entre preço, qualidade e estabilidade.
Neste post, vou compartilhar com você o que aprendi nessa jornada e indicar modelos que realmente valem a pena para quem tem até três moradores usando internet ao mesmo tempo.
- Qual é o melhor plano de celular com dados ilimitados?
- Qual é o melhor aplicativo de rastreamento de gastos?
- Como escolher um bom serviço de hospedagem de sites?
O que um roteador precisa ter para funcionar bem em casa com 3 pessoas?
Antes de sair comprando qualquer modelo, é importante entender as características mínimas que um roteador precisa ter para dar conta de uma casa com 3 moradores, especialmente se todos usam a internet ao mesmo tempo (o que aqui é o nosso caso).
Pontos essenciais:
-
Dual Band (2.4 GHz e 5 GHz)
A frequência de 5 GHz garante mais velocidade e menos interferência. -
Velocidade compatível com seu plano de internet
Não adianta ter um plano de 300 Mbps se o roteador só suporta até 100 Mbps. -
Boa cobertura de sinal
Principalmente se os quartos forem afastados entre si. -
Portas Ethernet
Se alguém em casa joga online ou faz vídeo chamadas, usar o cabo pode ser essencial.
Os modelos que testei (e os que recomendo)
Aqui em casa, testei três modelos que cabiam no bolso e prometiam boa performance. Abaixo, fiz uma tabela comparativa com os principais pontos:
| Modelo | Banda | Velocidade Máxima | Preço Médio | O que eu achei |
|---|---|---|---|---|
| TP-Link Archer C20 | Dual Band | Até 750 Mbps | R$ 160,00 | Estável, bom alcance e ótimo custo-benefício. |
| Tenda AC6 | Dual Band | Até 1200 Mbps | R$ 200,00 | Excelente para streaming e jogos, mas um pouco maior. |
| Intelbras Action RG 1200 | Dual Band | Até 1200 Mbps | R$ 220,00 | Interface simples e ótimo alcance, mas aquecia um pouco aqui. |
Entre os três, o que ficou aqui em casa foi o TP-Link Archer C20. Mesmo sendo o mais barato, ele entregou uma performance muito estável. Uso para trabalhar, meu irmão joga online e minha mãe adora assistir vídeos – tudo ao mesmo tempo – e raramente temos problemas.
Dicas que aprendi na prática antes de escolher
Além da escolha do modelo, alguns cuidados ajudam a maximizar o desempenho do roteador:
Coloque o roteador em um local central da casa
Evite cantos ou gavetas. A posição faz uma diferença absurda no sinal.
Atualize o firmware
Uma atualização simples pode corrigir bugs e melhorar o desempenho.
Configure senhas fortes
Já tive problema de vizinho “pescando” sinal. Coloquei uma senha mais forte e o desempenho voltou ao normal.
Desative aparelhos antigos conectados
Às vezes, dispositivos velhos sugam a rede mesmo sem serem usados.
Minha conclusão: dá sim pra ter qualidade sem gastar muito
Se você mora com mais duas pessoas e todos usam a internet com frequência, não precisa investir R$ 400 ou mais num roteador. Com R$ 150 a R$ 220, dá pra encontrar opções estáveis, rápidas e com bom alcance.
A minha dica final é priorizar modelos Dual Band e prestar atenção na velocidade compatível com o seu plano de internet. E lembre-se: a posição onde você coloca o roteador é quase tão importante quanto o modelo que escolheu.
Se tiver dúvidas ou quiser compartilhar sua experiência, me chama aqui no fórum! Vai ser ótimo trocar ideias.