Roteador bom e barato para casa com 3 pessoas?

Escolher um roteador bom e barato pode parecer simples, mas quando se trata de garantir conexão para uma casa com 3 pessoas, cada detalhe faz diferença. Aqui em casa, passamos por alguns apertos com sinal fraco, travamentos em chamadas de vídeo e aquela lentidão irritante na hora de assistir filmes. Foi só depois de testar algumas opções que encontrei um equilíbrio entre preço, qualidade e estabilidade.

Neste post, vou compartilhar com você o que aprendi nessa jornada e indicar modelos que realmente valem a pena para quem tem até três moradores usando internet ao mesmo tempo.

O que um roteador precisa ter para funcionar bem em casa com 3 pessoas?

Antes de sair comprando qualquer modelo, é importante entender as características mínimas que um roteador precisa ter para dar conta de uma casa com 3 moradores, especialmente se todos usam a internet ao mesmo tempo (o que aqui é o nosso caso).

:eight_spoked_asterisk: Pontos essenciais:

• Dual Band (2.4 GHz e 5 GHz)
    A frequência de 5 GHz garante mais velocidade e menos interferência.

• Velocidade compatível com seu plano de internet
    Não adianta ter um plano de 300 Mbps se o roteador só suporta até 100 Mbps.

• Boa cobertura de sinal
    Principalmente se os quartos forem afastados entre si.

• Portas Ethernet
    Se alguém em casa joga online ou faz vídeo chamadas, usar o cabo pode ser essencial.

Os modelos que testei (e os que recomendo)

Aqui em casa, testei três modelos que cabiam no bolso e prometiam boa performance. Abaixo, fiz uma tabela comparativa com os principais pontos:

Modelo Banda Velocidade Máxima Preço Médio O que eu achei
TP-Link Archer C20 Dual Band Até 750 Mbps R$ 160,00 Estável, bom alcance e ótimo custo-benefício.
Tenda AC6 Dual Band Até 1200 Mbps R$ 200,00 Excelente para streaming e jogos, mas um pouco maior.
Intelbras Action RG 1200 Dual Band Até 1200 Mbps R$ 220,00 Interface simples e ótimo alcance, mas aquecia um pouco aqui.

Entre os três, o que ficou aqui em casa foi o TP-Link Archer C20. Mesmo sendo o mais barato, ele entregou uma performance muito estável. Uso para trabalhar, meu irmão joga online e minha mãe adora assistir vídeos – tudo ao mesmo tempo – e raramente temos problemas.

Dicas que aprendi na prática antes de escolher

Além da escolha do modelo, alguns cuidados ajudam a maximizar o desempenho do roteador:

:check_mark: Coloque o roteador em um local central da casa

Evite cantos ou gavetas. A posição faz uma diferença absurda no sinal.

:check_mark: Atualize o firmware

Uma atualização simples pode corrigir bugs e melhorar o desempenho.

:check_mark: Configure senhas fortes

Já tive problema de vizinho “pescando” sinal. Coloquei uma senha mais forte e o desempenho voltou ao normal.

:check_mark: Desative aparelhos antigos conectados

Às vezes, dispositivos velhos sugam a rede mesmo sem serem usados.

Minha conclusão: dá sim pra ter qualidade sem gastar muito

Se você mora com mais duas pessoas e todos usam a internet com frequência, não precisa investir R$ 400 ou mais num roteador. Com R$ 150 a R$ 220, dá pra encontrar opções estáveis, rápidas e com bom alcance.

A minha dica final é priorizar modelos Dual Band e prestar atenção na velocidade compatível com o seu plano de internet. E lembre-se: a posição onde você coloca o roteador é quase tão importante quanto o modelo que escolheu.

Se tiver dúvidas ou quiser compartilhar sua experiência, me chama aqui no fórum! Vai ser ótimo trocar ideias.

Nossa, adorei a dica do TP-Link Archer C20! Tô exatamente nessa situação aqui em casa: somos 3 pessoas, todos conectados o dia todo. Só fiquei com uma dúvida… ele aguenta bem chamadas de vídeo e streaming ao mesmo tempo? Tipo Zoom + Netflix?

1 curtida

Aqui em casa eu uso esse mesmo modelo (Archer C20) e nunca tive problema. Trabalho com atendimento online e meu marido vive no YouTube. O segredo é deixar ele em um ponto bem central da casa, como o autor comentou. A posição faz toda a diferença!

1 curtida

Pessoal, alguém aí já usou o Tenda AC6? Tava quase comprando ele por causa das quatro antenas, mas li em outro lugar que ele esquenta muito. Procede?

1 curtida

Uso o Tenda AC6 faz uns 5 meses. Nunca tive problema com superaquecimento não, mas deixo ele bem ventilado, em cima de uma prateleira. Ele é muito bom pra jogos online, o ping aqui caiu bastante depois que troquei. Só não recomendo deixar ele fechado em armário ou canto abafado.

1 curtida

Gente, alguém sabe me dizer se esses modelos funcionam bem com Alexa e smart TV ao mesmo tempo? Tenho medo de dar conflito com muitos dispositivos conectados.

1 curtida

Aqui eu uso o TP-Link Archer C20 com Alexa, smart TV e até com a impressora Wi-Fi ligada. Rola tudo de boa, mas eu configuro o 5 GHz só pros dispositivos mais exigentes (tipo a TV). O 2.4 GHz deixo pra celular e outros mais simples. Isso ajuda a equilibrar.

1 curtida