Qual é o melhor antivírus para proteção de dados pessoais?

Se tem uma coisa que eu levo a sério, é a segurança dos meus dados pessoais. Já passei por algumas situações desagradáveis, como receber cobranças de compras que nunca fiz e até perceber acessos estranhos em minhas contas. Foi aí que percebi: não dá para ficar sem um bom antivírus!

Mas qual é o melhor antivírus para realmente proteger nossos dados? Vou compartilhar tudo o que aprendi testando diferentes opções!

Por que um bom antivírus é essencial?

Muita gente acha que só quem acessa sites suspeitos ou baixa programas piratas está em risco. Mas a realidade é bem diferente! Até um simples e-mail pode conter um golpe, e um clique errado pode comprometer todas as suas informações.

Um bom antivírus protege contra:

• Malware – programas maliciosos que podem roubar seus dados;
  • Phishing – golpes que tentam enganar você para fornecer informações sensíveis;
  • Ransomware – ataques que sequestram seus arquivos e pedem resgate;
  • Spyware – softwares espiões que monitoram sua atividade sem que você perceba.

Já tive minha conta de e-mail invadida uma vez e foi desesperador! Desde então, não abro mão de um antivírus confiável.

Os melhores antivírus para proteção de dados pessoais

Depois de pesquisar e testar vários antivírus, fiz uma seleção dos que realmente oferecem proteção completa. Confira a tabela com os destaques:

Antivírus Proteção em tempo real Firewall avançado Proteção contra phishing VPN inclusa Custo-benefício
Bitdefender :white_check_mark: Sim :white_check_mark: Sim :white_check_mark: Sim :white_check_mark: Sim :star::star::star::star::star:
Norton 360 :white_check_mark: Sim :white_check_mark: Sim :white_check_mark: Sim :white_check_mark: Sim :star::star::star::star:
Kaspersky :white_check_mark: Sim :white_check_mark: Sim :white_check_mark: Sim :cross_mark: Não :star::star::star::star:
McAfee :white_check_mark: Sim :white_check_mark: Sim :white_check_mark: Sim :white_check_mark: Sim :star::star::star:
Avast Premium :white_check_mark: Sim :white_check_mark: Sim :white_check_mark: Sim :cross_mark: Não :star::star::star:

Cada um tem seus pontos fortes, mas vou destacar minhas experiências pessoais com alguns deles.

Minha experiência com os antivírus

:small_blue_diamond: Bitdefender – Meu favorito! Uso há mais de um ano e nunca tive problemas. Ele tem excelente detecção de ameaças e não deixa o computador lento. Além disso, a VPN que vem no pacote é um ótimo diferencial.

:small_blue_diamond: Norton 360 – Já usei por um tempo e gostei bastante. Ele tem um firewall muito eficiente e protege bem contra roubo de identidade, o que é um grande bônus. O único ponto negativo é que pode ser um pouco pesado para PCs mais antigos.

:small_blue_diamond: Kaspersky – Muito bom, principalmente na proteção contra malware. Mas fiquei um pouco receoso com as questões de privacidade que já surgiram no passado envolvendo a empresa. Ainda assim, tecnicamente é um dos melhores.

:small_blue_diamond: McAfee – Usei quando veio de brinde em um notebook novo. Funciona bem, mas não me convenceu a ponto de renovar a assinatura. O custo-benefício não é tão bom quanto os outros.

:small_blue_diamond: Avast Premium – Testei por alguns meses, mas achei que os relatórios de ameaças eram confusos. Além disso, a versão gratuita vive mandando notificações insistentes para fazer o upgrade.

Qual antivírus escolher?

Se você quer máxima proteção para seus dados pessoais, minha recomendação é o Bitdefender. Ele tem um ótimo custo-benefício, é leve e protege contra praticamente todos os tipos de ameaças. Mas se precisar de algo mais acessível, o Kaspersky ou o Norton 360 também são excelentes opções.

Agora me conta: qual antivírus você usa? Já teve alguma experiência ruim com vírus ou golpes online?

7 curtidas

Eu uso o Bitdefender há uns dois anos e nunca tive problemas! O antivírus realmente bloqueia sites suspeitos antes mesmo de eu clicar. Mas queria saber se a VPN que vem nele é boa mesmo ou se é só um extra básico. Alguém usa?

5 curtidas

Eu uso a VPN do Bitdefender e, sinceramente, não dá para comparar com uma VPN dedicada. Ela quebra um galho para proteção extra, mas tem limite de dados na versão padrão. Se precisar de uma VPN para streaming ou algo mais avançado, vale investir em uma separada.

4 curtidas

Alguém mais tem problema com phishing por e-mail? Meu antivírus (uso Avast) sempre diz que protegeu algo, mas ainda assim recebo vários e-mails suspeitos. Qual antivírus tem a melhor proteção para isso?

4 curtidas

O Norton 360 tem um dos melhores filtros contra phishing. Ele bloqueia links suspeitos antes mesmo de você abrir. Mas o mais importante é não clicar em links de e-mails duvidosos e sempre conferir o endereço real do remetente!

5 curtidas