Dormir de lado é a minha posição favorita — e confesso que durante anos sofri com dores no pescoço, ombros travados e noites mal dormidas até descobrir a almofada ideal. Se você também dorme assim e quer melhorar a qualidade do seu sono, vou compartilhar tudo o que aprendi testando vários tipos de almofadas ao longo dos anos!
- Como escolher uma boa almofada ergonômica para o escritório?
- Qual a melhor marca de enchimento para almofada?
Por que a almofada certa faz tanta diferença?
Dormir de lado pode ser superconfortável, mas exige um bom alinhamento entre pescoço, cabeça e coluna. Quando a almofada não está na altura ou firmeza certa, a gente acorda com dores e tensão acumulada.
No meu caso, percebi que quando usava uma almofada muito baixa, minha cabeça caía demais pro lado. Quando era alta demais, meu pescoço ficava torto. Foi aí que comecei a pesquisar e testar. E agora, vou te mostrar o que funciona de verdade!
Características importantes na almofada para quem dorme de lado
Aqui vão os pontos que eu considero essenciais para escolher a almofada ideal pra dormir de lado:
Altura (espessura):
Ela precisa preencher bem o espaço entre sua cabeça e o colchão, mantendo a coluna reta.
Firmeza:
Almofadas muito moles afundam e perdem sustentação. Prefira modelos de média a alta firmeza.
Respirabilidade:
Quem dorme de lado costuma afundar mais o rosto na almofada, então é bom que ela permita a ventilação.
Formato anatômico:
Modelos ergonômicos ou com contorno cervical podem oferecer um suporte mais personalizado.
Tipos de almofada que eu testei (e o que achei)
Separei os principais tipos de almofadas que testei dormindo de lado, com minhas impressões pessoais:
| Tipo de Almofada | Prós |
Contras |
Minha opinião pessoal |
|---|---|---|---|
| Espuma da memória (viscoelástica) | Se molda bem à cabeça e pescoço | Pode esquentar um pouco | Foi a que mais funcionou pra mim! Uso até hoje. |
| Látex | Firme e com boa ventilação | Pode ser pesada | Boa opção, especialmente em dias quentes. |
| Plumas ou penas | Muito macia e aconchegante | Afunda demais, perde formato | Não sustentou minha cabeça direito. Abandonei. |
| Fibra de poliéster | Mais barata e fácil de encontrar | Durabilidade menor | Boa pra quem quer economizar, mas não foi ideal pra mim. |
| Espuma comum (poliuretano) | Firmeza razoável | Pode deformar com o tempo | Só recomendo se for um modelo de boa qualidade. |
- Qual a melhor marca de almofada de amamentação?
- Qual a melhor marca de almofada ortopédica para escritório?
- Qual a melhor marca de coenzima q10?
Minha almofada favorita atual
Depois de muitas tentativas e erros, hoje uso uma almofada viscoelástica com contorno cervical. Ela tem aquele formato que se adapta ao pescoço e dá suporte sem pressionar demais.
No início, estranhei um pouco porque o formato é diferente, mas depois de 3 noites, já estava apaixonada. Acordo bem mais relaxada, sem dor no ombro ou torcicolo!
Dicas extras pra dormir de lado com mais conforto
Além da almofada certa, eu aprendi outros truques que fazem toda a diferença pra dormir melhor nessa posição:
- Use uma almofada entre os joelhos — ajuda a alinhar a coluna e evita pressão no quadril.
- Invista em um colchão firme, mas com um toque macio — colchão muito mole afunda demais o ombro e desequilibra o corpo.
- Troque a almofada com o tempo — mesmo as boas perdem a forma e o suporte depois de um tempo de uso.
Pra mim, sem dúvida, a melhor almofada pra quem dorme de lado é a viscoelástica com contorno cervical. Mas é importante lembrar que cada corpo é único, então o ideal é experimentar e sentir qual se adapta melhor a você.
Se puder testar antes de comprar ou escolher marcas que oferecem período de troca, melhor ainda! E não esquece de observar seu corpo: ele sempre dá sinais quando algo não está legal no sono.