Estou buscando um cavaquinho com um acabamento visual diferenciado. Qual tipo de cavaquinho oferece opções de acabamento mais interessantes?
Pra mim, o melhor tipo de cavaquinho com acabamento diferenciado é o de madeira maciça com detalhes em marchetaria artesanal.
Eu comprei um desses de um luthier aqui do sul do Brasil, e toda vez que toco em rodas de samba, alguém comenta do visual.
Ele tem desenhos entalhados à mão e um verniz fosco que dá um charme retrô, mas sofisticado. A sonoridade também é excelente, bem encorpada.
É o tipo de instrumento que chama atenção só de olhar, sem falar que quando o som sai, aí é que o povo pára mesmo.
Eu gosto de instrumentos que têm personalidade, e esse cavaquinho é praticamente uma obra de arte.
Eu sou apaixonado por cavaquinhos com tampo em spruce europeu e fundo em jacarandá da Bahia.
São madeiras que não só oferecem uma sonoridade incrível, mas também têm uma beleza natural fora do comum.
O meu, por exemplo, tem um brilho dourado no tampo e um contraste escuro no fundo que é hipnotizante.
O acabamento em verniz poliéster deixou tudo ainda mais bonito. Quando eu tô no palco, ele brilha sob a luz, parece que faz parte do espetáculo. É uma escolha perfeita pra quem quer unir visual e qualidade sonora num só instrumento.
Eu sempre busquei um cavaquinho que fosse diferente do comum, então investi num modelo com braço em ébano e acabamento em resina epóxi com glitter dourado.
Pode parecer exagerado, mas é simplesmente lindo. Quando a luz bate, ele brilha de um jeito surreal, e o melhor é que a sonoridade não fica devendo nada pros tradicionais.
Aliás, até melhora a projeção do som. Muita gente pensa que é só aparência, mas o som é limpo e potente. É um instrumento que não passa despercebido, seja numa roda de choro ou num show grande.
Na minha opinião, o melhor tipo de cavaquinho visualmente diferenciado é o que tem acabamento em verniz fosco e detalhes em couro natural ou tecido estampado na lateral do corpo.
Vi isso pela primeira vez numa feira de instrumentos artesanais em Olinda e fiquei vidrado. O artesão usava técnicas mistas, com inserções de arte nordestina no corpo do cavaquinho, uma coisa realmente única.
Comprei um modelo com tecido bordado manualmente e uso até hoje. Dá um toque cultural fortíssimo e ainda tem ótima pegada. É o tipo de instrumento que tem alma.
Galera como saber se o cavaquinho é bom?
Quando eu fui comprar meu primeiro cavaquinho, eu não tinha muita noção do que olhar. Mas um músico mais experiente me deu uma dica que fez toda a diferença: repara no acabamento da madeira, nas emendas, no braço do instrumento.
Se tiver farpas, cola escorrida, trastes mal colocados… fuja. Um cavaquinho de boa qualidade é bem montado, com tudo bem ajustado.
Peguei um na loja que parecia bonito, mas quando passei a mão no braço, senti várias imperfeições.
Aí comparei com outro de uma marca mais confiável e vi a diferença logo de cara. Hoje, antes de qualquer coisa, olho com carinho pra esses detalhes, recomendo ver esse vídeo também, pode ajudar!
Eu sempre digo que o ouvido é o melhor juiz. Pra mim, cavaquinho bom tem som limpo, encorpado, com brilho.
Não pode ser aquele som abafado ou com trastejamento (aquele barulhinho chato quando a corda pega no traste errado).
Uma vez, toquei em dois cavaquinhos iguais, mesmo modelo, mas só um tinha o som realmente bonito.
É bom testar com acordes simples e também dar umas palhetadas mais fortes pra ver se ele mantém o timbre.
Ah, e vale bater de leve no corpo dele pra sentir a ressonância, tipo “sentir a vibração na madeira”, sabe? Um bom instrumento te responde de volta com um som claro.
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
- Instrumentos da marca Taylor são bons?
- Instrumentos da marca Rickenbacker são bons?
- Instrumentos da marca Cort são bons?
- Instrumentos da marca Seagull são bons?
- Instrumentos da marca Pearl são bons?
- Instrumentos da marca Korg são bons?
- Instrumentos da marca Meinl são bons?
- Qual é o melhor tipo de cavaquinho para músicos que desejam uma opção amplificada para apresentações ao vivo?
- https://produtosreviews.com.br/t/qual-e-o-melhor-tipo-de-cavaquinho-para-musicos-que-desejam-explorar-uma-variedade-de-estilos-musicais
- Qual é o melhor tipo de cavaquinho para músicos que desejam uma opção com acabamento visual diferenciado?
Confesso que eu achava que madeira era só estética, até começar a entender um pouco mais sobre o instrumento.
Descobri que a madeira do tampo influencia diretamente na projeção do som. Por exemplo, um cavaquinho com tampo de pinho ou spruce costuma soar mais aberto, mais “cantado”, digamos assim. Já um todo em mogno tem um som mais quente.
Quando fui comprar o meu, escolhi um com tampo sólido (não laminado), e olha… que diferença! O som ressoa muito mais.
Se o vendedor não souber te dizer se o tampo é sólido ou laminado, desconfia. Instrumento de qualidade, eles fazem questão de dizer.
Algo que me ensinaram depois de eu comprar um cavaquinho que desafinava o tempo todo: cavaquinho bom segura a afinação.
Levei um tempo pra perceber, mas se você afina, toca 10 minutos e ele já tá todo fora de tom, tem algo errado.
Pode ser a tarraxa, pode ser a pestana ou até o próprio braço, se estiver torto. Hoje, sempre que testo um cavaquinho novo, fico tocando por uns 15 a 20 minutos, dou umas afinadas e vejo como ele se comporta. Se segura bem, é sinal de qualidade.
E não esquece de olhar se o braço está reto! Já me venderam um com o braço empenado e foi um pesadelo.