Qual marca de controle tem melhor durabilidade para PC?

Uso bastante controle no PC e já tive problemas com analógicos. Alguém recomenda algum da 8Bitdo, Xbox, Logitech ou Ipega?

7 curtidas

Olha, depois de muitos anos jogando no PC, já testei vários controles de diferentes marcas. O que mais durou comigo foi, sem dúvida, o controle do Xbox.

Tenho um Xbox One desde 2015, e o mesmo controle que veio com ele ainda funciona perfeitamente no meu PC até hoje.

Já derrubei, já ficou dias em cima da mesa pegando pó, e mesmo assim nunca deu drift, nunca quebrou botão, nada.

Ele se conecta super fácil via Bluetooth e a ergonomia é perfeita pra sessões longas de jogo. Já tentei outras marcas, inclusive alternativas mais baratas, mas sempre quebravam com pouco tempo de uso.

5 curtidas

Sempre fui fã da Sony, mas quando migrei pro PC percebi que o DualShock 4, apesar de ótimo na pegada, não era tão simples de configurar.

Então acabei comprando um controle da 8BitDo (modelo Pro 2) e fiquei impressionado com a qualidade de construção e durabilidade.

Já uso há mais de dois anos direto, e não tenho nenhum botão falhando, nenhum problema de drift ou conexão.

A bateria ainda segura bem e o controle é muito versátil funciona no PC, no Switch, até no celular. Vale cada centavo, e o suporte via software próprio deles ajuda bastante.

5 curtidas

Comprei um controle da Logitech (F310) há uns 4 anos por ser mais em conta, e sinceramente, foi um tanque de guerra.

Ele não tem vibração nem conexão sem fio, mas é resistente demais. Já caiu no chão várias vezes, já derramaram refrigerante perto dele, e tá lá… firme e forte.

Claro que ele é mais simples, mas nunca me deixou na mão. Se você quer algo barato e durável pra jogar no PC, sem se preocupar com firulas, a Logitech manda bem.

4 curtidas

Gente como escolher um bom controle pro PC?

5 curtidas

A galera fala muito do controle do Xbox, e com razão, mas eu fui na contramão e peguei um controle Elite Series 2 da Microsoft.

É caro, sim, mas o nível de construção é outro. Os botões são sólidos, os gatilhos são ajustáveis e o peso dele dá uma sensação de controle premium mesmo.

Já uso há mais de um ano, e parece novo. Eu jogo bastante jogos competitivos e a precisão dele é incrível. Fora que você pode configurar os botões via software e fazer vários perfis. Nunca mais pensei em trocar.

7 curtidas

Testei vários controles paralelos de marcas genéricas, mas todos acabavam estragando em 6 meses ou dando drift.

Foi quando decidi investir em um controle original do Xbox Series X. A diferença foi absurda. Conexão sem fio super estável, acabamento excelente e, o mais importante, durabilidade.

Uso todos os dias, jogando FIFA e Elden Ring, e ele está impecável. Os analógicos são firmes, os botões respondem bem e, até agora, zero problema. Não me arrependo de ter pago um pouco a mais.

5 curtidas

Um amigo me recomendou o controle da Razer, o Wolverine V2, e eu resolvi dar uma chance. Cara, que construção robusta!

Dá pra sentir que ele foi feito pra durar. Os botões mecânicos dão uma sensação ótima de clique, e ele tem grips de borracha que ajudam demais na pegada.

Uso direto no PC com cabo (porque ele não é wireless), e nunca tive falhas de entrada, delay, nada.

Já tive outros controles que começaram a falhar com 6 meses, esse já passou de um ano e tá como novo. Pra quem curte controle com cara de competitivo, a Razer entregou muito bem nesse modelo.

4 curtidas

Pra mim, o ponto de partida foi a compatibilidade. Eu não queria ficar instalando mil drivers ou mexendo em configuração toda vez que fosse jogar.

Então fui direto no controle do Xbox no meu caso, o Series X. É praticamente plug and play no Windows, o sistema reconhece na hora, e a maioria dos jogos já vem com os botões mapeados certinho.

Também curto o formato dele, acho que encaixa melhor na mão do que outros. Testei um DualSense antes, que é bonito e cheio de recursos, mas alguns jogos não reconheciam direito no PC e eu não tenho paciência pra configurar essas coisas toda hora.

5 curtidas

Quando fui escolher um controle pro meu PC, o que mais pesou foi o conforto. Eu tenho mãos grandes, então muitos controles menores me davam cãibra depois de um tempo jogando.

Testei uns modelos genéricos mais baratos, mas achei tudo meio leve demais, frágil, parecia brinquedo.

Acabei comprando um controle de Xbox Elite usado, e mesmo sendo mais caro, é outro nível. Os botões são sólidos, o peso é ótimo, e dá pra personalizar bastante.

Eu uso ele tanto pra jogar quanto pra emular consoles antigos. Recomendo demais pra quem joga bastante e quer algo durável.

4 curtidas

Eu jogo muito jogo de luta e de plataforma, então pra mim, o direcional digital (o D-Pad) faz toda a diferença.

Controle com D-Pad mole ou impreciso estraga a experiência. Por isso, eu acabei escolhendo o 8BitDo Pro 2, que é um controle com pegada retrô mas bem moderno por dentro.

Funciona via Bluetooth ou cabo, tem um app de configuração e ainda rola usar em outras plataformas.

O custo-benefício é excelente, principalmente se você não quer gastar o preço de um controle de console novo. Pra quem curte jogos 2D, ele é imbatível.

5 curtidas

Dá uma olhada nesses links, pode gostar!

4 curtidas

Eu não ligo muito pra marca, mas ligo pra funcionalidade. Então o que eu fiz foi pesquisar muito antes de comprar.

Vi vídeos, li fóruns, e percebi que controle bom pra PC não é só sobre ser bonito ou famoso, mas sobre durabilidade, resposta dos botões e conexão estável.

Testei um modelo baratinho Bluetooth e me arrependi dava lag no input, desconectava do nada, e os gatilhos pareciam de brinquedo.

Depois comprei um controle de Xbox One usado, com fio mesmo, e é outra história. Conexão estável, resposta imediata, e aguenta tranco. Às vezes o simples funciona melhor.

5 curtidas

Eu sou o tipo de pessoa que joga no PC com monitor grande, som alto, e gosta de jogar de tudo: corrida, FPS, RPG. Então eu queria um controle versátil.

Fiquei entre o DualSense e o Xbox Series, e acabei indo no DualSense por causa dos gatilhos adaptáveis e o feedback háptico.

Em alguns jogos como o Forza ou o Spider-Man (no PC mesmo), o controle dá uma imersão absurda.

Mas vale dizer: você precisa de um pouco mais de paciência pra configurar ele, porque nem todo jogo tem suporte nativo. No fim das contas, valeu a pena, mas só porque eu gosto de aproveitar esses detalhes.

5 curtidas