Gente, preciso compartilhar com vocês uma coisa que sempre me deixou um pouco frustrada: encontrar um fio dental que fosse realmente confortável de usar. Pode parecer bobagem, mas já testei várias marcas e nem todas deslizam bem ou são suaves para minha gengiva. Por isso resolvi abrir essa discussão aqui no fórum: qual fio dental vocês acham mais confortável? Oral-B, Colgate ou alguma outra marca menos conhecida que surpreendeu?
Minha experiência com as marcas mais populares
Oral-B Essential e Satin Floss
Eu usei o Essential Floss da Oral-B por um bom tempo. Ele é aquele fio mais seco, meio “esfarelento”, sabem? Cumpre o papel, mas já me machucou algumas vezes quando a gengiva estava mais sensível.
Agora, o Satin Floss é outro papo. Ele tem uma textura aveludada, é mais grosso e desliza melhor entre os dentes. Sinto que limpa direitinho sem machucar. Hoje, ele é meu favorito quando penso em conforto.
Colgate Total e Colgate Comfort Clean
O da Colgate Total foi o que menos gostei. Ele é bem fino e às vezes parecia que não limpava nada. Além disso, já estourou algumas vezes no meio da escovação.
Já o Comfort Clean tem um desempenho melhor e é mais macio. Mas, ainda assim, acho que não supera o Satin da Oral-B em conforto. Talvez funcione melhor pra quem tem os dentes mais espaçados — não é o meu caso.
Outras marcas que testei (e gostei)
Fiquei curiosa e testei também algumas marcas menos populares. Duas me surpreenderam:
- Curaprox: é um pouco mais cara, mas tem uma tecnologia de fibras bem diferente. Desliza bem e não machuca.
- GUM Expanding: esse é curioso porque expande quando entra entre os dentes. Dá uma sensação diferente, mas confortável.
Comparativo pessoal
Abaixo fiz uma tabelinha com base no que eu senti ao usar cada uma:
| Marca / Modelo | Conforto na gengiva | Deslizamento | Resistência | Preço médio |
|---|---|---|---|---|
| Oral-B Satin Floss | Excelente | Muito bom | Alta | R$ 12,00 |
| Oral-B Essential Floss | Regular | Regular | Média | R$ 7,00 |
| Colgate Total | Ruim | Ruim | Baixa | R$ 6,50 |
| Colgate Comfort Clean | Bom | Bom | Média | R$ 9,00 |
| Curaprox | Muito bom | Muito bom | Alta | R$ 22,00 |
| GUM Expanding | Bom | Diferente | Média | R$ 15,00 |
O que eu busco em um fio dental confortável?
Pra mim, um fio dental confortável precisa:
- Ser suave com a gengiva, sem machucar
- Deslizar com facilidade entre os dentes
- Não desfiar nem arrebentar no meio do uso
- Ter um toque mais aveludado ou encerado
- Qual a melhor marca de pasta de dente?
- Qual a melhor marca de pasta de dente: Colgate ou Crest?
- Qual a melhor marca de pasta de dente: Sensodyne ou Colgate?
- Qual a melhor marca de fio dental?
Depois de testar vários, eu fico mesmo com o Oral-B Satin Floss como o meu preferido. Mas sei que isso pode variar de pessoa pra pessoa, principalmente por causa do espaçamento entre os dentes e da sensibilidade da gengiva.
E vocês? Qual marca vocês acham mais confortável? Já testaram alguma que surpreendeu positivamente (ou negativamente)?
Compartilhem aqui, porque trocar essas experiências sempre ajuda na hora de fazer uma escolha melhor na próxima compra!