Quero saber qual o melhor azeite para fritar peixe?
Já testei vários tipos de azeite e, na minha opinião, o azeite de oliva refinado é o melhor para fritar peixe. Muita gente pensa que todo azeite de oliva tem um ponto de fumaça baixo e não serve para frituras, mas isso não é verdade.
O azeite extravirgem realmente não aguenta temperaturas altas, mas o azeite refinado tem um ponto de fumaça mais alto, em torno de 220°C, o que permite fritar sem queimar e sem perder suas propriedades.
Além disso, ele deixa o peixe com um sabor suave, sem mascarar o gosto da carne. Para quem gosta de um toque mais saudável na fritura, vale a pena investir nele.
Parece estranho, mas eu sempre prefiro o azeite de abacate para fritar peixe. Ele tem um ponto de fumaça altíssimo, chegando a 270°C, e não interfere no sabor da comida. Outra vantagem é que ele tem uma composição bem parecida com a do azeite de oliva, cheio de gorduras boas, mas sem oxidar tão rápido. Além disso, percebi que o peixe absorve menos óleo quando frito nele, ficando crocante por fora e suculento por dentro. Se você nunca testou, recomendo!
Se tem uma coisa que aprendi fritando peixe é que o óleo que você usa faz TODA a diferença. Já tentei várias opções, e a que mais gosto é o óleo de coco refinado. Ele tem um ponto de fumaça alto, cerca de 230°C, e ainda tem uma leve resistência à oxidação. O melhor de tudo? Ele não deixa o peixe encharcado! Muita gente acha que ele dá sabor de coco à comida, mas o refinado não interfere no gosto, só ajuda a criar uma crosta crocante e saborosa.
Muita gente diz que o azeite trufado não serve para fritura, mas eu discordo. Claro, ele não é ideal para fritura por imersão, porque tem um ponto de fumaça mais baixo (190°C a 210°C dependendo da qualidade).
Mas para quem gosta de um peixe frito levemente na frigideira, ele é ótimo! Além de manter seus antioxidantes e propriedades benéficas, dá um sabor incrível ao peixe.
Eu gosto principalmente quando faço peixe grelhado na frigideira com azeite e alho. Fica simplesmente divino, e se tem dúvida de qual azeite trufado qual o melhor recomendo os da Collitali!
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
- Opções de azeite mais saudáveis para cozinhar
- Azeite Sabiá Koroneiki é bom?
- Quais são os azeites aprovados pela Anvisa?
- Como escolher um bom azeite?
- Quais as marcas de azeite aprovadas pelo Inmetro?
- Como comprar um azeite de boa qualidade?
- Qual é a melhor marca de azeite de oliva importado?
- Azeite Prosperato é bom?
- Quais são as melhores marcas de azeites de supermercado?
- Qual a diferença do azeite andorinha verde e azul?
- Azeite Sabiá Arbequina é bom?
- Azeite Trufado Montosco é bom?
- Qual é o melhor: Azeite trufa negra ou branca?
- Qual é melhor: azeite Gallo ou Andorinha?
- Qual é o melhor azeite trufado italiano?
- Azeite Trufado Savitar é bom?
- Qual o melhor azeite trufado, trufa negra ou branca?
Já experimentei fritar peixe com vários tipos de azeites e óleos, mas acabei me fixando no azeite de girassol.
Ele tem um sabor neutro, não interfere no gosto do peixe e ainda tem um ponto de fumaça alto (230°C), o que é ótimo para fritura.
Uma vantagem que notei é que ele não deixa cheiro forte na cozinha, ao contrário de alguns outros óleos. Além disso, ele tem um bom custo-benefício, então não pesa tanto no bolso.
Gente como escolher um bom azeite?
Para quem quer um sabor marcante, o azeite de dendê é a escolha perfeita para fritar peixe. Eu aprendi isso com uma receita baiana que fiz em casa, e o resultado foi incrível!
Esse azeite tem um gosto mais forte e deixa o peixe com uma crosta crocante e dourada. O único ponto negativo é que ele pode não agradar a todos por ser bem característico, mas se você gosta de uma pegada mais regional na cozinha, vale a pena experimentar.
Uma dica que aprendi com um amigo italiano: coloco um pouco do azeite na geladeira. Se ele ficar mais opaco e espesso, é um bom sinal de que tem bastante gordura saudável e não está misturado com outros óleos. Mas claro, não é um teste 100% infalível, então sempre combino isso com a leitura do rótulo e a degustação.
Já percebi que os azeites em garrafas de plástico transparente geralmente não são bons. O contato com a luz e o plástico pode comprometer a qualidade. Sempre escolho garrafas de vidro escuro ou até latas, que ajudam a conservar melhor o produto. Desde que mudei esse hábito, nunca mais comprei azeite ruim!
Já caí na tentação de comprar azeite baratinho e me arrependi! O sabor era fraco, e depois descobri que muitos azeites baratos são misturados com óleo refinado. Agora, prefiro gastar um pouco mais e ter um azeite puro e saboroso. Sempre desconfio de preços muito baixos – quando a esmola é demais, o santo desconfia!
Pouca gente olha isso, mas a data de colheita das azeitonas e a validade fazem diferença. Quanto mais fresco o azeite, melhor o sabor e as propriedades. Evito azeites que estão perto do vencimento, porque podem ter perdido qualidade. O ideal é consumir em no máximo um ano após a colheita isso faz uma baita diferença no sabor!