Preciso de um bom notebook que de pra usar Autocad, qual o melhor?
Eu trabalho com AutoCAD há mais de cinco anos, principalmente em projetos de arquitetura e design de interiores.
Quando comprei meu notebook, procurei algo que fosse potente e estável, já que o AutoCAD exige muito desempenho.
Acabei optando por um Dell XPS 15 com processador i7 de 11ª geração, 32 GB de RAM e uma placa de vídeo NVIDIA RTX 3050.
Esse modelo é um investimento considerável, mas o desempenho é impecável. Ele lida muito bem com renderizações, mesmo quando estou com outros programas pesados abertos, como o SketchUp e o Photoshop.
A tela 4K também faz diferença nos detalhes dos projetos. Minha dica é: priorize processador e memória RAM acima de tudo, porque isso influencia diretamente no desempenho do AutoCAD.
Sou engenheiro civil e uso o AutoCAD diariamente para criar plantas e projetos estruturais. Testei alguns notebooks antes de escolher o meu, e o que melhor atendeu minhas necessidades foi o Lenovo Legion 5 Pro.
Apesar de ser voltado para gamers, ele é perfeito para softwares como AutoCAD, Revit e até Lumion.
Meu modelo tem um processador AMD Ryzen 7, 16 GB de RAM (expansível para 32 GB) e uma RTX 3060.
Além disso, o teclado retroiluminado e a tela de 16 polegadas com resolução QHD são ótimos para longas horas de trabalho.
Recomendo esse modelo para quem precisa de um notebook potente e não quer gastar o mesmo que um MacBook.
Comecei a estudar AutoCAD durante a faculdade e, na época, não tinha condições de investir em um notebook top de linha.
Comprei um Acer Aspire 7, que vem com processador i5 de 10ª geração, 16 GB de RAM e uma GTX 1650.
Ele não é o mais avançado, mas consigo trabalhar bem com projetos pequenos e médios. Minha dica é investir no SSD, porque a velocidade de carregamento faz diferença.
Se você está começando ou não precisa de algo para projetos extremamente complexos, vale a pena considerar modelos intermediários como esse.
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
Trabalho como freelancer em projetos de design industrial, e o AutoCAD é meu principal aliado. Escolhi o HP ZBook Firefly 15 G8 porque ele é certificado para softwares de CAD. Além disso, a construção dele é robusta, o que me dá confiança de que vai durar anos. Ele tem processador Intel i7, 32 GB de RAM e uma GPU dedicada NVIDIA Quadro T500. O diferencial, para mim, é a tela DreamColor, que oferece cores muito precisas. Isso é essencial quando preciso apresentar projetos para clientes. É uma máquina voltada para profissionais, então o preço é um pouco alto, mas vale cada centavo.
Sempre tive preferência por notebooks da Apple, então decidi investir em um MacBook Pro M2 Pro para usar AutoCAD.
Apesar de muitas pessoas acharem que Mac não é ideal para CAD, minha experiência tem sido ótima.
O chip M2 Pro tem um desempenho excelente, e o AutoCAD para Mac é totalmente otimizado. A tela Retina de 16 polegadas é um espetáculo, com cores muito vivas e alta definição.
Além disso, a bateria dura bastante, o que é perfeito para quem, como eu, trabalha em lugares diferentes.
Só recomendo para quem já está acostumado com o sistema macOS, porque a interface é bem diferente da versão de Windows.
Gente queria um notebook ideal para estudantes, qual vocês recomendam?
Quando eu precisei de um notebook para estudar, busquei algo que equilibrasse desempenho e portabilidade.
Acabei escolhendo um modelo com processador Intel Core i5, 8GB de RAM e um SSD de 256GB. Para mim, o SSD foi essencial, porque deixa o sistema muito mais rápido, principalmente quando abro vários programas ao mesmo tempo, como o Word, Excel e navegadores cheios de abas.
Além disso, prefiro notebooks com tela de 14 polegadas, porque são compactos e fáceis de carregar na mochila.
Ah, e a bateria precisa durar pelo menos umas 6 horas, porque nem sempre estou perto de uma tomada.
Estudando, percebi que um notebook leve faz toda a diferença. Eu escolhi um modelo que pesa menos de 1,5kg e não me arrependo. Ele é perfeito para levar para a faculdade e estudar em qualquer lugar. Outro ponto que considerei foi a durabilidade: por isso, priorizei marcas conhecidas e optei por um com chassi em alumínio. Meu modelo tem 8GB de RAM e um processador Ryzen 5, que dá conta do recado para trabalhos acadêmicos e até algumas edições de vídeo mais simples. Só me preocupei em comprar um suporte para manter a ergonomia e evitar dor nas costas durante horas de estudo.
Minha escolha para trabalhar com AutoCAD foi o Asus ROG Zephyrus G14. É um notebook compacto e leve, mas extremamente potente.
Uso ele não só para projetos em AutoCAD, mas também para renderizações no 3ds Max. A configuração que comprei tem processador AMD Ryzen 9, 16 GB de RAM e uma RTX 3060.
Gosto bastante do design discreto dele, que não tem aquela estética típica de notebook gamer. Além disso, ele tem um ótimo sistema de refrigeração, o que é crucial para quem usa programas pesados. Para mim, é a melhor opção custo-benefício do mercado.
Eu utilizo o AutoCAD principalmente para projetos de engenharia elétrica, e a performance é essencial para o meu trabalho.
Por isso, optei por um MSI Creator Z16. Esse modelo foi projetado para criadores de conteúdo e profissionais de design, mas é perfeito para CAD.
Ele tem processador i7, 32 GB de RAM e uma RTX 3060. A tela 16:10 facilita bastante na visualização dos projetos, pois tem mais espaço vertical.
Outro ponto positivo é o teclado confortável, já que passo horas trabalhando. O preço é um pouco elevado, mas vale a pena se você precisa de uma máquina que não te deixe na mão.
Durante meu estágio em engenharia mecânica, precisei de um notebook que aguentasse AutoCAD e SolidWorks. Depois de pesquisar bastante, escolhi o Acer Predator Helios 300.
Apesar de ser voltado para gamers, ele é ótimo para softwares de engenharia. Com processador Intel i7 de 12ª geração, 16 GB de RAM e uma RTX 3060, consigo rodar até projetos complexos sem problemas.
O sistema de refrigeração também é eficiente, algo essencial para evitar superaquecimento durante tarefas longas.
Minha dica é buscar notebooks gamer, pois eles geralmente oferecem hardware de ponta por um preço mais acessível que modelos profissionais.