Quero saber qual óleo é melhor, de girassol ou de canola?
Olha, eu já testei os dois e, sinceramente, prefiro o óleo de girassol. Ele tem um sabor mais neutro, o que faz diferença quando preparo pratos mais delicados, como peixes e molhos. Além disso, ele aguenta bem altas temperaturas, então é ótimo para frituras.
O que me fez escolher o óleo de girassol definitivamente foi a questão da leveza: parece que a comida fica menos “pesada” depois de frita ou cozida nele.
Agora, claro, tem gente que diz que o óleo de canola é mais saudável por causa do ômega-3, mas eu confesso que não gosto muito do sabor dele. Então, para mim, o girassol vence essa disputa.
Eu já pesquisei bastante sobre óleos de cozinha porque me preocupo muito com minha saúde, e a minha escolha sempre foi o óleo de canola.
Ele tem menos gorduras saturadas e mais gorduras insaturadas, especialmente ômega-3 e ômega-6, que são ótimos para o coração.
Isso sem falar no fato de que ele tem um ponto de fumaça alto, então é seguro para cozinhar e não gera tantas substâncias prejudiciais ao aquecimento.
Sei que muita gente fala do sabor dele, mas sinceramente, eu nunca senti nada de ruim. Uso para refogar, grelhar e até em algumas receitas de bolo. Então, se o critério for saúde, pra mim o óleo de canola é o melhor.
Para mim, não tem essa de um ser melhor que o outro. Cada óleo tem suas vantagens e eu uso os dois dependendo do que estou fazendo.
Se vou fritar alguma coisa, tipo batata ou frango, prefiro o de girassol porque ele tem um ponto de fumaça bem alto e deixa os alimentos crocantes.
Agora, se for para receitas mais saudáveis, como grelhados ou legumes no forno, uso o de canola porque ele tem mais gorduras boas para o coração.
Acho que a escolha certa depende muito da forma como você cozinha e do seu objetivo. Se fosse para escolher um só, talvez eu ficasse com o de canola por ser mais saudável, mas como gosto de variedade, prefiro ter os dois em casa.
Gente óleo faz mal pra sáude?
Olha, se for para escolher entre girassol e canola, eu diria que o óleo de canola leva uma leve vantagem por causa dos benefícios cardiovasculares. Mas, na real, eu evito os dois e uso azeite de oliva sempre que posso.
Sei que o azeite não é ideal para fritura porque tem um ponto de fumaça mais baixo, mas para refogados, saladas e finalizações, ele dá um sabor maravilhoso e é cheio de antioxidantes.
Se fosse para indicar um óleo para quem quer algo mais saudável e saboroso, minha resposta seria: esquece girassol e canola e vai de azeite! Claro que ele é mais caro, mas se for usar para coisas específicas, acaba valendo a pena.
Minha experiência com óleos de cozinha sempre me fez preferir o de girassol. Além de ser mais neutro e versátil, ele tem uma durabilidade maior depois de aberto.
Já percebi que o óleo de canola, quando guardado por um tempo, tende a ficar com um cheiro meio estranho, tipo rançoso.
Outra coisa que me faz escolher o de girassol é que ele é mais comum e fácil de encontrar. Sempre tem boas marcas disponíveis e, no preço, não varia tanto em relação ao de canola. Então, pela durabilidade e pela praticidade, fico com o de girassol, e a Liza é uma das melhores marcas de óleo de cozinha de girassol que já usei!
Olha, eu já pesquisei bastante sobre isso porque adoro cozinhar e sempre fico na dúvida. O que aprendi é que depende muito do tipo de óleo e da forma como usamos.
Óleos vegetais como azeite de oliva e óleo de abacate são bem saudáveis quando usados moderadamente.
Já os óleos refinados, como o de soja ou milho, podem ser ruins se usados em excesso, principalmente porque oxidam mais rápido quando aquecidos. Então, acho que o segredo está no equilíbrio e na escolha do tipo certo!
Eu sempre escutei que óleo faz mal, mas confesso que nunca parei pra pensar muito nisso até meu médico me alertar sobre o consumo excessivo.
Ele me explicou que frituras frequentes podem aumentar o colesterol ruim e prejudicar o coração. Depois disso, comecei a dar preferência para assados e cozidos, mas ainda uso um pouco de azeite no dia a dia. Acho que o problema não é o óleo em si, e sim o exagero.
Minha avó sempre cozinhou com banha de porco e, sinceramente, ela sempre foi muito saudável! Já eu, cresci ouvindo que óleo vegetal era melhor, mas depois descobri que alguns são cheios de gordura processada que pode até inflamar o corpo. Hoje em dia, tento equilibrar, uso azeite de oliva pra refogar e evito frituras. No final das contas, acho que não é só o óleo que faz mal, e sim o estilo de vida como um todo.
Eu já fui daqueles que evitava óleo a todo custo, mas depois percebi que ele tem seu papel na alimentação.
Claro, exagerar em frituras é péssimo, mas cortar todo tipo de gordura também não é legal, porque nosso corpo precisa delas pra funcionar bem.
Agora, sempre escolho opções mais naturais, como óleo de coco ou azeite de oliva, e evito os óleos refinados que são cheios de química.
Aqui no Forúm Reviews temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!
- Óleo de Coco Copra é bom?
- Quais são os diferentes tipos de óleos de cozinha?
- Óleo de Coco Lauricoco é bom?
- Óleo de coco Purilev é bom?
- Qual é a melhor marca de óleo de coco orgânico?
- Qual a melhor marca de óleo de coco para pele?
- https://produtosreviews.com.br/t/qual-a-melhor-marca-de-oleo-de-coco-em-capsulas/27447
- Qual o melhor óleo para cozinhar segundo nutricionistas?
- Qual o melhor óleo para cozinhar segundo nutricionistas?
No começo, eu achava que qualquer tipo de óleo fazia mal, mas depois que comecei a praticar esportes e estudar nutrição, vi que tem muita diferença entre eles.
O azeite extra virgem, por exemplo, tem antioxidantes e faz super bem. Já os óleos muito processados podem prejudicar a saúde se consumidos em excesso.
Hoje, evito frituras e dou preferência para cozinhar com menos gordura, mas sem paranóia.