Estou com dúvida em qual tomar primeiro antes dos meus treinos, qual posso tomar primeiro, pré-treino ou creatina?
Eu prefiro tomar o pré-treino primeiro, uns 20 a 30 minutos antes de começar o exercício.
A creatina, eu tomo em outro momento do dia, geralmente de manhã, porque o efeito dela é cumulativo e não precisa estar no treino pra funcionar.
Eu comecei tomando a creatina logo antes de treinar, mas percebi que não fazia muita diferença.
Agora, tomo o pré-treino antes do treino para sentir energia imediatamente, e a creatina eu tomo à tarde, quando estou mais relaxado.
Quando vou malhar, tomo o pré-treino primeiro. Isso me dá a energia que preciso na hora do treino.
A creatina, por outro lado, tomo todos os dias, independente se vou treinar ou não, geralmente no almoço.
Sempre ficava em dúvida entre creatina ou whey pra começar meus treinos, optei pela creatina e senti mais energia, mas acho que depende de cada um e sempre é bom passar com um profissional.
Qual a forma correta de tomar creatina?
Eu tomo creatina todos os dias, até mesmo nos dias em que não treino. Sempre coloco 3 a 5 gramas num copo de água ou suco logo de manhã.
O segredo é a consistência. Não precisa se preocupar muito com o horário, desde que você tome diariamente.
Costumo tomar creatina junto com o meu shake pós-treino. Não tem um momento exato pra tomar, mas eu prefiro logo depois do treino porque é mais prático.
O importante é tomar todos os dias pra manter os níveis no corpo.
Aqui no Forúm Reviews tem bons tópicos que podem te ajudar, dá uma olhada!
- Qual a creatina ideal para iniciantes?
- Pode tomar creatina sem whey?
- Como tomar whey e creatina para ganhar massa muscular?
- Creatina com whey protein engorda?
- Creatina ou whey para iniciantes: qual iniciar?
- Creatina ou pré-treino: o que é mais eficaz?
- Qual é a melhor marca de creatina?
- Melhor marca de creatina no mercado
Pra quem tem dúvida, fiz essa tabela quando comecei a treinar e me ajudou muito, acho que pode te ajudar!
| Suplemento | Quando tomar | Efeito imediato | Efeito a longo prazo |
|---|---|---|---|
| Pré-treino | 20-30 minutos antes do treino | Sim | Não |
| Creatina | Qualquer hora do dia | Não | Sim |
Mas sempre é bom procurar um profissional na area pra te ajudar!
Eu gosto de tomar a creatina antes do pré-treino, mas isso é mais uma questão de hábito.
Normalmente, tomo a creatina com o café da manhã e deixo o pré-treino pra uns 20 minutos antes de malhar.
Eu prefiro tomar a creatina antes do pré-treino, mas isso porque tomo a creatina no café da manhã.
O pré-treino deixo pra uns 30 minutos antes da academia. Não senti diferença significativa no desempenho trocando a ordem.
Não importa muito a ordem da creatina, porque o efeito é acumulativo ao longo do tempo. Então, eu deixo o pré-treino pra uns 30 minutos antes da academia e a creatina tomo assim que acordo, com água mesmo.
Pra mim, funciona melhor tomar o pré-treino primeiro, porque ele me dá energia na hora certa. A creatina tomo sempre no pós-treino, junto com meu shake de proteína, porque me ajuda na recuperação.