Creatina ou whey para iniciantes: qual iniciar?

Para alguém que está começando na musculação, seria mais indicado começar com creatina ou whey protein?

16 curtidas

Na minha experiência, eu começaria com whey protein. Quando comecei a malhar, meu foco era aumentar minha ingestão de proteínas para ajudar na recuperação muscular e o whey foi essencial.

Ele é uma proteína de rápida absorção, ideal para consumir logo após o treino. Com certeza, faz uma grande diferença em como você se sente após os exercícios, principalmente nos dias de treino intenso.

9 curtidas

Eu optei por iniciar com creatina quando comecei na musculação, e não me arrependo.

A creatina ajuda a aumentar a performance durante os treinos, permitindo que você faça exercícios um pouco mais intensos e por mais tempo.

Isso foi fundamental para mim, especialmente nos estágios iniciais, quando você quer ver progressos rápidos.

Mas lembre-se, é importante estar hidratado o suficiente ao tomar creatina para evitar qualquer problema renal.

8 curtidas

Acho que depende do que você está procurando alcançar com seu treino. Se seu objetivo é aumentar a massa muscular, o whey protein pode ser o caminho. Ele ajuda bastante na recuperação pós-treino.

6 curtidas

Ao considerar suplementos para iniciantes na musculação, dois dos mais discutidos são a creatina e o whey protein.

Ambos têm seus benefícios e usos, dependendo de seus objetivos de treino e saúde geral. No entanto, há algumas coisas a se levar em consideração antes de fazer a escolha.

Whey Protein

O whey protein é um suplemento proteico derivado do soro do leite, altamente eficaz para a recuperação e crescimento muscular.

É uma proteína de rápida absorção, o que a torna ideal para consumo pós-treino, ajudando a reparar os músculos danificados durante o exercício físico.

Além disso, o whey protein é rico em aminoácidos essenciais, incluindo a leucina, que é crucial para a síntese proteica.

Creatina

A creatina é um composto que é naturalmente encontrado em pequenas quantidades nos músculos.

Ela é popular por aumentar a performance física em atividades de alta intensidade e curta duração.

Inclusive, temos alguns outros tópicos onde falamos sobre as creatinas. Recomendo dar uma olhada também.

A creatina ajuda na regeneração de uma molécula chamada ATP (trifosfato de adenosina), que serve como uma rápida fonte de energia em atividades que exigem explosão, como levantamento de peso e sprints.

Tabela Comparativa: Creatina vs. Whey Protein

Característica Creatina Whey Protein
Tipo de Suplemento Energético Proteico
Benefícios Primários Aumenta a performance e força; auxilia no ganho de massa muscular magra Auxilia na recuperação muscular; suporta o crescimento muscular
Modo de Uso Pré ou pós-treino, dependendo do objetivo pessoal Pós-treino, para rápida absorção de proteínas
Quando Iniciar Pode ser mais benéfico após estabelecer uma base física sólida Ideal para iniciantes para complementar a dieta e auxiliar na recuperação
Considerações Requer hidratação adequada para evitar problemas renais; não necessita de ciclos Deve-se escolher com base em intolerâncias alimentares (como lactose)

Para um iniciante, o whey protein é frequentemente a escolha mais recomendada, pois fornece os blocos de construção essenciais para o reparo e crescimento muscular. É especialmente útil se sua dieta atual não fornece proteína suficiente.

Por outro lado, a creatina pode ser uma adição valiosa mais tarde, uma vez que você esteja mais adaptado ao treino de força e buscando melhorar ainda mais sua performance e intensidade dos exercícios.

Temos alguns outros assuntos falando sobre suplementações, também. Dá só uma olhada :point_down:t5:

Dica: Sempre consulte um nutricionista ou um médico antes de começar a usar qualquer suplemento, para garantir que eles se ajustam bem aos seus objetivos de saúde e treino pessoais.

15 curtidas

Concordo em parte com a @GiuliaToledo, mas não esqueçam que a creatina também tem seus méritos, especialmente para quem quer mais energia e força durante os treinos. Comecei a usar depois de alguns meses na academia e notei uma diferença significativa

6 curtidas

Para iniciantes, eu diria que o whey é essencial. Ele ajuda a complementar a ingestão de proteínas, especialmente se você tem dificuldade em atingir sua meta diária só com a alimentação.

6 curtidas

Eu li em alguns lugares que a creatina pode ajudar muito, mas também vi que é melhor usada quando você já tem uma base sólida.

Talvez não seja o ideal para quem está começando agora. Alguém aqui teve experiência com isso no início?

6 curtidas

Para alguém que está começando, eu recomendaria whey protein como a primeira escolha. A proteína é fundamental para a construção e recuperação muscular.

O whey protein também é versátil, você pode fazer shakes, misturar com frutas ou até usar em receitas para aumentar o teor de proteína das refeições.

Além disso, há muitos sabores disponíveis, o que torna mais fácil encontrar um que você goste.

8 curtidas

Usar whey protein foi um divisor de águas para mim. Não só pela recuperação muscular, mas também me ajudou a manter o foco na dieta, substituindo lanches menos saudáveis por um shake de proteína.

7 curtidas

Se eu fosse escolher entre creatina ou whey para começar, eu diria que depende muito do seu objetivo e do que você está buscando no treino. Vou tentar explicar de forma simples, com base no que eu aprendi e pesquisei.

Whey Protein:

O whey é basicamente uma fonte de proteína rápida e fácil de ser absorvida pelo corpo. Se o seu objetivo é ganhar massa muscular ou até mesmo garantir que está consumindo a quantidade de proteína necessária por dia (especialmente se sua dieta não está tão rica em proteína), o whey pode ser uma excelente opção.

Ele é ótimo pós-treino, porque ajuda na recuperação muscular e fornece aminoácidos essenciais para a construção dos músculos.

Muitos iniciantes escolhem o whey porque ele facilita muito atingir as metas diárias de proteína, sem ter que comer muita carne, ovos, etc.

Além disso, a proteína é fundamental tanto para quem quer ganhar massa quanto para quem quer emagrecer, pois ela ajuda na saciedade e na manutenção da massa magra.

Creatina:

Já a creatina tem uma função um pouco diferente. Ela não é uma proteína, mas uma substância que ajuda a fornecer mais energia para seus músculos durante treinos intensos. Isso significa que, ao tomar creatina, você pode ter um aumento de força e conseguir fazer mais repetições ou levantar mais peso.

Ela também ajuda na recuperação entre séries, então pode ser ótimo para quem busca melhorar a performance nos treinos.

A creatina é um dos suplementos mais estudados e comprovados no mundo, e seu benefício principal é o aumento de desempenho em atividades de alta intensidade.

Um ponto interessante é que a creatina também ajuda no ganho de massa muscular, mas de uma forma indireta, já que você consegue treinar mais forte e, com isso, estimula mais os músculos.

O que escolher?

Agora, se você está começando e não sabe por onde começar, eu diria que o whey é mais versátil para o início, principalmente se sua dieta não está ajustada.

Ele vai te ajudar a garantir que você está consumindo proteína suficiente para reparar e construir músculos, além de ser fácil de tomar e prático para o dia a dia.

Por outro lado, a creatina pode ser adicionada depois, quando você já tiver uma base sólida de treino e dieta. Ela é muito eficaz, mas seu impacto é mais sentido em treinos de alta intensidade e consistência, o que talvez ainda não seja a prioridade no começo.

Dá para tomar os dois?

Com certeza! Não há problema em tomar whey e creatina juntos. Na verdade, eles até se complementam bem.

O whey ajuda a fornecer os blocos de construção para os músculos, enquanto a creatina melhora sua capacidade de treinar mais intensamente. Se o orçamento permitir, pode ser uma boa investir nos dois.

No fim das contas, o que vai fazer mais diferença é ter uma boa rotina de treinos, uma dieta equilibrada, e um bom descanso. Os suplementos são uma ajuda, mas não substituem o básico. Boa sorte nos treinos! :blush:

6 curtidas

Concordo plenamente com você! Eu comecei com o whey, e realmente me ajudou a atingir minha meta de proteína diária, principalmente porque nem sempre consigo comer tanta carne e ovos.

Só depois que senti que estava mais firme nos treinos é que incluí a creatina, e aí sim senti uma melhora no desempenho. Acho que cada um tem que ver o que faz mais sentido para o seu momento no treino!

6 curtidas

Ótima explicação! Eu comecei direto com creatina, porque meu foco era melhorar minha performance nos treinos de força, e deu super certo. Mas, como você disse, depende muito do objetivo de cada um.

Talvez quem não consiga bater a meta de proteína no dia a dia vá se beneficiar mais começando com whey. Acho legal essa visão de que os dois podem ser usados juntos, cada um com uma função

6 curtidas

@Renato_Noir, se eu estiver começando agora na musculação, é melhor investir no whey protein ou na creatina primeiro?

6 curtidas

Para quem está começando, o whey protein geralmente é mais recomendado. Ele vai te ajudar a garantir que você está consumindo proteína suficiente, algo fundamental para a recuperação e o crescimento muscular.

A creatina pode ser uma boa escolha mais para frente, quando você já tiver uma base sólida e quiser aumentar sua performance nos treinos de alta intensidade. Mas claro, tudo depende dos seus objetivos e de como está a sua alimentação!

5 curtidas

Eu já usei tanto whey quanto creatina, e ambos me trouxeram ótimos resultados, mas em momentos diferentes da minha jornada na musculação.

Quando comecei, foquei no whey para garantir que estava atingindo a quantidade de proteína necessária por dia.

Depois de uns meses, quando senti que minha performance nos treinos estava estável, comecei a tomar creatina, e o aumento de força e resistência foi notável. Acho que a combinação dos dois, quando usada corretamente, faz uma grande diferença!

6 curtidas

Gente, eu ouvi dizer que o whey protein pode causar desconforto estomacal. Isso é verdade?

6 curtidas

@MaxuelFigueiredo a sua escolha depende muito de uma série de fatores. Por isso, eu recomendo dar uma olhada nesse vídeo aqui:

Ele explica direitinho sobre cada um desses suplementos e quais são os resultados que eles oferecem ao nosso corpo.

Mas é aquela né, cada corpo vai reagir de formas diferentes. Por isso, se você puder, procure por um profissional para que ele possa te auxiliar melhor nisso.

6 curtidas

Sim, pode acontecer, especialmente se você for intolerante à lactose, já que o whey protein vem do soro do leite.

Se você tiver algum problema com digestão de laticínios, pode procurar versões como whey protein isolado, que contém bem menos lactose, ou até optar por proteínas vegetais.

O ideal é prestar atenção em como seu corpo reage e ajustar a escolha do suplemento conforme necessário

6 curtidas

O melhor é Creatina, porque o Whey você pode substituir com comidas ricas em proteínas. Agora, se você não conseguir bater a meta de proteína com comida, aí deve optar pra Whey pq proteína é o mais importante para massa muscular.

6 curtidas