Queria saber que tipo de óleo é usado no aquecedor a óleo?
Olha, quando comprei meu aquecedor a óleo, a primeira dúvida que tive foi justamente sobre esse tal “óleo” que ele usa.
Achei que teria que reabastecer de tempos em tempos, como a gente faz com carro, sabe? Mas depois descobri que o óleo usado nesses aparelhos é um óleo térmico especial, que já vem lacrado de fábrica.
Ele não evapora nem queima com o uso, porque o sistema é fechado. Ou seja, você nunca precisa trocar ou completar.
Me senti até mais tranquila quando soube disso, porque dá menos manutenção e mais praticidade no dia a dia.
Então, o óleo usado em aquecedores a óleo não é um óleo comum desses que a gente compra em supermercado.
É um óleo mineral termoestável, que aguenta altas temperaturas sem evaporar. A vantagem é que ele circula internamente num sistema fechado, o que faz com que o calor seja mantido por mais tempo, mesmo depois que o aparelho é desligado.
Foi uma das coisas que mais me encantou no modelo que tenho, porque economiza energia e ainda mantém o ambiente quentinho por mais tempo. Não é perigoso nem inflamável, o que me deu uma sensação de segurança também.
Eu uso aqui em casa o aquecedor a óleo EOS Comfort Heat EAQ02O, e fui pesquisar tudo antes de comprar porque tenho criança pequena e queria algo seguro.
Descobri que o óleo dele é um fluido térmico permanente, próprio para conduzir calor sem riscos. Fica totalmente selado dentro do aparelho, então não tem cheiro, não vaza e nem precisa de reposição.
Isso pra mim foi ótimo, porque confesso que eu achava que ia precisar colocar óleo como se fosse uma panela elétrica. Nada disso! É só ligar na tomada e pronto.
Na primeira vez que ouvi falar em aquecedor a óleo, achei que fosse algo antiquado ou que dava trabalho. Mas me surpreendi.
O tal “óleo” é um líquido específico, de uso industrial, próprio para transmitir calor sem se degradar. Ele já vem dentro do aparelho e fica ali o tempo todo.
É diferente de outros tipos de aquecedores porque ele não aquece o ar com resistência aparente, o que evita aquele ressecamento do ambiente.
Eu, que tenho rinite, senti muita diferença no conforto. O aquecedor fica silencioso e constante, e o óleo só faz o trabalho dele lá dentro, sem precisar que a gente mexa.
Quero saber como escolher um bom aquecedor?
Pra quem tá pensando em comprar um aquecedor a óleo e tem dúvidas sobre o óleo em si, posso dizer com tranquilidade: é um óleo mineral selado, feito pra durar a vida útil do equipamento.
Eu tinha receio de ser inflamável ou perigoso, mas descobri que é exatamente o contrário. Esses aparelhos são pensados pra serem estáveis e seguros.
Tanto que nem tem como abrir pra trocar o óleo, porque ele já vem fechado e lacrado. Então, não precisa se preocupar com manutenção nesse ponto. Me sinto muito mais segura usando esse tipo de aquecedor do que aqueles com resistência exposta.
Pode parecer besteira, mas eu me importo com o visual das coisas que ficam à mostra em casa. Como o aquecedor ficaria no quarto, que é todo decorado em tons neutros, escolhi um modelo que fosse mais clean, discreto e com acabamento bonito.
Tem uns que são muito robustos, parecem equipamentos industriais! Eu queria algo que cumprisse a função sem quebrar a estética do ambiente.
No fim, achei um modelo branco com detalhes em cinza que ficou perfeito. Além disso, ele é estreito e encaixou certinho entre a cama e a parede. Funcionalidade é importante, mas a aparência também conta!
Tenho rinite e sempre sofri com o ar seco dos aquecedores tradicionais. Por isso, quando comecei a procurar um modelo novo, optei pelos de óleo justamente porque não ressecam o ar.
Isso foi um diferencial enorme pra mim! Mesmo usando a noite inteira, acordo sem nariz entupido nem garganta irritada.
É um tipo de calor mais confortável, quase como se fosse o aquecimento de piso que vejo em hotéis.
Eu achei que valia o investimento justamente por causa da qualidade do ar. Se você tem alergia, vale muito a pena considerar esse tipo de aquecedor.
Dá uma olhada nesses links, pode te interessar!
Sou dessas pessoas que gostam de ver o produto em ação antes de comprar. Então, antes de escolher meu aquecedor, fui pro YouTube ver reviews de gente que realmente mostra o funcionamento, o barulho, o tempo pra aquecer, etc.
Isso me ajudou muito, porque vi como alguns modelos são mais rápidos, outros mais silenciosos, e alguns esquentam só na base.
Com esses vídeos, consegui entender o que esperar e filtrar o que fazia sentido pra mim. Não me baseei só em especificações técnicas, sabe? Ver o produto em uso real faz toda a diferença.
Parece detalhe, mas quase comprei o modelo errado por não prestar atenção na voltagem. Aqui em casa é 220V, e vários sites vendem o mesmo produto com voltagem 110V, então é preciso atenção.
Depois de escolher o modelo que eu queria, fui direto na especificação pra garantir que fosse compatível com minha rede elétrica.
Além disso, aproveitei pra ver se o cabo era longo, porque o quarto não tem muitas tomadas. São coisas pequenas, mas que, se a gente não observar, podem virar um problemão depois. Dica de ouro: confira a voltagem antes de clicar em “comprar”.