Termogênico antes ou depois do treino? minha experiência e dicas!
Oi pessoal! Hoje quero conversar com vocês sobre um tema que sempre gera dúvidas: quando tomar termogênico, antes ou depois do treino? Vou contar um pouco da minha experiência e espero que ajude quem está na mesma dúvida!
O que é o termogênico e para que serve?
Antes de tudo, é importante entender o que é um termogênico. Ele é basicamente um suplemento que ajuda a acelerar o metabolismo, aumentando a queima de gordura. A ideia é que ele eleva a temperatura corporal, o que faz o corpo gastar mais energia – mesmo quando você está em repouso.
Alguns dos ingredientes mais comuns nos termogênicos são:
- Cafeína (ótima para dar aquele gás no treino!)
- Chá verde (ajuda na oxidação da gordura)
- Pimenta caiena (acelera o metabolismo)
- L-carnitina (auxilia no uso da gordura como energia)
Eu já testei vários tipos de termogênicos e em diferentes momentos do dia. E a verdade é que… depende muito do seu objetivo e de como o seu corpo reage a esses suplementos. Mas vamos ver algumas possibilidades?
Termogênico antes do treino: mais energia e foco
Na minha experiência, tomar o termogênico antes do treino me ajudou muito quando eu estava com a energia baixa. Se você treina logo de manhã, como eu fazia por um tempo, tomar o termogênico uns 30 minutos antes pode ser um ótimo impulso!
Por que funciona bem antes do treino?
- Dá um boost de energia para aqueles treinos pesados.
- Aumenta a concentração e o foco, principalmente se tiver cafeína.
- Ajuda na queima de gordura desde o início do exercício, já que o metabolismo está acelerado.
Dica pessoal: Quando eu tomava antes, especialmente os que têm cafeína, percebia que meus treinos rendiam muito mais. Eu estava mais focado e conseguia dar o meu melhor nas séries de musculação. Só que, às vezes, eu ficava meio acelerado demais, sabe? Então, se você é mais sensível à cafeína, tome cuidado.
Termogênico depois do treino: mantendo a queima de gordura
Agora, o termogênico depois do treino também tem seus benefícios. Já testei dessa forma quando eu queria continuar queimando gordura ao longo do dia, mesmo depois de treinar.
Por que pode ser interessante após o treino?
- Mantém o metabolismo acelerado por mais tempo.
- Auxilia na recuperação muscular, já que continua utilizando gordura como energia.
- Pode ser útil para quem treina à noite e não quer ter um “pico” de energia durante o treino.
Minha experiência: Quando estava tentando secar para uma viagem, optei por tomar o termogênico logo depois do treino para manter o metabolismo acelerado ao longo do dia. Senti que o meu corpo continuava “trabalhando” mesmo após o fim do treino, e os resultados na perda de gordura foram visíveis.
- Qual é a melhor marca de creatina?
- Melhor marca de creatina no mercado
- Qual é o melhor tipo de proteína em pó?
- Qual a melhor marca de suplemento para ganho de massa muscular?
- Qual a melhor marca de vitamina C?
- Qual é a melhor marca de vitaminas para idosos?
- Quais são os melhores suplementos para saúde articular?
Quando tomar o termogênico, então?
Sinceramente, a melhor resposta é: depende de você e dos seus objetivos. Se você precisa de mais energia e disposição para treinar, o antes é mais indicado. Já se quer prolongar os efeitos e manter o corpo queimando gordura por mais tempo, o depois pode ser melhor.
Aqui está uma tabela resumindo os principais efeitos de tomar termogênico antes e depois:
| Antes do treino | Depois do treino |
|---|---|
| Mais energia e foco | Prolonga a queima de gordura |
| Acelera o metabolismo no treino | Mantém o metabolismo acelerado |
| Cuidado com a cafeína em excesso! | Ótimo para quem treina à noite |
Minha recomendação pessoal
Hoje, o que eu faço é bem simples: vario de acordo com o meu objetivo. Se quero mais disposição e estou meio cansado, tomo antes do treino. Se o foco é queimar mais gordura ao longo do dia, tomo depois. E claro, escuto meu corpo sempre! É importante ver como você se sente e adaptar conforme a necessidade.
Conclusão: o que funciona melhor para você?
No fim das contas, não existe uma resposta única. Testa o que faz mais sentido para o seu corpo e seus objetivos. Não se esqueça de observar como você se sente e ajustar o uso do termogênico conforme necessário. Ah, e claro, sempre converse com um profissional de saúde ou nutricionista antes de iniciar qualquer suplemento!
Dica pessoal: Se você tá procurando creatina ou termogênico bons recomendos da Integralmedica!