Vale a pena investir em uma guitarra elétrica barata?

Gente vale a pena investir em uma guitarra elétrica barata?

7 curtidas

Quando comecei a tocar guitarra, eu optei por uma mais barata porque meu orçamento era bem limitado. Foi uma boa escolha no início, já que eu ainda estava aprendendo e não queria gastar muito.

No entanto, percebi que o som não era tão bom quanto o de modelos mais caros, e algumas partes, como os captadores e a ponte, começaram a dar problema depois de um tempo.

Acho que vale a pena investir em uma guitarra barata se você é iniciante e ainda está testando sua paixão pelo instrumento, mas, se possível, escolha uma com boas avaliações ou que permita upgrades no futuro.

5 curtidas

Eu comprei uma guitarra elétrica barata no início porque só queria aprender o básico e tocar por diversão. Se esse também é o seu caso, eu diria que vale a pena, porque você não precisa gastar uma fortuna.

Mas, se você já pensa em tocar em banda ou gravar músicas, talvez seja melhor guardar mais dinheiro para investir em um modelo de qualidade superior.

Minha primeira guitarra me ajudou a aprender bastante, mas com o tempo eu senti que ela limitava meu som. Hoje vejo que foi um bom começo, mas não uma solução de longo prazo.

5 curtidas

Sinceramente? Eu não recomendo guitarras elétricas muito baratas. Comprei uma de uma marca desconhecida, e a frustração veio rápido.

Ela não segurava a afinação, as cordas viviam arrebentando, e o som era abafado, sem brilho. O barato saiu caro porque tive que gastar mais com consertos e ajustes.

Se eu pudesse voltar no tempo, teria economizado mais e comprado algo de entrada, mas com uma marca confiável. É melhor esperar um pouco mais e investir em algo que dure e entregue qualidade.

4 curtidas

Eu comecei com uma guitarra elétrica barata e, para ser sincero, ela atendeu bem às minhas expectativas iniciais.

Eu não tinha muita noção de som ou qualidade, então o mais importante era que eu conseguisse aprender os acordes e praticar.

Claro que ela tinha suas limitações captadores fracos e acabamento simples, mas, na época, foi tudo o que eu precisava.

Com o tempo, troquei algumas peças e até hoje uso ela para treinar em casa. Se você está no início, acho que vale sim, desde que tenha paciência com as limitações, recomendo uma guitarra marcas da Yamaha!

7 curtidas

Gente como saber se a guitarra profissional que comprei é boa?

4 curtidas

Nem todas as guitarras elétricas baratas são ruins. Eu pesquisei bastante antes de comprar a minha e consegui achar um modelo de entrada de uma marca mais conhecida.

Foi uma experiência positiva, porque ela tinha um som razoável e um acabamento decente, mesmo custando menos.

Acho que o segredo é pesquisar bem, ouvir reviews e, se possível, testar o instrumento antes de comprar. Se você for criterioso, dá para encontrar opções acessíveis que valem o investimento inicial.

4 curtidas

Quando comprei minha primeira guitarra, eu sabia que ela não era a melhor do mercado, mas isso me motivou a aprender.

Eu me dedicava a tirar o máximo daquele instrumento e, no fim, acabei aprendendo muito sobre como configurar e cuidar de uma guitarra.

Depois de um tempo, quando já sabia o que queria em termos de som e conforto, fiz um upgrade para uma guitarra de nível intermediário. Então, sim, acho que vale a pena investir em uma barata como primeiro passo, especialmente se você está apenas começando.

5 curtidas

Quando fui escolher minha guitarra profissional, pensei no longo prazo. Não queria algo que eu fosse trocar em poucos anos, então busquei um instrumento que atendesse minhas necessidades e fosse versátil o suficiente pra acompanhar minha evolução como músico.

Acabei optando por uma Fender American Ultra Telecaster. Ela tem um acabamento impecável, captadores noiseless que eliminam os ruídos e um som versátil que vai do country ao rock com facilidade.

Além disso, priorizei um modelo que tivesse fácil manutenção. Por exemplo, os trastes em aço inoxidável são mais duráveis e exigem menos retoques.

Também escolhi uma guitarra com um case de boa qualidade, porque transportar o instrumento com segurança é essencial.

Se você pensa em investir, escolha algo que não só atenda suas necessidades atuais, mas que continue relevante à medida que você cresce musicalmente.

4 curtidas

Um erro que cometi no passado foi testar guitarras em lojas usando equipamentos que não eram os meus.

Dessa vez, levei meu próprio pedalboard e testei as opções em um amplificador parecido com o meu. Foi assim que percebi que uma Gibson SG Standard era perfeita pro meu som.

Os humbuckers dela, junto com o ganho que uso nos meus pedais, criam uma distorção cremosa e bem definida, que combina perfeitamente com o rock que eu toco.

Outro detalhe que percebi foi a importância do acesso às últimas casas do braço. Na SG, o design facilita muito tocar solos mais agudos, algo que pesou bastante na minha decisão.

Meu conselho? Não confie apenas no som que você ouve na loja teste no contexto do seu setup, porque a guitarra precisa se encaixar na sua realidade de tocar.

5 curtidas

Antes de comprar minha guitarra profissional, passei semanas lendo reviews, assistindo vídeos e conversando com outros músicos sobre marcas e modelos.

Eu tinha um orçamento limitado e queria algo que oferecesse o melhor custo-benefício. Acabei escolhendo uma Yamaha Revstar porque ela tem uma construção sólida, um design moderno e um som equilibrado.

Além disso, a Revstar vem com um circuito chamado “dry switch,” que basicamente corta frequências graves, simulando o som de single-coils.

Isso me deu a versatilidade que eu precisava sem ter que trocar de guitarra. Meu maior aprendizado foi que, muitas vezes, marcas menos populares podem oferecer instrumentos incríveis, então vale a pena sair da “bolha” das marcas mais conhecidas.

4 curtidas

Quando fui escolher minha guitarra profissional, testei várias marcas e modelos, mas no final, escolhi a que me fazia sentir bem tocando.

Acabei comprando uma Gretsch G6120, que tem um som cheio e vibrante, perfeito pro estilo rockabilly e blues que eu adoro tocar.

Mas o que realmente me conquistou foi o conforto: o corpo hollow body encaixa perfeitamente no meu estilo de performance, e o som acústico dela adiciona uma camada especial às minhas músicas.

O acabamento e a estética também foram importantes pra mim. Eu queria algo que chamasse atenção no palco, e o visual clássico da Gretsch é icônico.

Minha dica final é: escolha um instrumento que te inspire. Quando você se sente bem tocando, a criatividade flui naturalmente e o investimento vale cada centavo.

5 curtidas

Aqui no Forúm temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!

5 curtidas