Trabalho remoto todo dia e quero investir numa webcam boa. Vejo a Logitech C920 em quase todo lugar, mas será que tem alguma marca nova que chegou com qualidade parecida ou melhor?
Trabalho remoto há quase quatro anos e entendo bem o que você está procurando. Eu usei a Logitech C920 por bastante tempo e, olha, é uma baita webcam, não à toa é tão recomendada.
A imagem é nítida, o foco automático funciona bem e o microfone quebra um galho. Mas nos últimos tempos andei testando uma da marca Nexigo, modelo N960E, e me surpreendi.
Tem qualidade Full HD, luz de LED embutida (ótimo pra reuniões noturnas) e o preço estava até mais em conta.
Além disso, a lente parece captar bem mais detalhes do rosto, com menos granulação. Vale dar uma olhada se quiser algo atualizado e com recursos a mais.
Eu também estava nessa dúvida! Todo mundo falava da C920 como se fosse padrão ouro, mas eu queria ver se tinha algo mais novo.
Acabei investindo na Anker PowerConf C200 e, sério, foi uma grata surpresa. A imagem é super viva, tem controle de ângulo, o microfone com cancelamento de ruído é excelente (meus colegas até notaram a diferença na primeira reunião!) e o software dela é bem intuitivo.
E ela é compacta, perfeita pra quem troca de lugar na casa pra trabalhar. Não tenho nada contra a Logitech, mas a tecnologia anda avançando e vale sim dar uma chance pras marcas mais novas.
Fui na onda da Logitech C920 no início da pandemia, quando era a única que encontrava com bom custo-benefício.
Mas hoje em dia, com tanta opção no mercado, acho que dá pra escolher algo mais moderno. Estou usando agora a Razer Kiyo, que além da qualidade de imagem, tem aquele ring light que ajuda muito quando a iluminação do ambiente não colabora.
Fora que a construção dela parece mais robusta. A Logitech ainda entrega qualidade, mas já está há anos com o mesmo modelo, enquanto outras marcas vêm inovando.
Trabalho como professora de idiomas online e uma webcam boa muda tudo na aula. Usei a Logitech C920 por uns dois anos e acho sim uma boa câmera, mas comecei a achar a imagem um pouco “lavada”.
Pesquisei bastante e peguei a Obsbot Tiny 2 (sim, o nome é estranho rs), e fiquei chocada com a qualidade.
É mais cara, confesso, mas o foco com inteligência artificial, o acompanhamento de rosto e a nitidez em 4K fazem MUITA diferença.
Se você puder investir um pouco mais, vale cada centavo. Parece até que tô em um estúdio!
Galera como escolher uma boa webcam?
Eu ia comprar a C920, já estava decidido. Aí li umas análises que diziam que a câmera é excelente, mas que já está meio defasada, então resolvi testar a Insta360 Link.
É outro nível! A webcam tem resolução 4K e controle por gestos, além de um sistema que segue seu rosto automaticamente.
Pra quem faz muitas videoconferências ou apresentações, é sensacional. É mais cara, claro, mas se o trabalho remoto é o seu dia a dia, vale como investimento. A Logitech ainda manda bem, mas tem coisa mais atual e com recursos diferenciados.
A Logitech C920 tem seu valor e ainda é uma ótima escolha, mas eu prefiro recomendar hoje a Elgato Facecam pra quem quer uma imagem realmente profissional.
Ela tem um sensor grande, foco fixo (que pra mim é melhor, já que não fica oscilando) e o software Cam Control da Elgato te dá liberdade pra mexer em ISO, contraste, nitidez… enfim, parece que você tá com uma DSLR plugada no PC.
É uma opção mais cara e voltada pra quem exige mais da qualidade da imagem, mas mesmo pra trabalho remoto, faz diferença. Principalmente se você grava vídeos, dá aulas, ou faz lives corporativas.
Pra mim, escolher uma webcam boa é como escolher um par de óculos: tem que se adaptar à sua realidade. Eu trabalho 100% remoto, então a qualidade da imagem é essencial, não só pra ficar bem nas chamadas, mas também porque passo credibilidade.
Eu olho sempre a resolução (mínimo 1080p), taxa de quadros (se for 60 fps, melhor ainda) e qualidade do microfone embutido.
Já testei umas mais baratas que prometiam mil coisas, mas a imagem estourava em ambientes com luz forte ou ficava escura demais em cômodos mais fechados.
Hoje uso a Logitech C920, que é bem equilibrada. Mas se eu fosse comprar de novo, daria uma olhada em marcas como Anker e Nexigo, que estão crescendo com boas opções.
Eu escolhi minha webcam com base em três fatores: meu ambiente, meu tipo de uso e meu orçamento. Trabalho com consultoria online e faço muita videoconferência, então eu precisava de algo que me mostrasse com nitidez e sem delay.
Como meu escritório tem pouca luz natural, busquei uma câmera com bom desempenho em ambientes escuros.
A Logitech Brio foi o melhor investimento que eu fiz, apesar de ser cara. Ela tem HDR e o foco automático é maravilhoso.
Antes de comprar, vi vários vídeos de comparação no YouTube, o que me ajudou bastante a entender a diferença real entre elas. Recomendo sempre ver testes reais, não só especificações técnicas.
Sou editor de vídeo e streamer nas horas vagas, então quando fui escolher minha webcam, eu pesquisei como se estivesse comprando uma lente nova.
Queria algo com campo de visão ajustável, boa reprodução de cores e que fosse compatível com OBS e outros softwares. Também me preocupei com o suporte do driver e atualizações, porque já tive webcam que simplesmente parou de funcionar após uma atualização do Windows.
Depois de muito teste, acabei optando por uma Razer Kiyo Pro, que tem lente grande angular e uma performance incrível mesmo com pouca luz. E o fato de ela ter um software de ajustes detalhados também me ganhou.
Dá uma olhada nesses links, pode te interessar!
- Quais as melhores marcas de impressora multifuncional?
- Qual é a melhor impressora para pequenos escritórios?
- Qual a melhor marca de impressora doméstica?
- Como escolher uma boa impressora para quem trabalha em casa
- Impressora tanque de tinta ou cartucho: qual sai mais barato no longo prazo?
- Impressoras para uso doméstico: Epson, HP ou Canon. Qual marca está se saindo melhor?
Eu precisava de uma webcam só pra faculdade, nada de stream ou chamadas superproduzidas. Então minha escolha foi mais custo-benefício.
O que eu fiz foi ir nos comentários de quem já tinha comprado e ver se o áudio era bom, se a imagem ficava granulada, e se ela realmente funcionava no Zoom, Teams, Google Meet…
Às vezes a galera compra webcam baratinha e se frustra porque nem é compatível direito. Achei uma da Aukey que não é tão famosa quanto Logitech, mas entrega um 1080p honesto, com microfone que quebra bem o galho. Me custou metade do preço de uma C920 e até agora tem sido bem ok.
O que pouca gente fala é que o suporte da webcam importa muito. Já trabalhei com manutenção e vi muita gente com webcam de marca “genérica” que parou de funcionar depois de uns meses e não tinha a quem recorrer.
Na hora de escolher a minha, priorizei uma com garantia nacional, fácil de instalar e que tivesse ajustes manuais como brilho, contraste e foco, porque nem sempre o automático funciona bem.
Comprei a Microsoft LifeCam Studio, que tem uma qualidade decente, áudio razoável e o principal: funciona até hoje sem travar ou me dar dor de cabeça. Às vezes vale mais pagar um pouco a mais do que correr o risco com marca obscura.