Há alguns meses, eu estava em busca de fones de ouvido que oferecessem qualidade sonora de ponta, mas que não fossem tão caros quanto os modelos das marcas mais conhecidas, como Sony ou Bose. Foi aí que me deparei com a Edifier, uma marca que já tinha ouvido falar, mas nunca realmente testado. Então, decidi investir em um modelo para ver se ela realmente cumpria o que prometia. A grande dúvida era: vale a pena o investimento?
Depois de algumas semanas usando, vou contar para vocês minha experiência com os fones da Edifier, analisando os pontos positivos e negativos e tentando responder se o investimento realmente compensa.
- Qual a melhor marca de cadeira de escritório para longas horas de trabalho?
- Quais são as melhores marcas de fone de ouvido profissional?
- Qual é o melhor fone de ouvido bluetooth intra-auricular?
- Qual é a melhor marca de fone de ouvido com fio?
- Quais são as melhores marcas de fones de ouvido Bluetooth para academia?
- Qual é o melhor fone de ouvido Bluetooth JBL?
- Qual é a melhor impressora para pequenos escritórios?
- Como escolher uma boa almofada ergonômica para o escritório?
- Quais as melhores marcas de teclado para uso em home office?
- Qual é o melhor fone de ouvido bluetooth custo-benefício?
- O fone JBL Tune 510BT é bom mesmo ou só tem nome?
- Fone Bluetooth até 300 reais: algum que realmente vale a pena?
- Qual headset com microfone tem melhor custo-benefício até R$500?
- Top 5 fones sem fio para usar em viagens internacionais
- Realme Buds Air 7 Pro surpreende com recurso que nem os AirPods têm!
- Headset gamer até R$300: tem algum que realmente vale a pena?
O Que É a Edifier e Por Que Você Deveria Considerar Seus Fones?
Se você ainda não conhece a Edifier, vou fazer um breve resumo. A marca é conhecida por oferecer equipamentos de áudio de alta qualidade, principalmente em caixas de som e fones de ouvido. O mais interessante é que eles têm se destacado muito por entregar produtos com boa qualidade de som a preços mais acessíveis, o que é perfeito para quem busca um bom custo-benefício.
De acordo com o que li e experimentei, a Edifier tem se tornado uma alternativa viável para quem não quer pagar muito, mas também não quer abrir mão de um som decente. E foi exatamente essa a minha motivação para testar os fones deles.
Minha Experiência Pessoal com os Fones da Edifier
Modelo Testado: Edifier W860NB
A primeira coisa que notei ao pegar o Edifier W860NB foi a qualidade de construção. Não espere o mesmo nível de design premium de fones de marcas mais caras, mas o acabamento em plástico de boa qualidade e o arco ajustável são suficientes para dar a sensação de um produto bem feito.
Qualidade de Som: Surpreendente!
Como amante de música, a qualidade do som foi, sem dúvida, o que mais me chamou a atenção. Para um fone de R$400 a R$500, a Edifier entrega um som claro e equilibrado. Os graves são firmes, mas não exagerados, o que significa que você consegue ouvir todos os detalhes da música sem perder as frequências mais altas.
Pessoalmente, sou fã de uma boa definição de agudos, e os fones da Edifier não me decepcionaram. A clareza nos agudos é ótima, sem aquela sensação de “estridência” que você encontra em modelos mais baratos. A média também é bem presente, o que torna os fones versáteis, ideais para músicas pop, rock e até jazz.
Conforto e Design: Muito Acima da Média!
Falando em conforto, o Edifier W860NB tem almofadas de espuma de memória que se ajustam bem ao formato da orelha, proporcionando uma boa vedação e conforto durante longas sessões de uso. Dei até algumas maratonas de filmes com eles, e não senti nenhum desconforto, o que é sempre um bom sinal.
Além disso, o modelo tem tecnologia de cancelamento ativo de ruído, algo que me surpreendeu positivamente. Durante os meus testes, consegui ouvir músicas com um nível de clareza sem ser interrompido pelos ruídos externos, algo que definitivamente vale o investimento.
Pontos Positivos dos Fones da Edifier
-
Qualidade de Som Incrível
Os fones oferecem um som equilibrado, com graves bem definidos, agudos nítidos e boas médias. Para o preço, a performance sonora é realmente excelente. -
Conforto
O conforto é um grande destaque. As almofadas de espuma de memória fazem com que o fone seja confortável, mesmo após horas de uso. -
Cancelamento de Ruído Ativo
O ANC (cancelamento ativo de ruído) é muito bom para o preço. Não chega ao nível dos Bose QuietComfort 35 II, mas filtra bem os sons indesejados, o que melhora a experiência ao ouvir música ou assistir filmes. -
Bateria de Longa Duração
A bateria desses fones é impressionante. 40 horas de uso contínuo com o ANC desligado e cerca de 20 horas com o ANC ligado. Para quem usa fones durante o dia todo, isso é mais do que suficiente.
Pontos Negativos dos Fones da Edifier
-
Preço Ainda é Relativamente Alto
Embora os fones da Edifier ofereçam muito mais do que você paga, o preço ainda pode ser um fator a considerar para quem está com o orçamento apertado. Modelos mais simples da marca, como o H840, são mais acessíveis, mas sacrificam um pouco da qualidade sonora e do conforto. -
Design Não é Tão Atraente
Apesar de ser bem feito, o design do W860NB não é tão elegante quanto o de fones de marcas mais caras. O visual é mais funcional do que estiloso, o que pode não agradar a quem procura algo mais moderno. -
Poucas Opções de Customização de Som
Enquanto outras marcas oferecem opções de personalização de som via app, a Edifier não oferece esse tipo de funcionalidade, o que pode ser um ponto negativo para os audiófilos que gostam de ajustar o som conforme o seu gosto.
Tabela Comparativa: Edifier vs Concorrentes
Aqui fiz uma comparação entre o Edifier W860NB e alguns concorrentes diretos para dar uma visão mais clara sobre as opções no mercado:
| Modelo | Preço Médio | Qualidade de Som | Cancelamento de Ruído | Bateria | Conforto |
|---|---|---|---|---|---|
| Edifier W860NB | R$ 400 - R$ 500 | Muito Bom (Equilibrado) | Ativo (Bom para o preço) | Até 40h | Muito Confortável |
| Sony WH-CH700N | R$ 700 - R$ 800 | Excelente | Ativo (Excelente) | Até 35h | Confortável |
| Bose QuietComfort 35 II | R$ 1.500 - R$ 2.000 | Incrível (Super equilibrado) | Ativo (Superior) | Até 20h | Extremamente confortável |
| Anker Soundcore Life Q30 | R$ 400 - R$ 500 | Bom (Graves fortes) | Ativo (Bom) | Até 40h | Confortável |
Vale o Investimento?
No meu caso, o Edifier W860NB definitivamente valeu o investimento. A marca entrega uma ótima performance sonora por um preço mais acessível que os líderes de mercado como Sony e Bose. Claro, ele não é perfeito e tem algumas limitações, como a falta de personalização do som e o design menos chamativo, mas considerando o que você paga, ele entrega um custo-benefício muito bom.
Para quem eu recomendaria?
- Quem busca qualidade de som e cancelamento de ruído sem gastar uma fortuna.
- Quem quer um fone confortável para longas sessões de uso (trabalho, estudo, etc).
- Quem está começando a explorar o mundo dos fones de ouvido de qualidade sem comprometer tanto o bolso.
Se você está na dúvida, eu diria que a Edifier é uma marca confiável e seus fones são uma excelente opção de investimento para quem quer qualidade sem pagar o preço de marcas mais caras.
- Qual a melhor marca de fone com cancelamento de ruído?
- Qual a melhor marca de microfone sem fio?
- Sony ou Bose: qual marca tem a melhor tecnologia de cancelamento de ruído?
- Qual a melhor marca nacional de fones de ouvido atualmente?
- Fones da JBL ainda são os melhores em custo-benefício?
- Apple AirPods valem o preço ou é só marca mesmo?
Os fones da Edifier são uma escolha sólida para quem busca um som de boa qualidade, conforto e cancelamento de ruído ativo, tudo sem extrapolar o orçamento. Para quem não está disposto a gastar muito, mas quer algo que entregue um bom desempenho, a marca realmente se destaca.
E aí, já testou algum modelo da Edifier? Compartilhe sua experiência nos comentários, vou adorar saber sua opinião!