Se você, assim como eu, é apaixonado por jogos no celular, sabe o quanto é importante ter um aparelho que não só aguente rodar os games mais pesados, mas que também ofereça uma experiência fluida e confortável. Nos últimos anos, testei vários smartphones e aprendi que nem sempre o mais caro é o melhor para jogos, mas algumas características são essenciais para garantir aquela jogatina sem travamentos, atraso ou superaquecimento.
Vou compartilhar o que considero fundamental e também indicar alguns modelos que me impressionaram — incluindo meus momentos jogando com o apoio de acessórios como os Realme Buds Air 7 Pro, que fazem toda a diferença no som e na imersão.
- Qual a melhor marca de cadeira de escritório para longas horas de trabalho?
- Quais são as melhores marcas de fone de ouvido profissional?
- Qual é o melhor fone de ouvido bluetooth intra-auricular?
- Qual é a melhor marca de fone de ouvido com fio?
O que é fundamental em um celular para jogos?
Antes de listar os melhores celulares para games, quero que você entenda quais são os pontos-chave que eu sempre observo quando estou procurando um aparelho para jogar:
-
Processador potente: o cérebro do celular precisa ser rápido para rodar jogos pesados sem engasgos. Processadores como Snapdragon 8 Gen 2, MediaTek Dimensity 9200+, ou Apple A16 Bionic são os campeões nesse quesito.
-
Memória RAM e armazenamento: pelo menos 8 GB de RAM para garantir que o jogo rode suave e o armazenamento preferencialmente acima de 128 GB, para caber todos os games, vídeos e apps sem preocupação.
-
Tela com alta taxa de atualização: aqui é fundamental algo a partir de 90 Hz, mas o ideal são os 120 Hz ou mais. Isso faz muita diferença na fluidez do jogo e na resposta aos comandos.
-
Sistema de resfriamento eficiente: jogos pesados geram calor, e se o celular esquenta demais, ele pode diminuir a performance para se proteger, o que estraga a experiência.
-
Bateria duradoura: jogar exige muito do celular, então é ótimo ter uma bateria que aguente longas sessões de jogo e carregamento rápido.
Minha lista dos melhores celulares para jogos em 2025
Depois de testar e pesquisar bastante, selecionei os modelos que para mim são os melhores para games atualmente. Confira a tabela comparativa que preparei, com os principais pontos técnicos e preço médio:
| Modelo | Processador | RAM | Tela | Bateria | Preço Médio (R$) |
|---|---|---|---|---|---|
| Asus ROG Phone 7 | Snapdragon 8 Gen 2 | 16 GB | 6,78" AMOLED 165 Hz | 6000 mAh | 5.200 |
| Xiaomi Black Shark 6 | Snapdragon 8 Gen 2 | 12 GB | 6,67" AMOLED 165 Hz | 4800 mAh | 4.500 |
| Samsung Galaxy S23 Ultra | Snapdragon 8 Gen 2* | 12 GB | 6,8" AMOLED 120 Hz | 5000 mAh | 6.000 |
| iPhone 14 Pro Max | Apple A16 Bionic | 6 GB | 6,7" OLED 120 Hz | 4323 mAh | 7.500 |
| Realme GT Neo 5 | Snapdragon 8+ Gen 1 | 12 GB | 6,67" AMOLED 120 Hz | 5000 mAh | 3.800 |
*No Brasil, o Galaxy S23 Ultra pode ter o processador Exynos 2200, que é um pouco diferente do Snapdragon.
Experiências pessoais jogando em cada um desses modelos
Eu tive a chance de testar alguns desses aparelhos em diferentes momentos:
-
Asus ROG Phone 7: um verdadeiro monstro para jogos. O sistema de resfriamento é impressionante, e os botões físicos extras ajudam muito em jogos de tiro e ação. O som, claro, fica muito mais imersivo quando uso os Realme Buds Air 7 Pro, que trazem áudio de alta qualidade e baixíssima latência.
-
Xiaomi Black Shark 6: também é excelente e tem um custo-benefício muito bom. A tela é super fluida, e o desempenho não deixa nada a desejar. Me impressionou o carregamento rápido, que me salvou em várias horas seguidas de jogo.
-
Samsung Galaxy S23 Ultra: além de ser ótimo para jogos, é um celular muito versátil para uso diário. O sistema de som e a tela são espetaculares, mas ele esquenta um pouco mais em sessões muito longas.
-
iPhone 14 Pro Max: se você é fã do ecossistema Apple, o iPhone é uma escolha segura para jogos. A otimização do sistema faz com que o desempenho seja sempre estável, e jogos otimizados para iOS rodam muito bem. Mas a bateria podia ser um pouco melhor para quem joga horas seguidas.
-
Realme GT Neo 5: a surpresa da lista. O aparelho entrega muito desempenho pelo preço e tem uma bateria que dura bastante. A tela não decepciona, e o som, combinado com acessórios como o Realme Buds Air 7 Pro, faz a jogatina ficar ainda mais divertida.
- Quais são as melhores marcas de fones de ouvido Bluetooth para academia?
- Qual é o melhor fone de ouvido Bluetooth JBL?
- Qual é a melhor impressora para pequenos escritórios?
- Como escolher uma boa almofada ergonômica para o escritório?
- Quais as melhores marcas de teclado para uso em home office?
- Qual é o melhor fone de ouvido bluetooth custo-benefício?
- O fone JBL Tune 510BT é bom mesmo ou só tem nome?
- Fone Bluetooth até 300 reais: algum que realmente vale a pena?
- Qual headset com microfone tem melhor custo-benefício até R$500?
- Top 5 fones sem fio para usar em viagens internacionais
- Realme Buds Air 7 Pro surpreende com recurso que nem os AirPods têm!
- Headset gamer até R$300: tem algum que realmente vale a pena?
- Qual a melhor marca de fone Bluetooth para reuniões e chamadas?
Dicas finais para escolher o celular perfeito para você
Antes de fechar a compra, pense nestes pontos que sempre me ajudaram a tomar uma decisão consciente:
- Defina seu orçamento: gastar muito nem sempre significa que terá o melhor para seu estilo de jogo.
- Pesquise avaliações reais: eu sempre procuro vídeos e análises para ver o comportamento do aparelho em jogos que eu gosto.
- Teste a pegada e o peso: jogar por horas exige conforto, e isso varia muito de pessoa para pessoa.
- Considere acessórios: bons fones, como o Realme Buds Air 7 Pro, controles externos ou suportes para celular podem elevar sua experiência.
- Verifique a garantia e suporte: em caso de problemas, é bom ter assistência próxima.