Recentemente, entrei no mundo dos óculos gamer com filtro de luz azul e, sério, se você passa muitas horas na frente da tela, precisa considerar essa opção. A minha experiência foi bem interessante, e quero compartilhar com vocês tudo que aprendi e as minhas opiniões pessoais sobre o uso desses óculos, principalmente no que se refere ao conforto e desempenho.
[left]
[/left]- Dicas para comprar uma boa TV
- Qual a melhor marca de videogame?
- Qual o melhor videogame para criança de 8 anos
- Qual a melhor marca de óculos de realidade virtual?
- Qual o melhor iPhone para jogos e desempenho de alta performance?
- Qual o melhor celular Android para jogos e desempenho de alta performance?
- Xbox portátil é real! Conheça o ROG Xbox Ally e o ROG Xbox Ally X
- Anbernic RG Slide: novo portátil promete emulação e tela de 120Hz
- GameSir lança controle Nova 2 Lite com foco em precisão e durabilidade
- Xbox portátil é real! Conheça o ROG Xbox Ally e o ROG Xbox Ally X
O Que São Óculos Gamer com Filtro de Luz Azul?
Primeiro, vamos esclarecer o que são esses óculos, já que muita gente ainda tem dúvidas. Eles têm lentes especiais que filtram a luz azul que emite das telas de computadores, smartphones e outros dispositivos eletrônicos. Isso pode ajudar a reduzir a fadiga ocular, melhorar o conforto e, em muitos casos, até melhorar a qualidade do sono, pois essa luz é conhecida por interferir no nosso ritmo circadiano.
Basicamente, o filtro de luz azul age como um protetor para os olhos, evitando que a exposição prolongada à luz digital cause desconfortos.
Minhas Primeiras Impressões: Será que Vale a Pena?
Quando comecei a jogar mais sério, percebi que depois de algumas horas na tela, meu olho ficava cansado, e eu sentia uma sensação de “visão turva” ou até mesmo dor de cabeça. Fui atrás dos famosos óculos com filtro de luz azul, e minha experiência foi dividida no começo. Eu testei algumas marcas diferentes, e vou contar tudo aqui.
As Marcas Que Testei: O Que Achei de Cada Uma
1. Gunnar Optiks
A Gunnar Optiks é uma das marcas mais populares e, quando comecei a pesquisar, parecia ser a melhor. Eles são super famosos e têm vários modelos para jogos, mas também oferecem opções mais simples para quem não é tão fã do estilo “gamer”.
Prós:
- Qualidade de construção é excelente (os materiais são bem resistentes).
- Lentes com filtro de luz azul de ótima qualidade.
- Muitos modelos elegantes, que podem ser usados no trabalho e para o lazer.
- Melhora a nitidez das imagens em telas, o que é ótimo para quem joga.
Contras:
- Preço alto. Não é barato, mas em termos de qualidade, acredito que vale a pena.
- Alguns modelos são um pouco grandes para rostos menores.
Dica pessoal: Comprei o modelo “Gunnar Intercept” e a diferença foi clara: após uma maratona de jogos de 4 horas, não senti o cansaço habitual nos olhos.
2. Redragon
A Redragon é uma marca muito conhecida no mundo dos acessórios gamer e eu fiquei curioso para testar os óculos deles, já que o preço é bem mais acessível em comparação com outras marcas.
Prós:
- Preço acessível, muito mais barato que as opções premium como a Gunnar.
- Design confortável para usar durante várias horas.
- Boa redução de reflexos na tela.
Contras:
- A qualidade das lentes não é tão superior quanto as marcas mais caras.
- Durabilidade pode ser uma preocupação (pelo menos no modelo que comprei, o “Redragon EYERIS”).
Dica pessoal: O custo-benefício da Redragon me impressionou, mas para quem tem olhos mais sensíveis ou joga por longas horas, talvez a qualidade das lentes não seja o ideal.
[center]
[/center]3. XTRFY
A XTRFY é uma marca que se especializa em equipamentos para gamers e, confesso, eu não esperava tanto dessa linha de óculos.
Prós:
- Design bem arrojado, com bastante estilo.
- Ajuste confortável, perfeito para quem usa óculos de grau, pois os modelos são projetados para não apertar.
- Filtro de luz azul de boa qualidade, proporcionando conforto sem pesar tanto no bolso.
Contras:
- As lentes são um pouco pequenas em comparação com as outras marcas, então se você tem um rosto maior, pode não ser tão confortável.
- Não é tão durável quanto as opções mais caras.
Dica pessoal: Para quem procura um bom custo-benefício, a XTRFY é uma excelente opção, mas não espere um modelo de qualidade de luxo.
Vale a Pena Usar Óculos Gamer com Filtro de Luz Azul?
Depois de testar essas três marcas, minha opinião pessoal é que sim, vale a pena! Aqui estão os motivos:
- Menos Fadiga Ocular: Como mencionei, passei a jogar por mais tempo sem sentir aquele cansaço excessivo nos olhos.
- Melhor Concentração: Senti que consegui jogar com mais foco e menos distrações por desconforto.
- Menos Dores de Cabeça: Esse foi o ponto mais perceptível pra mim. Antes de usar os óculos, sempre ficava com dor de cabeça depois de algumas horas jogando.
Recomendações Finais: Qual Marca Escolher?
Com tudo o que testei, se você busca qualidade e durabilidade e não se importa de gastar um pouco mais, Gunnar Optiks é imbatível. A diferença no conforto e na clareza das imagens é visível. Porém, se você está começando agora e não quer gastar muito, Redragon oferece um excelente custo-benefício.
Aqui está uma tabela rápida para ajudar:
| Marca | Qualidade de Lente | Preço | Conforto | Durabilidade | Nota Geral |
|---|---|---|---|---|---|
| Gunnar | $$$$$ | ||||
| Redragon | $$ | ||||
| XTRFY | $$$ |
- Quais jogos de tabuleiro são ideais para noites em família?
- Qual a melhor marca de óculos de realidade virtual?
- Alguém já jogou algum jogo de tabuleiro da Asmodee? Quais são as opções mais divertidas para grupos?
- Qual é o melhor jogo de tabuleiro para iniciantes? Codenames ou The Resistance?
- O que acham de Dixit? A arte realmente faz a diferença ou é só um jogo bonito?
- Os jogos da Z-Man Games são realmente tão profundos e interessantes quanto falam?
- Alguém já experimentou os jogos de tabuleiro da Funforge? Quais são os melhores?
- Quem aqui já jogou Ticket to Ride? Ele realmente é tão bom quanto dizem, ou tem opções melhores?
- Qual a opinião de vocês sobre os jogos da Devir? São bons para grupos grandes?
- Os jogos de tabuleiro da Galápagos são realmente tão bons quanto falam?
- Catan ou Carcassonne? Qual desses é mais viciante e fácil de aprender?
- Qual jogo de tabuleiro da Hasbro vocês recomendam para a família toda?
- O que vale mais a pena, PS5 ou Xbox?
- Marcas de jogos físicos confiáveis no Brasil? Onde vocês compram?
E Vocês? Já Testaram Óculos Gamer?
Agora, quero saber a opinião de vocês!
- Já testaram algum óculos gamer com filtro de luz azul?
- Qual marca você mais gostou e por quê?
- Alguma dica para quem está começando a usar?