Quando comecei a me aventurar no mundo dos jogos de luta, percebi que jogar com um controle comum nem sempre entregava a mesma experiência. Foi aí que mergulhei no universo dos controles arcade, aqueles que lembram os fliperamas da infância. E acredite: escolher a marca certa faz toda a diferença!
Abaixo, compartilho um pouco da minha experiência e das pesquisas que fiz ao longo do tempo.
- Quais jogos de tabuleiro são ideais para noites em família?
- Qual a melhor marca de óculos de realidade virtual?
- Alguém já jogou algum jogo de tabuleiro da Asmodee? Quais são as opções mais divertidas para grupos?
- Qual é o melhor jogo de tabuleiro para iniciantes? Codenames ou The Resistance?
- O que acham de Dixit? A arte realmente faz a diferença ou é só um jogo bonito?
- Os jogos da Z-Man Games são realmente tão profundos e interessantes quanto falam?
- Alguém já experimentou os jogos de tabuleiro da Funforge? Quais são os melhores?
- Quem aqui já jogou Ticket to Ride? Ele realmente é tão bom quanto dizem, ou tem opções melhores?
- Qual a opinião de vocês sobre os jogos da Devir? São bons para grupos grandes?
- Os jogos de tabuleiro da Galápagos são realmente tão bons quanto falam?
- Catan ou Carcassonne? Qual desses é mais viciante e fácil de aprender?
- Qual jogo de tabuleiro da Hasbro vocês recomendam para a família toda?
- O que vale mais a pena, PS5 ou Xbox?
- Marcas de jogos físicos confiáveis no Brasil? Onde vocês compram?
[center]
[/center]Por que escolher um controle arcade?
Antes de falar sobre as marcas, acho importante destacar por que vale a pena investir em um controle arcade:
- Precisão nos movimentos: comandos como meia-lua ou shoryuken saem mais consistentes.
- Durabilidade: os botões suportam muito mais “porrada” do que os controles tradicionais.
- Imersão: a sensação é de estar realmente em um fliperama.
Eu mesma senti isso quando troquei meu controle comum por um arcade stick: minha taxa de acertos nos combos aumentou bastante, e a diversão também! ![]()
Principais marcas de controles arcade para jogos de luta
Existem várias opções no mercado, mas algumas marcas se destacam quando o assunto é qualidade, confiabilidade e conforto.
1. Hori
A Hori é uma das mais conhecidas e confiáveis. Tenho um Hori Fighting Stick que uso até hoje, e nunca me deixou na mão. O acabamento é ótimo e os botões respondem super bem.
- Prós: bom custo-benefício, durabilidade e modelos acessíveis.
- Contras: alguns modelos de entrada não têm tantas opções de customização.
[center]
[/center]2. Razer
Os arcades da Razer são pensados para jogadores competitivos. Já testei o Razer Panthera e fiquei impressionada: além da precisão, ele permite trocar botões facilmente, ideal para quem gosta de personalizar.
- Prós: excelente desempenho, peças de alta qualidade, design moderno.
- Contras: preço mais elevado.
[center]
[/center]3. Ganba
A Qanba é uma marca que mistura design bonito com ótimo desempenho. O Qanba Obsidian, por exemplo, é muito elogiado pela comunidade de jogos de luta.
- Prós: visual incrível, boa construção, compatibilidade com várias plataformas.
- Contras: pode ser um pouco pesado para transportar.
[center]
[/center]4. Mad catz
Apesar de ter passado por altos e baixos no mercado, a Mad Catz ainda é lembrada por modelos icônicos como o TE2. Usei um emprestado de um amigo e achei sensacional, principalmente para jogos como Street Fighter.
- Prós: ergonomia excelente, muito usado em campeonatos.
- Contras: hoje é mais difícil encontrar modelos novos.
Comparativo rápido entre marcas
Para facilitar, preparei uma tabela com um resumo:
| Marca | Pontos Fortes | Pontos Fracos | Melhor para quem… |
|---|---|---|---|
| Hori | Preço acessível, durável, confiável | Menos customização | Quer qualidade sem gastar muito |
| Razer | Alta performance, fácil de customizar | Preço elevado | Busca desempenho profissional |
| Qanba | Design bonito, ótima construção | Peso um pouco alto | Valoriza visual + desempenho |
| Mad Catz | Ergonomia, tradição nos campeonatos | Difícil de encontrar atualmente | Curte modelos clássicos e colecionáveis |
Qual eu considero a melhor?
Depois de testar alguns e pesquisar bastante, minha escolha pessoal é o Razer Panthera. Sei que é mais caro, mas para quem joga com frequência, ele compensa. Os botões são super responsivos, o layout é confortável e a possibilidade de customização faz muita diferença.
Mas, se você está começando e não quer investir tanto de cara, recomendo a Hori, que tem opções excelentes e acessíveis.
- Dicas para comprar uma boa TV
- Qual a melhor marca de videogame?
- Qual o melhor videogame para criança de 8 anos
- Qual a melhor marca de óculos de realidade virtual?
- Qual o melhor iPhone para jogos e desempenho de alta performance?
- Qual o melhor celular Android para jogos e desempenho de alta performance?
- Xbox portátil é real! Conheça o ROG Xbox Ally e o ROG Xbox Ally X
- Anbernic RG Slide: novo portátil promete emulação e tela de 120Hz
- GameSir lança controle Nova 2 Lite com foco em precisão e durabilidade
- Xbox portátil é real! Conheça o ROG Xbox Ally e o ROG Xbox Ally X
- Alguém já testou as marcas de óculos gamer com filtro de luz azul?
No fim, a melhor marca de controle arcade para jogos de luta vai depender do seu estilo e do quanto você quer investir.
- Se busca custo-benefício → vá de Hori.
- Se quer performance de alto nível → escolha Razer.
- Se gosta de visual diferenciado → experimente a Qanba.
- Se é fã de clássicos → tente encontrar um Mad Catz.
Eu sempre digo: o mais importante é sentir aquele prazer de jogar e perceber que o controle está respondendo como você espera. Afinal, nada melhor do que mandar aquele combo perfeito no Street Fighter ou Tekken com um bom arcade stick!