Chuveiro com pressurizador vale a pena?

Há um tempo atrás, eu estava enfrentando um problema bem chato em casa: a água do chuveiro saía quase como um fiozinho, sabe? Aquela sensação de banho demorado, sem pressão, me tirava a paciência logo de manhã. Foi aí que comecei a pesquisar e descobri o tal do chuveiro com pressurizador. A promessa? Mais pressão na água e um banho mais gostoso. Mas será que vale a pena mesmo? Vou contar aqui minha experiência e tudo que descobri!

O que é um chuveiro com pressurizador?

O chuveiro com pressurizador é um modelo que já vem com uma pequena bomba acoplada, que serve para aumentar a pressão da água. Ele é ideal para residências com:

• Caixa d’água muito baixa
  • Problemas de encanamento antigo
  • Casas térreas
  • Pontos distantes da caixa d’água

O pressurizador embutido funciona automaticamente: ao abrir o chuveiro, ele liga e começa a “empurrar” a água com mais força para o jato sair mais potente.

Minha experiência com o chuveiro pressurizado

Assim que instalei o chuveiro com pressurizador, a diferença foi gritante. O banho que antes parecia um pinga-pinga virou um banho de verdade. E não foi só isso:

• O tempo no banho diminuiu, já que eu não ficava esperando a água “molhar direito”.
  • O shampoo e o sabonete saíam com mais facilidade, por causa da força da água.
  • A sensação era de um banho de hotel!

Mas nem tudo são flores, né? Tiveram alguns pontos que me fizeram pensar melhor sobre a escolha…

Vantagens e desvantagens

Fiz uma tabela com o que observei no dia a dia:

Vantagens Desvantagens
Mais pressão na água Pode aumentar o consumo de energia elétrica
Banho mais confortável Pode gerar mais barulho que um chuveiro comum
Ideal para casas com baixa pressão Pode exigir instalação elétrica mais robusta
Instalação simples (em modelos prontos) Preço mais elevado que modelos sem pressurizador

O chuveiro com pressurizador é para todo mundo?

Na minha opinião, não. Apesar de eu ter amado o resultado, acho que ele vale mais a pena em algumas situações específicas, como:

• Quem mora em casas térreas com pressão baixa
  • Quem usa aquecedor a gás e tem jatos fracos
  • Quem não quer investir em uma bomba pressurizadora maior

Se a sua casa já tem boa pressão, pode ser um investimento desnecessário. Mas se você sofre com aquele chuveiro que mal molha o cabelo, o pressurizador muda completamente o jogo.

Dicas na hora de escolher o seu

Se você decidir comprar um chuveiro com pressurizador, aqui vão algumas dicas que me ajudaram bastante:

1. Verifique a voltagem e a potência: alguns modelos consomem mais energia.
  2. Confira o nível de ruído: alguns são silenciosos, outros fazem um barulhinho chato.
  3. Olhe se é compatível com aquecedor a gás, se for o seu caso.
  4. Pesquise marcas confiáveis: Electrolux, Lorenzetti e Hydra foram as mais indicadas nas minhas buscas.
  5. Compare os preços: os modelos variam bastante de valor. Tem desde R$300 até mais de R$1.000.

E a conta de luz, aumentou?

Essa era uma das minhas preocupações, e sim, houve um leve aumento no consumo de energia. Mas sinceramente? Achei que vale a pena pela melhora absurda na qualidade do banho. Claro que isso depende do uso e do modelo escolhido. Tem modelos mais econômicos, inclusive com selo Procel A.

Conclusão pessoal: se você sofre com baixa pressão de água, eu recomendo fortemente investir em um chuveiro com pressurizador. Ele melhorou não só o banho, mas a praticidade do meu dia a dia. Agora, se sua casa já tem boa pressão, talvez valha mais considerar um modelo comum de qualidade.

Se alguém aí já testou também, compartilha aqui no fórum! É sempre bom saber como funciona em diferentes casas e rotinas.

7 curtidas

Nossa, esse post caiu como uma luva! Acabei de me mudar pra uma casa térrea e o chuveiro parece mais um conta-gotas. Já tava cogitando trocar o encanamento todo, mas agora acho que vou tentar o chuveiro com pressurizador primeiro. Você recomenda algum modelo específico?

5 curtidas

Aqui em casa comprei o Lorenzetti Acqua Duo Ultra com pressurizador. Achei excelente! Não é muito barulhento e a pressão é surreal. Só tive que reforçar um pouco a instalação elétrica, então vale verificar isso antes.

4 curtidas

Alguém que já usa há mais tempo notou algum problema com a resistência? Será que com mais pressão ela queima mais rápido?

5 curtidas

Ótima pergunta. Já uso um com pressurizador embutido há uns 2 anos e posso te dizer: não notei queima mais frequente, mas a resistência precisa ser compatível com a potência do aparelho, senão pode queimar mesmo. E sempre vale usar produtos originais na hora de trocar.

4 curtidas

Gente, meu problema é com barulho. Já testei um chuveiro com pressurizador no apartamento da minha prima e parecia que tinha um avião decolando. Tem algum modelo mais silencioso?

5 curtidas

O meu é o da marca Zagonel Sublime com pressurizador. Achei bem mais silencioso que o da Lorenzetti, por exemplo. Ainda tem aquele barulhinho leve, mas nada que incomode. Eu também tinha essa preocupação e tô bem satisfeita.

5 curtidas