Há um tempo atrás, eu estava enfrentando um problema bem chato em casa: a água do chuveiro saía quase como um fiozinho, sabe? Aquela sensação de banho demorado, sem pressão, me tirava a paciência logo de manhã. Foi aí que comecei a pesquisar e descobri o tal do chuveiro com pressurizador. A promessa? Mais pressão na água e um banho mais gostoso. Mas será que vale a pena mesmo? Vou contar aqui minha experiência e tudo que descobri!
O que é um chuveiro com pressurizador?
O chuveiro com pressurizador é um modelo que já vem com uma pequena bomba acoplada, que serve para aumentar a pressão da água. Ele é ideal para residências com:
- Caixa d’água muito baixa
- Problemas de encanamento antigo
- Casas térreas
- Pontos distantes da caixa d’água
O pressurizador embutido funciona automaticamente: ao abrir o chuveiro, ele liga e começa a “empurrar” a água com mais força para o jato sair mais potente.
Minha experiência com o chuveiro pressurizado
Assim que instalei o chuveiro com pressurizador, a diferença foi gritante. O banho que antes parecia um pinga-pinga virou um banho de verdade. E não foi só isso:
- O tempo no banho diminuiu, já que eu não ficava esperando a água “molhar direito”.
- O shampoo e o sabonete saíam com mais facilidade, por causa da força da água.
- A sensação era de um banho de hotel!
Mas nem tudo são flores, né? Tiveram alguns pontos que me fizeram pensar melhor sobre a escolha…
Vantagens e desvantagens
Fiz uma tabela com o que observei no dia a dia:
| Vantagens | Desvantagens |
|---|---|
| Mais pressão na água | Pode aumentar o consumo de energia elétrica |
| Banho mais confortável | Pode gerar mais barulho que um chuveiro comum |
| Ideal para casas com baixa pressão | Pode exigir instalação elétrica mais robusta |
| Instalação simples (em modelos prontos) | Preço mais elevado que modelos sem pressurizador |
O chuveiro com pressurizador é para todo mundo?
Na minha opinião, não. Apesar de eu ter amado o resultado, acho que ele vale mais a pena em algumas situações específicas, como:
- Quem mora em casas térreas com pressão baixa
- Quem usa aquecedor a gás e tem jatos fracos
- Quem não quer investir em uma bomba pressurizadora maior
Se a sua casa já tem boa pressão, pode ser um investimento desnecessário. Mas se você sofre com aquele chuveiro que mal molha o cabelo, o pressurizador muda completamente o jogo.
Dicas na hora de escolher o seu
Se você decidir comprar um chuveiro com pressurizador, aqui vão algumas dicas que me ajudaram bastante:
- Verifique a voltagem e a potência: alguns modelos consomem mais energia.
- Confira o nível de ruído: alguns são silenciosos, outros fazem um barulhinho chato.
- Olhe se é compatível com aquecedor a gás, se for o seu caso.
- Pesquise marcas confiáveis: Electrolux, Lorenzetti e Hydra foram as mais indicadas nas minhas buscas.
- Compare os preços: os modelos variam bastante de valor. Tem desde R$300 até mais de R$1.000.
E a conta de luz, aumentou?
Essa era uma das minhas preocupações, e sim, houve um leve aumento no consumo de energia. Mas sinceramente? Achei que vale a pena pela melhora absurda na qualidade do banho. Claro que isso depende do uso e do modelo escolhido. Tem modelos mais econômicos, inclusive com selo Procel A.
- Qual a melhor marca de papel higiênico?
- Qual é a marca de papel higiênico mais macio?
- O papel higiênico Mimmo é bom?
- O papel higiênico Sublime é bom?
- Qual é a melhor papel higiênico folha tripla?
- O que é papel higiênico 100% celulose?
- Qual a melhor marca de papel higiênico do brasil?
- Quais são as melhores marcas de papel higiênico folha dupla?
Conclusão pessoal: se você sofre com baixa pressão de água, eu recomendo fortemente investir em um chuveiro com pressurizador. Ele melhorou não só o banho, mas a praticidade do meu dia a dia. Agora, se sua casa já tem boa pressão, talvez valha mais considerar um modelo comum de qualidade.
Se alguém aí já testou também, compartilha aqui no fórum! É sempre bom saber como funciona em diferentes casas e rotinas.