Creatina ou glutamina: qual escolher?

No quesito recuperação muscular e ganho de massa, vocês preferem creatina ou glutamina? Por quê?

7 curtidas

Eu sempre usei creatina e senti uma grande diferença no meu desempenho. Desde que comecei a tomar, percebi que consigo fazer treinos mais pesados e com maior volume, o que ajudou bastante no ganho de massa.

Já a glutamina, eu experimentaria mais para recuperação pós-treino, porque sei que ela ajuda a regenerar os músculos, mas a creatina me deu resultados mais rápidos e visíveis.

5 curtidas

Para mim, a creatina é a melhor opção quando se fala em recuperação muscular e ganho de massa.

Eu faço musculação intensa e senti que minha força aumentou muito depois de começar a usar creatina.

Embora a glutamina seja interessante para ajudar na recuperação e evitar o catabolismo, a creatina me dá aquele “boost” extra para os treinos.

Eu recomendo mais a creatina para quem está em foco no aumento de massa.

7 curtidas

No meu caso, eu sempre preferi a glutamina. Desde que comecei a tomar, percebi que minha recuperação melhorou muito.

Sinto menos dores musculares e um tempo de recuperação mais rápido entre os treinos. Eu treinei pesado durante um bom tempo, e a glutamina foi fundamental para me ajudar a manter a consistência, principalmente nas fases de maior intensidade.

A creatina, por outro lado, nunca me deu tanto esse benefício de recuperação, mas gosto dela para explosão de energia durante o treino.

4 curtidas

Eu sou fã da creatina, sem dúvidas! Sempre senti que ela me dá aquela força extra durante o treino e ajuda muito na retenção de água muscular, o que dá um aumento no volume.

Já a glutamina eu uso mais para melhorar a recuperação. É algo que comecei a usar mais recentemente, então ainda não tenho uma opinião tão formada sobre ela, mas para ganhar massa, a creatina tem sido a minha escolha número um.

5 curtidas

Para mim, a glutamina é super importante na fase de recuperação muscular. Comecei a usar depois de me sentir extremamente cansado e com dores musculares intensas após treinos pesados. A glutamina me ajudou a melhorar a recuperação e a reduzir a sensação de cansaço. Eu usava creatina antes, e ela realmente aumentou minha força e performance no treino, mas quando se trata de recuperação pós-treino, a glutamina faz mais sentido para o meu corpo.*

4 curtidas

Galera creatina faz bem pra saúde?

5 curtidas

Eu adoro a creatina! Para mim, o que fez toda a diferença foi o aumento de força. Depois que comecei a tomar, percebi que conseguia fazer mais repetições com mais peso, o que me ajudou muito no aumento de massa.

A glutamina, eu realmente considero útil, principalmente para quem treina muito e tem uma carga de treinos mais intensa, mas a creatina foi o suplemento que mais vi diferença no meu corpo em termos de ganho de massa.

4 curtidas

Eu comecei a usar creatina há alguns anos atrás, após algumas pesquisas sobre os benefícios dela, especialmente para melhorar o desempenho nos treinos.

A creatina é uma substância que o nosso corpo já produz naturalmente, mas com o suplemento, podemos potencializar os efeitos.

No meu caso, percebi uma diferença clara na minha força e resistência nas sessões de musculação.

Eu não senti nenhum efeito negativo relacionado à saúde, mas sempre procurei manter o uso sob orientação de um nutricionista.

Em relação à saúde, a creatina pode ser benéfica, sim, para quem pratica exercícios de alta intensidade.

Estudos mostram que ela pode ajudar na recuperação muscular e até melhorar a função cerebral.

Claro que, como qualquer suplemento, o excesso pode gerar problemas, como retenção de líquidos ou sobrecarga nos rins, principalmente para quem tem predisposição a problemas renais.

Mas, quando usada corretamente e com moderação, a creatina é segura e traz bons resultados. Para quem treina pesado, eu diria que pode ser uma boa adição à rotina.

5 curtidas

A creatina é um dos suplementos mais estudados, e, por experiência própria, posso dizer que faz diferença para a saúde e para o desempenho nos treinos.

Eu uso a creatina há bastante tempo, e, ao contrário do que muita gente pensa, não é só para quem quer ganhar massa muscular.

Ela também pode ajudar a melhorar a energia durante atividades mais intensas, como corrida ou atividades aeróbicas, porque ela tem a função de ajudar a reposição de ATP (a principal fonte de energia para o corpo).

Além disso, notei que minha recuperação após treinos pesados ficou bem mais rápida, o que é ótimo para evitar lesões.

Sobre a saúde, nunca tive problemas. Eu sempre consultei com meu médico e nutricionista antes de adicionar qualquer suplemento na minha rotina, e eles sempre destacaram a importância de manter uma alimentação equilibrada e não exagerar nas doses.

Quando usada da maneira certa, a creatina não só é segura como também pode contribuir para a saúde muscular e até para a função cognitiva, como alguns estudos recentes sugerem.

Então, se você está pensando em tomar, o mais importante é seguir as orientações de profissionais e não usar de forma excessiva.

4 curtidas

Sempre ouvi falar da creatina, mas foi só quando comecei a treinar mais focado que resolvi experimentar.

A primeira coisa que percebi foi o aumento de energia nos treinos. A creatina ajuda a melhorar o desempenho em atividades de alta intensidade, como levantamento de peso e sprints…

Isso acontece porque ela auxilia no armazenamento de energia dentro das células musculares. Com isso, consegui treinar mais pesado e por mais tempo, o que contribuiu para o ganho de massa muscular.

Quanto à saúde, durante o tempo que estou usando, não senti nada de negativo. Fui atrás de alguns estudos sobre a creatina, e vi que, em pessoas saudáveis, o suplemento é seguro.

Porém, para quem tem problemas nos rins ou outra condição de saúde, o uso da creatina deve ser supervisionado por um médico, pois o excesso pode sobrecarregar os rins.

No meu caso, a creatina tem sido um aliado na busca por um físico mais definido e uma melhor performance, sempre com cautela e acompanhamento profissional. Setiver mais dúvidas, dá uma olhada nesse vídeo!

5 curtidas

Aqui no Forúm temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!

5 curtidas