Queria saber qual é melhor, creatina ou whey para ganhar massa?
Olha, eu já usei os dois: creatina e whey protein, e acho que ambos têm seu papel dependendo dos seus objetivos e estilo de treino.
No meu caso, eu sempre senti um impacto mais direto com o whey logo após o treino, porque ele ajuda a repor as proteínas rapidamente, dando aquele suporte pra recuperação muscular.
Mas a creatina também é essencial se você quer aumentar a força e a resistência ao longo do tempo, o que ajuda a sustentar mais repetições e peso, o que, no fim das contas, acaba contribuindo pro ganho de massa.
Se tivesse que escolher só um? Acho que eu ficaria com o whey, porque vejo resultados mais visíveis na recuperação muscular, mas a creatina também não sai da minha rotina!
Difícil escolher entre os dois! Quando comecei a treinar, optei só pelo whey protein, porque ele é ótimo pra recuperação e ajuda na construção muscular, principalmente após treinos intensos.
Mas depois que incluí a creatina, percebi um aumento claro na minha força e no volume muscular.
Pra quem quer massa, eu diria que o whey é fundamental pra dar aquela ‘alimentada’ rápida nos músculos pós-treino.
A creatina, por outro lado, ajuda mais a longo prazo, dando suporte pra você aguentar mais carga.
Na minha rotina, o ideal é combinar os dois, mas se fosse pra optar por apenas um, eu diria whey, principalmente pelo meu foco em recuperação muscular.
Minha experiência com creatina e whey protein foi diferente em cada fase do meu treino. No início, focava só no whey porque ele ajuda muito na recuperação, e eu realmente sentia menos dor muscular no dia seguinte.
Já com a creatina, senti um impacto maior na força, especialmente em exercícios compostos como agachamento e levantamento terra.
Quando você quer ganhar massa, precisa dos dois, na minha opinião. Mas, pra quem tá começando e ainda não quer investir tanto, eu diria pra ir de whey primeiro, porque ele cobre a parte de recuperação e construção muscular imediata.
A creatina seria uma segunda fase, quando já estiver acostumado com a rotina e quiser explorar força e volume.
Dá uma olhada nesses links, podem te interessar!
- Pode tomar creatina sem whey?
- Creatina ou whey para iniciantes: qual iniciar?
- Creatina ou pré-treino: o que é mais eficaz?
- Qual é a melhor marca de creatina?
- Melhor marca de creatina no mercado
- Qual é o melhor tipo de proteína em pó?
- Qual a melhor marca de suplemento para ganho de massa muscular?
- Qual a melhor marca de vitamina C?
- Qual é a melhor marca de vitaminas para idosos?
- Quais são os melhores suplementos para saúde articular?
- Qual é o melhor queimador de gordura?
A escolha entre whey protein e creatina depende do que você quer priorizar. O whey é um suplemento essencial se você quer ganhar massa rápido, porque é uma fonte completa de proteínas de absorção rápida.
Quando comecei a treinar, foquei só no whey, e isso ajudou bastante a recuperar os músculos e evitar o catabolismo.
A creatina, no entanto, me deu um ‘plus’ no treino quando eu queria levantar mais peso. A longo prazo, diria que combinar os dois é o ideal pra ganhar massa, mas, se fosse escolher só um, iria de whey, porque ele é mais direto pra quem quer volume muscular.
Eu também já fiquei na dúvida entre whey e creatina! No começo, usei apenas whey, pois sabia que a proteína é fundamental pra construção muscular, e era mais fácil de encaixar na minha rotina.
Mais tarde, adicionei a creatina, e percebi uma diferença enorme no ganho de força e no ‘pump’ durante o treino.
A creatina ajuda o corpo a reter mais água nos músculos, então você ganha volume visualmente também, o que é ótimo pra motivação.
A resposta final? Se tiver que escolher, o whey é mais completo pra quem quer apenas massa. Mas, juntos, whey e creatina são imbatíveis pra ganhos de massa e força.
Gente o que é melhor whey ou creatina para emagrecer?
Olha, quando comecei a me preocupar com a perda de peso, fiquei na dúvida entre whey e creatina também.
A primeira coisa que percebi é que cada um desses suplementos tem objetivos um pouco diferentes.
O whey protein é uma proteína de rápida absorção, e ele acaba ajudando a manter a massa muscular enquanto a gente perde gordura.
Isso é super importante, porque quando emagrecemos, nosso corpo pode acabar perdendo músculo junto com a gordura, o que não é bom.
O whey ajuda a segurar essa massa muscular, principalmente se a gente está fazendo exercícios de resistência, como musculação.
Por outro lado, a creatina não age diretamente na queima de gordura. Ela é mais um auxílio para melhorar o desempenho no treino, pois aumenta a força e a resistência muscular.
Com a creatina, eu sinto que consigo treinar mais pesado, o que me ajuda a queimar mais calorias durante o treino.
Então, mesmo que a creatina não seja um ‘queimador de gordura’, ela ajuda indiretamente, porque você acaba treinando melhor e intensificando os exercícios.
No meu caso, o whey acabou sendo a escolha principal para o emagrecimento, mas acabei usando os dois em conjunto.
O whey me ajuda a garantir a proteína necessária para manter o músculo, e a creatina dá um gás nos treinos, fazendo eu queimar mais calorias.
Então, eu diria que os dois juntos formam uma dupla bem poderosa para quem quer emagrecer sem perder massa muscular.
Eu também fiquei nessa dúvida um tempo atrás! Minha primeira impressão foi que o whey seria mais indicado, já que ele é um suplemento proteico e ajuda diretamente na manutenção da massa muscular.
Mas depois que comecei a estudar mais sobre o assunto, percebi que a creatina tem um papel bem interessante na rotina de quem quer emagrecer também.
A creatina ajuda a aumentar a força e resistência nos treinos, e, com ela, consegui evoluir bastante na intensidade dos meus exercícios.
Mesmo que ela não queime gordura diretamente, senti que minha capacidade de treinar mais pesado aumentou muito, então eu queimava mais calorias no processo.
E não senti retenção de líquido, o que muitos acham que acontece com a creatina. No meu caso, isso foi um mito total. Com um bom treino e uma dieta equilibrada, a creatina só me ajudou a potencializar os resultados.
Por outro lado, o whey foi essencial para evitar que eu perdesse músculo enquanto reduzia peso.
Quando a gente emagrece e não consome proteína suficiente, o corpo pode acabar usando o músculo como fonte de energia, e isso prejudica a definição muscular.
Então, no final das contas, eu acabei utilizando os dois suplementos ao mesmo tempo, com uma dose pequena de creatina para dar aquele boost no treino e o whey como parte da minha dieta. Para quem quer emagrecer, eu acho que a escolha ideal é combinar os dois!
Na minha experiência, tanto o whey quanto a creatina têm seus pontos fortes, mas são diferentes.
O whey protein é mais ‘imediato’, sabe? Eu tomo logo após o treino pra dar aquele apoio rápido pro músculo se recuperar e crescer.
A creatina, por outro lado, age mais como um suporte ao treino em si, ajudando a manter o ritmo e aguentar mais peso.
Senti que com a creatina conseguia fazer mais repetições, o que é ótimo pra hipertrofia a longo prazo.
Se eu tivesse que indicar um só, recomendaria o whey protein, por ser mais prático e direto pra quem quer ver ganho de massa mais rápido. Mas idealmente, usar os dois juntos é perfeito.