O fio Ampex é bom ou ruim?

Alguém que já teve experiência com esse fio sabe me dizer se o fio Ampex é bom ou ruim?

6 curtidas

Também uso o fio Ampex em instalações residenciais há um bom tempo e, no meu caso, tem se mostrado bem confiável. É flexível, passa fácil no eletroduto e nunca notei aquecimento anormal nos circuitos de uso geral.

Pelo custo, acaba sendo uma opção honesta para iluminação e tomadas de uso comum, desde que o dimensionamento esteja correto.

Pontos que gostei no uso:

• Boa flexibilidade (ajuda na passagem em curvas/corrugados).
  • Isolação uniforme e resistente no manuseio.
  • Preço competitivo frente a marcas mais famosas.
  • Encontro fácil nas bitolas mais usadas (1,5 e 2,5 mm²).
  • Costuma vir com marcação legível e metragem ok na bobina.

Cuidados que sempre sigo (vale para qualquer marca):

• Conferir certificação INMETRO e tensão de isolamento (ex.: 450/750 V).
  • Escolher bitola pelo projeto/carga e disjuntor (norma NBR 5410).
  • Para cargas altas (chuveiro, ar-condicionado, forno), dimensionar circuito dedicado e, se preferir, usar marca premium/bitola maior.
  • Garantir cobre 100% (evitar condutor de liga inferior) e checar impressão na capa.
  • Passar em eletroduto adequado e respeitar taxa de ocupação.

Resumo: para circuitos simples e bem dimensionados, o Ampex tem dado conta sem dor de cabeça; o segredo é seguir a norma e não economizar na bitola certa.

7 curtidas

Também curto. Usei fio Ampex em dois apartamentos (iluminação e TUGs) e foi tranquilo: flexível para passar em corrugado, isolação homogênea, acabamento decente e metragem batendo com o que vem na bobina.

Pra mim é uma marca de bom custo-benefício — não é topo de linha, mas entrega o que promete quando o dimensionamento e a proteção estão corretos.

Para cargas mais pesadas (chuveiro, ar, forno), ainda costumo optar por marcas premium e circuito dedicado, mas no uso residencial comum o Ampex tem sido bem confiável.

Ah, sempre confiro INMETRO e especificação 450/750 V pra garantir que está dentro da NBR 5410.

6 curtidas

Uso o fio Ampex em projetos de interiores menores, geralmente onde as cargas são leves. O lado positivo é o acabamento: o fio é bem maleável e a coloração ajuda na identificação durante a instalação. Também gosto de que ele segue as normas NBR, o que traz uma segurança mínima.
Por outro lado, já vi casos de clientes que usaram pra circuitos mais pesados e tiveram superaquecimento.

O isolamento é simples, não tem a mesma espessura dos fios premium, e parece mais sensível ao calor. Pra mim, é uma opção boa se o orçamento é curto e o uso é leve, mas eu sempre alerto meus clientes sobre os limites dele.

6 curtidas

Usei o Ampex 2,5mm na reforma do meu apartamento, principalmente em circuitos de iluminação e tomadas leves. Em um ano, nenhum problema: não tive perda de tensão nem mau contato, e a instalação ficou bonita. O fio é flexível, o que ajuda demais em conduítes apertados.

7 curtidas

Também já usei o fio Ampex em algumas instalações aqui em casa e posso confirmar o que muita gente comentou: é um fio bom pra uso doméstico, mas precisa ficar de olho quando a carga é mais alta. Uma coisa que aprendi com o tempo é que marca faz muita diferença, principalmente na durabilidade e na resistência ao calor.

Pra quem está pesquisando, recomendo saber também quais são as piores marcas de fios elétricos antes de comprar. Isso ajuda bastante a evitar dor de cabeça com produtos que prometem muito e entregam pouco.

6 curtidas

Pra quem tá começando na área ou quer economizar numa reforma, o fio Ampex é uma alternativa viável. Ele tem um bom custo-benefício e não decepciona em circuitos simples. Já usei muito pra iluminação e tomadas de cozinha, e nunca tive curto nem superaquecimento.

Porém, eu percebi que os rolos às vezes vêm com pequenas variações na espessura. Isso pode atrapalhar um pouco quando você precisa de precisão. Também não é o tipo de fio que eu usaria pra chuveiro ou ar-condicionado. Ele entrega bem o básico, mas não é feito pra exigência alta.

7 curtidas

Para quem ta procurando uma boa marca de fios para reforma e construção, temos alguns tópicos que podem interessar:

2 curtidas

Na minha opinião, o fio Ampex tem melhorado bastante nos últimos anos. Já usei versões antigas que vinham com o isolamento irregular e até um pouco de oxidação no cobre. Mas o último lote que comprei veio bem acabado e sem defeitos.

Ainda assim, eu não arrisco em locais com alta carga elétrica. Ele é ótimo pra iluminação, tomadas leves e pequenos projetos, mas não é confiável pra equipamentos que exigem mais. O preço compensa se você souber onde está aplicando.

6 curtidas

Vocês acham que o fio Ampex é comparável ao fio da Prysmian ou ainda fica abaixo? Tô tentando equilibrar custo e qualidade aqui.

6 curtidas

Ele é bem abaixo da Prysmian em qualidade, mas também custa quase metade do preço. O cobre do Ampex é mais rígido e o isolamento um pouco mais fino. Eu uso Ampex em circuitos de iluminação e Prysmian pros pontos de maior carga. Acho que essa combinação é o melhor custo-benefício.

7 curtidas

Instalei o fio Ampex há cerca de um ano na casa dos meus sogros e, até agora, não deu nenhum problema. Ele é bem flexível e fácil de trabalhar, especialmente em conduítes mais finos. Achei o custo-benefício ótimo, considerando o preço que paguei.

6 curtidas

Olá, você tem atualização sobre os fios ampex? ainda esta tudo ok com a instalação que você fez?

Comprei esse fio para minha casa, já instalei mais ainda não liguei a energia, estou com muito medo de não der certo, moro na Bahia aqui e 220vts , utilizei 6mm para chuveiro e ar e 2,50mm para as tomadas e lâmpadas, será que vai dá ruim??